Actualidade Nacional

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
13,818
24,190
34
Vila Das Aves
"Há muita coisa que o Governo não fez, das medidas que podiam ter sido tomadas: a implementação da reforma da floresta, ações que visam prevenir, ter meios de combate. Há medidas que só cabe ao poder executivo tomar. (…) O Governo não pode sacudir responsabilidades”

Faz precisamente amanhã 3 anos que alguém proferiu esta frase.

Um doce a quem adivinhar.

• Like
Reações: arya e MiguelDeco

Youssef Chippo

Tribuna
4 Junho 2014
2,720
2,679
Conquistas
1
47
Veneza de Santo Tirso - nas margens do Leça
  • Lucho González
Dou um excelente exemplo de uma situação semelhante:

Há dias houve um foco de incêndio na terriola em frente á minha (Vila das Aves), os primeiros carros a serem acionados foram os bombeiros vermelhos de Santo Tirso e posteriormente os bombeiros amarelos também de Santo Tirso (cerca de 20 minutos de viagem).
Os bombeiros de Vila das Aves que ficam a 5 minutos do local do incêndio, só foram accionados numa fase em que já estavam as corporações de Santo Tirso no local, ou seja, passados uns bons 40 minutos após o alerta.

Assim é difícil de compreender.
Nao foi em São Tomé? não e uma terriola , tem malta fixe 😀

radiohead

Bancada lateral
9 Julho 2025
802
1,380
"Há muita coisa que o Governo não fez, das medidas que podiam ter sido tomadas: a implementação da reforma da floresta, ações que visam prevenir, ter meios de combate. Há medidas que só cabe ao poder executivo tomar. (…) O Governo não pode sacudir responsabilidades”

Faz precisamente amanhã 3 anos que alguém proferiu esta frase.

Um doce a quem adivinhar.
E a frase é verdadeira. Tão verdadeira que se aplica agora, só que o autor não deve mais concordar com ela.

Existe em Portugal uma coisa muito estranha: a oposição normalmente faz boas críticas e tem boas medidas, mas quando chegam ao poder defendem e fazem o contrário.

Ou seja, o PSD na altura do Costa fazia bons apontamentos e agora o PS faz bons apontamentos ao Montenegro.

A minha singela opinião? Na altura, o relatório da comissão independente apontava responsabilidades à linha de comando no terreno, à Proteção Civil, à polícia, aos autarcas e ao governo. No entanto, não houve quaisquer responsabilidades, políticas, civis ou criminais.

Deve ser formada uma comissão independente este ano. A mesma deve elaborar um relatório que aponte as responsabilidades. Desta vez, espero que esse relatório tenha consequências práticas - duvido muito.

Duvido porque, ao contrário do que vi aqui, os incêndios deste ano não devem ter um grande agravamento doravante. Na segunda quinzena de agosto, normalmente os focos acalmam-se e a área ardida vai estabilizando. Houve anos excepcionais, mas grosso modo sempre foi isto que aconteceu.

Significa isto que este governo, a ter responsabilidades na gestão defeituosa dos incêndios, não terá qualquer consequência prática.

Com eleições só daqui a 4 anos, os próprios eleitores não terão em consideração os incêndios, tal como não tiveram no passado. É triste, muito triste, e evidencia o porquê de estarmos tão atrasados.

Portoallez2

Tribuna Presidencial
4 Setembro 2016
16,552
17,882
Se seguimos esse caminho de brincar ao populismo, no próximo ano estamos cá todos novamente a falar deste assunto.

Aliás, o rei do populismo está caladinho que nem um rato.
Se fala é porque é populista, se não fala é porque está caladinho com um rato...mas por acaso neste caso o que estás a dizer não corresponde minimamente à verdade..aliás, é o partido que tem falado mais..ahh mas já sei agora vai ser populista outra vez..

• Like
Reações: Lucho75
Mendes

Mendes

Bancada central
1 Maio 2007
1,813
1,092
Sou natural e resíduo na zona centro “rural”, tendo crescido habituando-me aos incêndios no Verão

Sei na pele o que é ver terrenos teus serem queimados pelo fogo. Sei o que é ajudar a combater incêndios. Sei o que é ter amigos, colegas de trabalho, vizinhos, em corporações de BOMBEIROS arriscando a vida nesta altura, sem pedirem nada em troca.

