Um insulto é um insulto. Pode ser racista ou não.
Não é tudo racismo, mas "Preto de merda" obviamente é racista se a própria palavra "preto" é usada como ofensa, que é o caso de 99% das vezes que ouves essas palavras juntas.
Eu concordo totalmente com o que disseste. Deve ser crime e além disso censurável socialmente.
A única coisa que me incomoda, é haver uma certa dualidade de tratamento do assunto. Andei 6 anos pela Linha de Sintra… existe muito o "oh branco de merda" e o "oh branco filho da puta". Assisti mais que uma vez.
A importância devia ser a mesma, mas não a tem nem a nível de censura social e tenho certas duvidas que num processo criminal.
Dou-te o exemplo do motorista atacado na sequencia do caso Odair. Viste algum Órgão de Comunicação Social tratar o caso como crime de ódio ? Nem o MP o tratou.
Não valorizaram as declarações da vitima, para nada, que afirmou que nenhum motorista de origem africana que ali passou antes dele, foi atacado....que todos os passageiros africanos que ele trazia, foi-lhes permitido abandonar o autocarro. Só ele o único branco no transporte era suposto morrer.