Apanhei este texto publicado há um dia no Facebook
Uma historinha com Andoni Zubizarreta
Andoni Zubizarreta não participou na transferência do central Rolando Fonseca do FC Porto para o Olympique de Marseille no último dia de mercado de 2015, mas foi o artífice da sua renovação para a época 2018/19.
A 24 de abril de 2018, ele mandava o seguinte whatsApp para o advogado do jogador: ‘Buenas tardes, João José, queria hablar contigo ya que estamos interesados en prolongar o contrato do Rolando. Dime quando te puedo llamar. Abrazo, Andoni’.
A catástrofe viria a ocorrer dias depois.
No último jogo do campeonato francês, a 20 minutos do fim, Rolando sofreu uma rotura do tendão de Aquiles, o que levou Zubizarreta a enviar um novo e caloroso whatsApp:
‘Buenas noches, João José, triste por la lesión de Rolando pero ahora, más que nunca, estaremos junto a él por la cuestión de su contrato. Abrazo, Andoni’.
O relatório médico médico indicava uma lesão de longa recuperação, mas Zubizarreta fez prevaler o compromisso assumido e decidiu renovar o contrato do jogador nas mesmas condições do vencido – 2.000.000 euros por mais uma temporada.
Fomos a Marselha e desde logo um detalhe me chamou a atenção: Zubizarreta recebeu-nos na esplanada do bar da Commaderie, e não na sua sala, como o protocolo indicava. Imaginei que ele não queria que eu esbarrasse com o diretor do serviço jurídico, Alexandre Mialhe, com quem tinhamos um contencioso pelo não pagamento da comissão relativa à transferência do jogador (603.000 euros).
Do contrato falou-se pouco, já que as condições estavam pré-estabelecidas. A conversa, sobretudo da minha parte, foi mais um look-back na sua carreira de ‘portero’ extraordinário.
Eu havia-o fotografado na final da Champions 1992 em Wembley, na primeira vitória do Barcelona de Cruyff, Begiristain, Guardiola, Stoichkov, Koeman (autor do tirambaço vencedor) na competição, e elogiei-o pela linda camisola verde que ele usou nesse jogo. Lembrei-lhe também do seu elegante figurino no USA94, onde ele alternava o verde com um jersey vermelho de mangas pretas.
Zubizarreta deixou-me uma impressão mista: afável e hábil na relação humana, mas avesso a situações de confronto, quando há que, se necessário, dar um murro na mesa.
A prova provada: o Marselha recusou-se a pagar as devidas comissões (a da renovação do contrato foi combinada com ele), o caso foi parar ao Tribunal de Commerce de Marseille, onde o clube foi parcialmente condenado a pagar... em janeiro de 2024!
Este o meu perfil (parcial) do homem que agora assume galões de diretor desportivo no FC do Porto de André Villas-Boas.
Villas-Boas que, por conta do Rolando, deu uma das maiores facadas ao seu grande patrocinador, Pinto da Costa, na falhada transferência para o Tottenham. Mas isso já é outra historinha...