Sei o que foi crescer a fazer caminhadas ou praticar BTT em florestas apenas com carvanhos, pinheiros e outras árvores autóctones. A ir à pesca e olhar à minha volta e só ver pinheiros. Hoje em dia saio com a bicicleta ou vou à pesca e é raro ver uns simples 100m2 sem eucaliptos. Uma autêntica praga.

Sei o que era percorrer dezenas de quilómetros nas serras e não ver uma habitação. Hoje deu-se lugar a uma construção descontrolada, para dar lugar às famosas e tão chiques casas de campo, que estão 10-11 meses do ano vazias.

Sei o que era chegar ao cimo de uma serra e o único elemento não natural que encontravas era um vértice geodésico, hoje encontras dezenas e dezenas de torres eólicas.

E o pouco de floresta natural que vai resistindo, chega esta altura do ano desaparece, para dar lugar a mais eucaliptos, torres eólicas, casinhas, etc.

Estamos a chegar a um ponto de não retorno. Vamos acabar por perder a Floresta neste país, e como disse um Autarca estes dias (penso que da CM da Guarda), é necessário urgentemente um pacto de regime para atacar todas as causas dos incêndios rurais.

Pessoalmente, vou fazendo o que posso. Herdei vários eucaliptais e já só me restam eucaliptos num terreno. Até ao final do ano serão arrancados também e substituídos por pinheiros. Recuso-me a contribuir para a proliferação dessa praga australiana. Vou limpando os meus terrenos e até serventias públicas, porque sei que ningúem o vai fazer a tempo e horas.

Tudo isto revolta-me bastante.

Última edição:

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,665
1,736
...Existe em Portugal uma coisa muito estranha: a oposição normalmente faz boas críticas e tem boas medidas, mas quando chegam ao poder defendem e fazem o contrário....
Só em Portugal?
Eu acho que é assim por todo o lado.

Contnuo a pensar que o sistema politico "menos mau" é o suiço com a sua democracia direta. Direita ou esquerda no poder, o povo tem a palavra (mesmo se nem sempre é respeitada...), mas nao vejo nenhum país a tentar implementa-lo. Porque será?

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
41,038
20,623
Não há meios suficientes...há populações que se têm que defender sozinhas.
Neste momento é mais um tema de organização e planeamento (falta dele) dos meios/recursos.
Por exemplo os bombeiros na Madeira estão à espera para ser chamados para ajudar... e nada.

• Like
Reações: LR

Dragão Tirsense

Tribuna Presidencial
6 Março 2019
14,120
27,877
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Um autêntico inferno o que estamos a ver no nosso país.
Não há meios suficientes...há populações que se têm que defender sozinhas.
A aldeia dos meus pais, no concelho da Meda, teve o fogo a porta várias vezes...a aldeia safou-se com ajuda dos bombeiros, mas temos grande parte dos nossos terrenos ardidos.
Vi um vídeo, do Montenegro a criticar o anterior governo na altura dos incêndios, a dizer que a culpa era deles e não do calor.
Este ano está pior... O que terá ele para dizer? Já foi ao terreno, junto das pessoas?
Em 1980, andava o Ramalho Eanes com um ramo a ajudar. Onde anda o selfies president?
La tiveram vergonha e terminaram as férias para irem a Carnaxide mostrar presença.
Muita força para as pessoas que passam por este inferno, aos bombeiros que andam ali horas e horas e que infelizmente não chegam a todo o lado, à gnr que ajuda como pode, até com baldes de água tenta ajudar, ao apoio aéreo que mesmo com más condições, tentam dar o seu melhor.
Todos os anos é o mesmo... Ainda querem gastar mais em armamento e tanques...quando a nossa guerra é anual, contra os fogos...reforcem os meios humanos e materiais.
Seja que governo for... Todos os anos é o mesmo...
Desde os incêndios ao caos na saúde, já tivemos crises similares nos dois governos de esquerda e direita.

A única diferença foi que o PS foi alvo de chacota de forma geral, já o PSD os responsáveis só sabem rir, festejar ou culpar quem esteve lá antes. É uma arrogância e uma sensação de superioridade que só surpreende quem anda a dormir.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
13,818
24,190
34
Vila Das Aves
Se fala é porque é populista, se não fala é porque está caladinho com um rato...mas por acaso neste caso o que estás a dizer não corresponde minimamente à verdade..aliás, é o partido que tem falado mais..ahh mas já sei agora vai ser populista outra vez..
O Ventura e o secretário geral do PS começaram a aparecer apartir do momento em que as populações rasgavam o governo de cima abaixo.

