Actualidade Nacional

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,450
4,666
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Quando é sobre este tema, "os mesmos do costume" tendem a ser a grande, má Lisboa. Se não era esse o teu alvo, encarei mal.

E concordo que devia ser feito o mesmo com o Porto. E só não foi feito, penso, porque o Norte continua a estar dentro dos critérios de elegibilidade, mesmo com a AMP incluída.
Não vou esconder que acho mesmo que Lisboa é constantemente beneficiada em detrimento (e não raras vezes à custa) do país fora desta questão da regionalização, mas neste caso estava a falar do PS e do PSD.

• Like
Reações: Edgar Siska

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,350
7,716
Bragança
A regionalização devia ter sido feita há 30 ou 40 anos atrás. Agora provavelmente, até seria desastrosa para as regiões que precisavam dela na altura. Teria sido o milagre necessário para salvar o despovoamento ... Agora é tarde.
Mas nunca vai ser feita. Se não se conseguiu mudar o Infarmed, um mero instituto, que é uma gota num oceano, de Lisboa para o Porto, achas e conseguias mudar Ministérios inteiros como um dia o Santana propôs ? O Santana propôs o Ministério da Economia ser no Porto, o da Agricultura em Santarém, o do Turismo em Faro ...ainda foi ridicularizado.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,959
14,658
Esmoriz
Meu caro, sabes lá tu as minhas tendências.

Porque é que não te preocupas com o genocídio dos Uighurs na China ? Porque o teu panfleto proíbe de falar em genocídios perpetrados pelos regimes comunistas que tanto gostas de lamber.

A vossa luta pelo Hamaz é motivada pelo ódio aos valores ocidentais, que Israel representa naquele território.
quais são os valores ocidentais que Israel representa naquele território? Matar crianças? Chacinar famílias inteiras? Bombardear hospitais e escolas? Destruir 70% do território de Gaza?Expulsar as pessoas das terras onde viviam há décadas? Impedir a entrada de ajuda humanitária? Assassinar médicos? Matar uma população inteira à sede e à fome? Ilucida-me, por favor.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
75,126
49,298
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
mais 4

Isso não demora muito para acabar, é preciso aproveitar enquanto não morre.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,441
5,601
Sim, e o que ainda não entendeste?
Por acaso acho a pergunta do Sirmister bastante pertinente: porque é após as dez semanas a mulher perde de repente direito à autodeterminação sobre o seu corpo? Mas acho que não existe uma resposta lógica e satisfatória para esta pergunta, e portanto a conversa acaba por se tornar inútil.

• Like
Reações: sirmister

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,450
4,666
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Tu é que não entendeste o que escreveste.. foi só isso.
Eu acho é que tu não entendes, porque vês-me a falar de direito à autodeterminação corporal e pensas que é absoluto, mesmo que esteja constantemente a dizer que não há direitos absolutos.

Nem o direito à vida é absoluto, pode ceder em certas circunstâncias.

É a única interpretação que eu tenho do que escreveste, porque só vieste falar dos prazos e não percebo a incoerência naquilo que escrevi.

• Like
Reações: sirmister

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
85,923
204,755
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Qual é a cena do aborto?

Ser legal não obriga as pessoas a fazer abortos
E ser legal só protege, a nível de cuidados médicos especializados, as mulheres que os queiram fazer

Ilegalizar a prática não acabaria com a mesma
E só piorava as condições onde seria realizada

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,450
4,666
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Por acaso acho a pergunta do Sirmister bastante pertinente: porque é após as dez semanas a mulher perde de repente direito à autodeterminação sobre o seu corpo? Mas acho que não existe uma resposta lógica e satisfatória para esta pergunta, e portanto a conversa acaba por se tornar inútil.
Mas ela não perde. Ninguém perde direitos, apenas cedem face a outros direitos ou normas.

Apenas existe uma ponderação, no caso da IVG: a mulher pode recorrer à IVG até x tempo, prevalecendo o seu direito; a partir daí, a tutela conferida à vida intra-uterina prevalece, por várias razões. Outra forma de ver o prazo é entendê-lo como uma restrição ao direito, é uma perspetiva válida. É uma concordância prática, o direito não deixa de existir.

Tal como não deixa de existir um direito à vida só porque alguém atua em legítima defesa. Os direitos podem ceder face a outros direitos e podem mesmo sofrer restrições em certos casos (como o direito à greve, como a liberdade de expressão).

