Actualidade Nacional

radiohead

Bancada lateral
9 Julho 2025
770
1,330
Era um país de salários baixos, com uma taxa de analfabetismo enorme e onde 20% da população sobrevivia da agricultura.
Os pobres não tinham acesso a coisas como automóveis, reformas, subsídio de férias, educação superior ou cuidados de saúde (pelo menos no interior).
Em contrapartida havia solidariedade familiar e comunitária, missas e procissões a dar com um pau, o vinho era barato e a criminalidade era residual.
Com tudo isso, as pessoas eram tão felizes ou infelizes como hoje, porque embora o conforto fosse muito menor, não havia stress (e portanto os AVC eram quase desconhecidos).
Eu não trocava os dias de hoje pelos de 1970, mas o retrato dum Portugal muito triste e deprimido durante o salazarismo é treta de sociólogo lisboeta ressentido pelo facto de na sua juventude ser preciso oferecer uma aliança de casamento à namorada para lhe poder saltar à cueca.
A criminalidade no Estado Novo não era residual, posso explicar o porquê no novo tópico de História, passe a publicidade.

Não havia tanto stress...hmm. Não sei, não era nascido, mas parece-me que os tipos que foram para Ultramar podem não concordar.

Portugal era bastante pior naquela altura, principalmente para mulheres e pobres.

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
19,432
28,500
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Era um país de salários baixos, com uma taxa de analfabetismo enorme e onde 20% da população sobrevivia da agricultura.
Os pobres não tinham acesso a coisas como automóveis, reformas, subsídio de férias, educação superior ou cuidados de saúde (pelo menos no interior).
Em contrapartida havia solidariedade familiar e comunitária, missas e procissões a dar com um pau, o vinho era barato e a criminalidade era residual.
Com tudo isso, as pessoas eram tão felizes ou infelizes como hoje, porque embora o conforto fosse muito menor, não havia stress (e portanto os AVC eram quase desconhecidos).
Eu não trocava os dias de hoje pelos de 1970, mas o retrato dum Portugal muito triste e deprimido durante o salazarismo é treta de sociólogo lisboeta ressentido pelo facto de na sua juventude ser preciso oferecer uma aliança de casamento à namorada para lhe poder saltar à cueca.
Com essa descrição fizeste-me recuar a esses tempos.

Eu digo-o sem problemas que as pessoas eram muito mais felizes nos anos 70/80 com pouco e miséria do que o conforto e tecnologia dos dias de hoje.

Falaste aí dos AVC e eu acrescento o cancro. Na minha juventude era raro ouvir que conhecido morreu de cancro ou Doenças cardiovasculares . Ou era de velhice ou acidente.

• Like
Reações: Dagerman

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
1,160
743
Com essa descrição fizeste-me recuar a esses tempos.

Eu digo-o sem problemas que as pessoas eram muito mais felizes nos anos 70/80 com pouco e miséria do que o conforto e tecnologia dos dias de hoje.

Falaste aí dos AVC e eu acrescento o cancro. Na minha juventude era raro ouvir que conhecido morreu de cancro ou Doenças cardiovasculares . Ou era de velhice ou acidente.
O pessoal nesses tempo morria de m3rdas que nem sabia....

Como é que iam saber se nem ao médico iam?

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
19,432
28,500
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
O pessoal fala dos anos 70 como se não houvesse saúde em Portugal.

Eu Nasci em 75 num hospital público e a minha irmã em 70 também.

E espante-se, já tomávamos vacinas.

• Wow
Reações: Panda Azul e Branco

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
1,160
743
drones a patrulhar a floresta inteira,
de preferência automáticos com rotas pré-definidas.

a GNR já utiliza drones...mas quantos?
Exatamente, na era dos drones e nada, ainda temos fogos....

É porque é do interesse de alguém, não há qualquer dúvida!

Aliás se se plantaram mais de 1 milhão de hectares de eucaliptos, nos últimos 40 anos, foi mesmo para quê??

orlandomro

Bancada lateral
21 Agosto 2016
976
801

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,068
6,842
A criminalidade no Estado Novo não era residual, posso explicar o porquê no novo tópico de História, passe a publicidade.