Estiveram calados Ventura, o PS, governo, PCP, PAN (onde anda este partido que supostamente representa os animais e a natureza), BE e afins.

Tivéssemos uma classe política que colocava os interesses do país em primeiro lugar, já teriam sido feitas reuniões e esforços entre todos os partidos para chegarem a um consenso (inclusive o presidente da república).

Os incêndios vão passar e no próximo ano estamos novamente na mesma situação.

PORTO ALEEEEE

Superior
19 Julho 2025
59
104
Mas deve de encher bolsos a muitos gente isto que está a acontecer. As zonas são quase as mesmas. Coincidência talvez

Enviado pela ponta dos dedos
Esquece isso o pessoal fala muito pq portugal é 7º ou 8º pais com mais reservas de litio, o que nao dizem é que temos tipo 0,5% das reservas mundiais. Por exemplo, Australia tem quase 50%

• Like
Reações: fc1978

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
22,816
30,995
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Sabiam que em 2024 dois polícias portugueses espancaram um marroquino algemado até à morte? Pois é, só se soube hoje.
Hoje estava a dar uma vista de olhos nas notícias e vi duas importantes, quando tiver tempo tenho de procurar um pouco mais sobre o assunto, para não ter a informação incompleta...

A primeira foi, naturalmente, a morte do bombeiro na sequência do capotamento da viatura. Gostava de perceber em que contexto se dá o capotamento da viatura... Por exemplo, se estavam a posicionar o carro, se estavam a fugir das chamas, se estavam ainda a caminho do local, etc...

A segunda foi precisamente a notícia que referes. Tecnicamente não espancaram o homem até à morte, porque ele morreu 19 dias depois. Mas gostava de saber se a causa da morte é resultado dos ferimentos inflingidos. Porque se é, é muito grave... E claro, tal como tu também não tinha conhecimento deste caso, o que nos deixa a perguntar quantos mais haverá...

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,989
16,417
E a frase é verdadeira. Tão verdadeira que se aplica agora, só que o autor não deve mais concordar com ela.

Existe em Portugal uma coisa muito estranha: a oposição normalmente faz boas críticas e tem boas medidas, mas quando chegam ao poder defendem e fazem o contrário.

Ou seja, o PSD na altura do Costa fazia bons apontamentos e agora o PS faz bons apontamentos ao Montenegro.

A minha singela opinião? Na altura, o relatório da comissão independente apontava responsabilidades à linha de comando no terreno, à Proteção Civil, à polícia, aos autarcas e ao governo. No entanto, não houve quaisquer responsabilidades, políticas, civis ou criminais.

Deve ser formada uma comissão independente este ano. A mesma deve elaborar um relatório que aponte as responsabilidades. Desta vez, espero que esse relatório tenha consequências práticas - duvido muito.

Duvido porque, ao contrário do que vi aqui, os incêndios deste ano não devem ter um grande agravamento doravante. Na segunda quinzena de agosto, normalmente os focos acalmam-se e a área ardida vai estabilizando. Houve anos excepcionais, mas grosso modo sempre foi isto que aconteceu.

Significa isto que este governo, a ter responsabilidades na gestão defeituosa dos incêndios, não terá qualquer consequência prática.

Com eleições só daqui a 4 anos, os próprios eleitores não terão em consideração os incêndios, tal como não tiveram no passado. É triste, muito triste, e evidencia o porquê de estarmos tão atrasados.
Por acaso este fim de semana estive à conversa com o presidente de um aeroclube local, que em tempos foi inspector da PJ precisamente relacionado à área da investigação das causas dos incêndios.
O gajo referiu como curiosamente o cenário dos fogos em Portugal começou a mudar quando surgiram os negócios de milhões ligados ao combate aos incêndios, nomeadamente o combate aéreo que passou a ser feito por empresas privadas em troco de contratos de várias dezenas de milhões de euros.

Depois estamos um bocado nas mãos das condições metereológicas. Deves-te lembrar como no ano passado o verão foi mais húmido que nos anos anteriores e de como não houve incêndios. Até que em meados de Setembro o governo (ou o IPMA, vá) emite um aviso de condições extremas e, por coincidência, em dois dias há dois incêndios gigantes em Gondomar e em Albergaria que consumiram mais área do que durante os três meses inteiros de verão. havendo muito poucas dúvidas que ambos os incêndios foram produzidos por mãos criminosas.

Última edição:
  • Like
Reações: radiohead