#Andebol Alfredo Quintana - Eterno #1

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,981
27,993
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Amigos, vamos lá ver algumas coisas.

Em primeiro lugar, é perfeitamente normal ser aberta uma investigação para este "tipo" de mortes, visto que foi chamado o INEM e infelizmente culminou na partida do Alfredo.

Esta investigação vai apurar se por exemplo o INEM demorou a chegar ao local, se foram enviados os meios corretos, se o pavilhão tinha AED, que tipo de manobras foram feitas, etc.

Como foi falado atrás, já na altura alguns "jornalistas" lançavam para o ar de que o pavilhão não tinha os dispositivos para socorrer o Alfredo, coisa que é facilmente desmascarada pela seguinte foto (que coloquei aqui igualmente):

Um pavilhão como o nosso, obviamente tem todas condições de segurança.

Pode ser que esta seja uma boa oportunidade para que sejam criadas leis, para que quem usa e trabalha em locais com AED's, recebam a devida formação para usar este tipo de dispositivos.

Dando um exemplo do dia a dia, se alguém entrar em paragem cardiorrespiratória num shopping, essa pessoa que reze para que passe alguém com suporte básico de vida, já que a maior parte dos funcionários deste tipo de locais não tem formação para estas situações.
Pois.
Nos shoppings há um aparelho desses à beira de cada mijadouro, muito mal estava o FCP se não tivesse o equipamento.

É isso, é aguardar serenamente.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,527
20,063
34
Vila Das Aves
Pois.
Nos shoppings há um aparelho desses à beira de cada mijadouro, muito mal estava o FCP se não tivesse o equipamento.

É isso, é aguardar serenamente.
Até podem ter 1 equipamento de metro a metro.
O problema está no facto de grande parte das pessoas não o saberem usar e pior, nem quando o devem usar.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
O DAE é um equipamento muito simples de usar. As intruções presentes no mesmo são muito claras. É claro que o "click" para usá-lo, o tomar esse passo, é que não está programado em nós. Como não está a aplicação de uma RCP por massagem cardíaca. Sim, existem cursos muito simples, de horas, mas, que eu saiba, e pela informação que me foi prestada nos cursos de socorrismo que tenho, ninguém pode ser criminalizado por usar. É uma "tentativa", é ajuda, é como partir o externo durante uma massagem cardíaca...

O importante é a letra A de automático. O DAE só atua se detectar caso de fibrilhação através dos sensores que tem. Se assim não fosse, correr-se-ia o risco de a aplicação parar o coração. Portanto, o DAE previne esta má aplicação.

Se o Alfredo foi assistido por um enfermeiro, tenho a certeza que este fez o melhor. Eles estão programados e têm formação para isso.

Só acrescentar que, na minha opinião, o socorrismo de primeira linha, algo que se ensina num dia, devia ser dado nas escolas ou faculdades. Ou mesmo nas empresas.

Ivganovich

Tribuna Presidencial
29 Junho 2017
5,469
3,848
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Há duas coisas muito simples. A primeira é que a investigação é um procedimento padrão para todos os casos equiparados, como o próprio corpo da notícia refere, por isso não há perseguição nenhuma do MP. A segunda é que sendo um procedimento padrão, nem deveria ser notícia, quanto mais com as parangonas que, pelo menos, o JN lhe deu (e aí sim, podemos chamar perseguição ou algo do género).

De resto, quanto à questão do "aparelho" já foi dito e redito que tê-lo não é garantia de nada e as notícias que surgiram há umas semanas nada tinham a ver com a e existência ou não do mesmo.

OJR

Bancada central
20 Maio 2020
1,871
2,386
Conquistas
6
53
Leça do Balio
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Sérgio Conceição
  • Reinaldo Teles
Isto é a respota da CS de Lisboa ao facto de não terem podido fazer perguntas ao treinador na ultima CI. E obviamente o clube agora devia responder não os deixando entrar nas nossas instalações.

No entanto, talvez o mais triste de tudo seja os proprios adeptos do clube irem embalados nesta pouca vergonha quando à umas semanas, com uma simples foto, alguém ter deslindado a Historia provando que o pavilhão tinha efectivamente o equipamento.

Enviado do meu SM-T865 através do Tapatalk
A notícia saiu no PÚBLICO muito antes do jogo com a Juventus.
A vida não se resume ao Messi e ao Ronaldo sábias? 😡😡😡

OJR

Bancada central
20 Maio 2020
1,871
2,386
Conquistas
6
53
Leça do Balio
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Sérgio Conceição
  • Reinaldo Teles
Não sei se havia se há ou não há, mas o desfribilhador só é obrigatório em recintos com mais de 5000 lugares o que não é o caso do Dragão Arena.

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,891
17,002
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
O DAE é um equipamento muito simples de usar. As intruções presentes no mesmo são muito claras. É claro que o "click" para usá-lo, o tomar esse passo, é que não está programado em nós. Como não está a aplicação de uma RCP por massagem cardíaca. Sim, existem cursos muito simples, de horas, mas, que eu saiba, e pela informação que me foi prestada nos cursos de socorrismo que tenho, ninguém pode ser criminalizado por usar. É uma "tentativa", é ajuda, é como partir o externo durante uma massagem cardíaca...

O importante é a letra A de automático. O DAE só atua se detectar caso de fibrilhação através dos sensores que tem. Se assim não fosse, correr-se-ia o risco de a aplicação parar o coração. Portanto, o DAE previne esta má aplicação.

Se o Alfredo foi assistido por um enfermeiro, tenho a certeza que este fez o melhor. Eles estão programados e têm formação para isso.