Não havia tanto stress...hmm. Não sei, não era nascido, mas parece-me que os tipos que foram para Ultramar podem não concordar.

Portugal era bastante pior naquela altura, principalmente para mulheres e pobres.
Em relação à criminalidade, podes bem ter razão. Havia decerto mais violência conjugal do que hoje, e não me admiraria que o número de homicídios fosse igual ou maior, com as tradicionais disputas à sacholada por causa dum palmo de terra ou acesso a águas de rega, ou então as sessões de paulada nas romarias.

Em relação ao stress, não duvides que era muito menor. Primeiro porque os trabalhadores não demoravam uma ou duas horas a chegar ao emprego, depois porque as expectativas e o espírito de competição eram muito mais baixas. Outra coisa de que não duvido, e que é consequência do que acabei de dizer, é que as pessoas são mais infelizes hoje do que nessa época, apesar de todos os confortos e progressos. Porque a felicidade só marginalmente depende dos bens materiais.

• Like
Reações: Lucho75

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,068
6,842
e no entanto a esperança média de vida é bem maior agora...
Devido a dois factores: taxa de mortalidade infantil muito mais baixa (vantagem de se nascer em hospitais em vez de em casa) e cuidados de saúde na velhice.
Por outro lado, há 50 anos morria-se com mais saúde do que hoje.

• Like

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
19,432
28,500
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
e no entanto a esperança média de vida é bem maior agora...
Com a evolução da medicina é normal.

Não tenho estudos científicos que o comprovem, mas se calhar morre-se muito mais de cancro que nessas anos, por ex.

A alimentação e o estilo de vida eram muito diferentes.

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,470
16,930
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
isto é que também não faz sentido...
penas suspensas deviam ser para crimes "leves"...

não para isto.

4 incêndios, um deles desta dimensão:
"Este incêndio teve de ser extinto por 63 operacionais, oito viaturas e quatro meios aéreos"
e leva uns anitos de pena suspensa, não faz sentido.
O juiz responsável pela decisão devia ter a casa incendiada. Podia ser que pensasse duas vezes antes de soltar outro criminoso.

Morreram duas pessoas num dos incêndios que esse fdp ateou, o prémio é ter pena suspensa. Só mesmo nesta farsa de país chamada Portugal, em que os criminosos têm mais direitos que quem cumpre a lei.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,231
44,992
Conquistas
7
109
Devido a dois factores: taxa de mortalidade infantil muito mais baixa (vantagem de se nascer em hospitais em vez de em casa) e cuidados de saúde na velhice.
Por outro lado, há 50 anos morria-se com mais saúde do que hoje.
também se comia bem melhor em termos de qualidade...

ainda que se passasse mais fome.

• Like
Reações: Dagerman

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,231
44,992
Conquistas
7
109
O juiz responsável pela decisão devia ter a casa incendiada. Podia ser que pensasse duas vezes antes de soltar outro criminoso.

Morreram duas pessoas num dos incêndios que esse fdp ateou, o prémio é ter pena suspensa. Só mesmo nesta farsa de país chamada Portugal, em que os criminosos têm mais direitos que quem cumpre a lei.
eu sinceramente não sei se é uma questão de de juízes específicos ou se é do sistema judicial inteiro...

alguém que tenha mais conhecimento disso do que eu que explique...

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,068
6,842
Com a evolução da medicina é normal.

Não tenho estudos científicos que o comprovem, mas se calhar morre-se muito mais de cancro que nessas anos, por ex.

A alimentação e o estilo de vida eram muito diferentes.
Mortes por cancro em Portugal
Em 1974: 11 693 (população 9,1M)
Em 2019: 28 330 (população 10,3M)

• Like

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,068
6,842
também se comia bem melhor em termos de qualidade...

ainda que se passasse mais fome.
Por estranho que possa parecer, morre-se muito mais por comer demasiado (e sobretudo mal) do que por comer pouco.
Não é por acaso que o último grito em matéria de saúde é o jejum.

• Like
Reações: Cheue

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
19,432
28,500
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
  • Like