Andoni Zubizarreta - Diretor Desportivo

fcportos90

Lugar Anual
30 Julho 2020
26,643
22,308
Conquistas
27
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • José Mourinho
  • Paulinho Santos
o melhor de ter este senhor cá é termos ainda mais ligações a Espanha, em particular ao Barça.
juntamente com o Deco pode sair algo de muito benéfico numa fase em que precisamos de qualidade a preço baixo.
Nos anos que esteve no Marselha so veio um espanhol para la .. o Álvaro Gonzalez acho eu.

Não utilizou muito essa ligação.

• Like
Reações: Miguelfcp80

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,665
23,845
Conquistas
3
48
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Mais importante (para usar como referência) do que aquilo que o Zubizarreta fez no Barcelona é o que ele fez no Bilbao. Estamos a falar de um clube de ADN muito vincado (como nós) e que tem a formação como principal referência para a equipa principal. Além disso, é ainda dito neste arrigo do jornal OJogo (por alguém que o conhece bem) que ele liderou e criou todo o projecto do futebol feminino do Bilbao há mais de 20 anos. Este é mais um ponto importante sobre a visão e o trabalho do nosso novo director desportivo.

Honestamente, tenho grandes expectativas em relação ao trabalho que pode desenvolver aqui.
Espero é que haja alguma paciência porque estas coisas não se fazem em meses.

Enviado do meu M2007J3SG através do Tapatalk

Dunham

Tribuna
12 Julho 2016
3,469
4,397
Conquistas
9
28
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Reinaldo Teles
  • Sérgio Conceição
  • André Villas-Boas
Espanha é 5xs maior que Portugal. Portugal tem 190 clubes de futebol, por seu lado Espanha tem 31 mil, a nivel nacional sao perto de 500.
Uma boa rede de scouting pode fazer com que consigamos trazer jovens de valor
Sei que tínhamos tudo acordado com um clube da Galiza para iniciar uma parceria Dragon Force já na próxima época, penso que nada se irá alterar com a nova estrutura.

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
2,176
3,832
Conquistas
2
Portugal
Eu não tenho expetativas muitas altas em relação a ele, especialmente pelo "perfil" de contratações no Marselha, pode ser que me surpreenda.

• Wow

Tiago_com_Dias

Bancada central
12 Dezembro 2023
1,065
1,494
Apanhei este texto publicado há um dia no Facebook

Uma historinha com Andoni Zubizarreta

Andoni Zubizarreta não participou na transferência do central Rolando Fonseca do FC Porto para o Olympique de Marseille no último dia de mercado de 2015, mas foi o artífice da sua renovação para a época 2018/19.
A 24 de abril de 2018, ele mandava o seguinte whatsApp para o advogado do jogador: ‘Buenas tardes, João José, queria hablar contigo ya que estamos interesados en prolongar o contrato do Rolando. Dime quando te puedo llamar. Abrazo, Andoni’.

A catástrofe viria a ocorrer dias depois.

No último jogo do campeonato francês, a 20 minutos do fim, Rolando sofreu uma rotura do tendão de Aquiles, o que levou Zubizarreta a enviar um novo e caloroso whatsApp:
‘Buenas noches, João José, triste por la lesión de Rolando pero ahora, más que nunca, estaremos junto a él por la cuestión de su contrato. Abrazo, Andoni’.

O relatório médico médico indicava uma lesão de longa recuperação, mas Zubizarreta fez prevaler o compromisso assumido e decidiu renovar o contrato do jogador nas mesmas condições do vencido – 2.000.000 euros por mais uma temporada.

Fomos a Marselha e desde logo um detalhe me chamou a atenção: Zubizarreta recebeu-nos na esplanada do bar da Commaderie, e não na sua sala, como o protocolo indicava. Imaginei que ele não queria que eu esbarrasse com o diretor do serviço jurídico, Alexandre Mialhe, com quem tinhamos um contencioso pelo não pagamento da comissão relativa à transferência do jogador (603.000 euros).

Do contrato falou-se pouco, já que as condições estavam pré-estabelecidas. A conversa, sobretudo da minha parte, foi mais um look-back na sua carreira de ‘portero’ extraordinário.

Eu havia-o fotografado na final da Champions 1992 em Wembley, na primeira vitória do Barcelona de Cruyff, Begiristain, Guardiola, Stoichkov, Koeman (autor do tirambaço vencedor) na competição, e elogiei-o pela linda camisola verde que ele usou nesse jogo. Lembrei-lhe também do seu elegante figurino no USA94, onde ele alternava o verde com um jersey vermelho de mangas pretas.

Zubizarreta deixou-me uma impressão mista: afável e hábil na relação humana, mas avesso a situações de confronto, quando há que, se necessário, dar um murro na mesa.

A prova provada: o Marselha recusou-se a pagar as devidas comissões (a da renovação do contrato foi combinada com ele), o caso foi parar ao Tribunal de Commerce de Marseille, onde o clube foi parcialmente condenado a pagar... em janeiro de 2024!

Este o meu perfil (parcial) do homem que agora assume galões de diretor desportivo no FC do Porto de André Villas-Boas.

Villas-Boas que, por conta do Rolando, deu uma das maiores facadas ao seu grande patrocinador, Pinto da Costa, na falhada transferência para o Tottenham. Mas isso já é outra historinha...

Baiao

Bancada central
26 Maio 2016
1,732
6,476
"Os projetos de formação são a médio, longo prazo. Creio que o primeiro olhar quando precisas de jogadores, ou quando pensas na planificação do ano seguinte, é primeiro nos teus de casa, o que tens em casa e a partir daí construir"

"Sou daqueles que tem a ideia de partilhar com todos: com quem está no scouting, mas também com o Jorge, com as pessoas que trabalham na performance, mesmo na formação, entender o que procuramos. Criar o que se chamam linhas de sucessão, que indicam da equipa principal até aos sub-16 os jogadores que temos por posição, onde faltam jogadores e os que apareceriam a vermelho seriam aqueles que iriamos dizer ao presidente que precisamos de contratar e ver que possibilidades temos"

Siga trabalhar.
É isso mesmo que espero que seja feito. Linhas de sucessão bem feitas, planeamento a longo prazo. Planos de evolução para cada jogador. Definir metas para cada um deles e projeções de chamada à equipa principal e com isso antecipar quem iremos vender em cada época. É isso o tipo de planeamento que espero e tudo isso que o Zubizarreta falou enche-me de esperança que vai ser assim mesmo.

RuiDias

Bancada central
29 Abril 2013
2,342
741
Todos sabemos que vamos passar por momentos difíceis nos próximos anos, depois da excelente gestão desta gente que não quer sair.
Assim, uma das soluções é apostar fortemente na formação para que se retirem dividendos nos próximos anos sem grandes investimentos.
Para isso, necessitamos urgentemente de um treinador que não tenha problemas em lançar jovens jogadores com potencial e que tenha uma linha de pensamento estratégico simples, de forma a ser fácil assimilar pelos jogadores. Esta rapidez de assimilação é fundamental para o lançamento da juventude, ao com traria do atual treinador, cuja mensagem demora bastante a ser assimilada.
É o que tenho a dizer neste momento. Após a taça, certamente haverá muitos momentos para conversar sobre isto.

• Like