Só acrescentar que, na minha opinião, o socorrismo de primeira linha, algo que se ensina num dia, devia ser dado nas escolas ou faculdades. Ou mesmo nas empresas.
Não interessa se é simples ou não.

So quem está habilitado pode usar.

Northside

Bancada central
16 Agosto 2017
1,458
738

Devia ser obrigatório !! Eu próprio lido mal com estas situações e gostava de estar mais instruído , qualquer profissional da área do desporto e da educação por exemplo deveria ser um ás nessa matéria , nunca se sabe o que pode acontecer

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
Não interessa se é simples ou não.

So quem está habilitado pode usar.
Na prática todos podem porque ninguém vai criminalizar uma tentativa de ajuda extrema.

Aqui o essencial são as noções de socorrismo e suporte básico de vida, algo que, como já disse, na minha opinião devia ser dado a toda a gente nas escolas.

O passo do SBV para utilização de um DAE não requer mais conhecimentos a não ser uma eventual experiência hands-on para melhor desempenho.

O passo do nada para a utilização de um DAE é essencialmente psicoĺógico. Essa frieza é formatada na formação de SBV. Por isso é q a verdadeira formação é mesmo a de SBV.

• Like
Reações: Paolitik

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,891
17,002
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Na prática todos podem porque ninguém vai criminalizar uma tentativa de ajuda extrema.

Aqui o essencial são as noções de socorrismo e suporte básico de vida, algo que, como já disse, na minha opinião devia ser dado a toda a gente nas escolas.

O passo do SBV para utilização de um DAE não requer mais conhecimentos a não ser uma eventual experiência hands-on para melhor desempenho.

O passo do nada para a utilização de um DAE é essencialmente psicoĺógico. Essa frieza é formatada na formação de SBV. Por isso é q a verdadeira formação é mesmo a de SBV.
Eu tenho formação em SBV, e não faço ideia como se usa um DAE. Nem nunca vi um ou me deram noções basicas de como funciona.

A primeira regra do socorrista é não se colocar a si mesmo em perigo.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
Eu tenho formação em SBV, e não faço ideia como se usa um DAE. Nem nunca vi um ou me deram noções basicas de como funciona.

A primeira regra do socorrista é não se colocar a si mesmo em perigo.
Óbvio que é sempre melhor ter formação e informação.

O equipamento é simples e está preparado para ser usado por qualquer pessoa. Vem com instruções e até imagens de onde colocar os electrodos autocolantes. Depois é um botão... É totalmente seguro, não é aquela imagem das pás que se vê nos filmes.

Mas 0k, isto é um aparte. Não quero com isto dizer que se deva obrigatoriamente utilizar ou recorrer a isso. Mas é possível... O equipamento foi inventado precisamente para isso, para qualquer pessoa usar. Se fosse preciso um técnico altamente especializado, não fazia sentido a proliferação dos mesmos nos lugares públicos. Nem teriam uso... eu sei que há leis sobre isto mas penso que a questão da formação até esteja em "recomendação". Eu também não tive curso especifico de DAE e no entanto recebi achegas de formadores da CVP para não ter qualquer receio de utilizá-lo se houver um perto.

Não quero com tudo isto fazer qualquer referência ao caso do Alfredo Quintana em particular. A noção que tenho pelas notícias que saíram é que teve os melhores cuidados possíveis naquelas condições e tratando-se de algo tão inesperado.

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,891
17,002
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Óbvio que é sempre melhor ter formação e informação.

O equipamento é simples e está preparado para ser usado por qualquer pessoa. Vem com instruções e até imagens de onde colocar os electrodos autocolantes. Depois é um botão... É totalmente seguro, não é aquela imagem das pás que se vê nos filmes.

Mas 0k, isto é um aparte. Não quero com isto dizer que se deva obrigatoriamente utilizar ou recorrer a isso. Mas é possível... O equipamento foi inventado precisamente para isso, para qualquer pessoa usar. Se fosse preciso um técnico altamente especializado, não fazia sentido a proliferação dos mesmos nos lugares públicos. Nem teriam uso... eu sei que há leis sobre isto mas penso que a questão da formação até esteja em "recomendação". Eu também não tive curso especifico de DAE e no entanto recebi achegas de formadores da CVP para não ter qualquer receio de utilizá-lo se houver um perto.

Não quero com tudo isto fazer qualquer referência ao caso do Alfredo Quintana em particular. A noção que tenho pelas notícias que saíram é que teve os melhores cuidados possíveis naquelas condições e tratando-se de algo tão inesperado.
A legislação, certa ou errada, é para se cumprir.

Por muito boa vontade que haja, ninguém deve utilizar um equipamento para o qual não está preparado, e para o qual existe legislação especifica que proíbe essa utilização.

Também não me parece uma grande ideia estar a ler instruções num momento destes.

Em suma, se fosse um familiar ou amigo meu, gostaria que se arriscasse no sentido de salvar a vida. Fosse quem fosse o operador.
Mas ao mesmo tempo sei o País onde vivo, conheço as caracteristicas das pessoas do Sec. XXI, e sei perfeitamente que alguém com muito boa vontade que tente ajudar, ocorrendo uma morte, está bem tramado e tem a vida estragada.

Estamos a falar de um País de direitos, e sem deveres. Onde o criminoso tem direito a ser bem tratado, compreendido e perdoado, e o agente da autoridade é julgado e penalizado.

Um policia que tenha o azar de ser filmado com uma atitude musculada com uma mulher, um estrangeiro, uma pessoa não da mesma cor, um elemento LGBT ou qualquer outra minoria está bem tramado. Mesmo que seja um serial killer, pedofilo e psicopata.