Dragoness

Bancada central
7 Junho 2017
1,858
3,278
Conquistas
3
  • Deco
  • André Villas-Boas
Qual é a cena do aborto?

Ser legal não obriga as pessoas a fazer abortos
E ser legal só protege, a nível de cuidados médicos especializados, as mulheres que os queiram fazer

Absolutamente. Há coisas macabras que acontecem em sítios onde não é legal.

• Like
Reações: Edgar Siska

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
75,126
49,298
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Eu acho é que tu não entendes, porque vês-me a falar de direito à autodeterminação corporal e pensas que é absoluto, mesmo que esteja constantemente a dizer que não há direitos absolutos.

Nem o direito à vida é absoluto, pode ceder em certas circunstâncias.

É a única interpretação que eu tenho do que escreveste, porque só vieste falar dos prazos e não percebo a incoerência naquilo que escrevi.
Eu não venho falar em nada tu é que falaste nisso no post que citei.. e há quem defenda o que escreveste nesse post.

Com os complementos que fizeste quando te perguntei mudaste tudo é só isso.. faltava informação, não era uma questão de incoerência.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,450
4,666
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Eu não venho falar em nada tu é que falaste nisso no post que citei.. e há quem defenda o que escreveste nesse post.

Com os complementos que fizeste quando te perguntei mudaste tudo é só isso.. faltava informação, não era uma questão de incoerência.
Onde mudei o que disse e onde falta informação?

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,441
5,601
Mas ela não perde. Ninguém perde direitos, apenas cedem face a outros direitos ou normas.

Apenas existe uma ponderação, no caso da IVG: a mulher pode recorrer à IVG até x tempo, prevalecendo o seu direito; a partir daí, a tutela conferida à vida intra-uterina prevalece, por várias razões. Outra forma de ver o prazo é entendê-lo como uma restrição ao direito, é uma perspetiva válida. É uma concordância prática, o direito não deixa de existir.

Tal como não deixa de existir um direito à vida só porque alguém atua em legítima defesa. Os direitos podem ceder face a outros direitos e podem mesmo sofrer restrições em certos casos (como o direito à greve, como a liberdade de expressão).
Não perde, apenas cede, etc., acho tudo isto muito vago quando se está a falar de IVG.
Se estivermos a falar de contratos, não me causa nenhuma confusão que até ao dia x a Juventus tenha o direito de comprar o Chico Conceição por 30, mas depois do dia x só por 45. Mas não vejo com que fundamento é que o direito da mulher à autodeterminação corporal passa para segundo lugar (na prática, deixa de existir) a partir da data x. Repito: parece-me arbitrário.
E por aqui me fico em relação a este tema, porque só estamos aqui a andar às voltas.

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
81,187
142,001
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Ia tornar o recurso ao mesmo através de uma "darkweb de abortos".
Com meios, métodos e condições proporcionais ao que é "alternativo" e a falta de direitos e assistência óbvia "olhe fez aqui habilitou-se".

Por isso é que não deve ser ilegalizado, antes obviamente possível através dos meios médicos legais, mas regulamentado.
E educar as pessoas, é sempre um primeiro passo, numa sociedade saudável e aberta.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,420
31,236
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Ia tornar o recurso ao mesmo através de uma "darkweb de abortos".
Com meios, métodos e condições proporcionais ao que é "alternativo" e a falta de direitos e assistência óbvia "olhe fez aqui habilitou-se".

Por isso é que não deve ser ilegalizado, antes obviamente possível através dos meios médicos legais, mas regulamentado.
E educar as pessoas, é sempre um primeiro passo, numa sociedade saudável e aberta.
O problema é que a sociedade atual não é saudável nem aberta.. estamos a caminhar para retrocessos que se pensavam impossíveis. Mas o povo merece porque é o povo que está a votar neste tipo de coisas. Com ignorância, mas a ignorância não desculpa tudo..

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
81,187
142,001
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
O problema é que a sociedade atual não é saudável nem aberta.. estamos a caminhar para retrocessos que se pensavam impossíveis. Mas o povo merece porque é o povo que está a votar neste tipo de coisas. Com ignorância, mas a ignorância não desculpa tudo..
Existem coisas que são e devem ser compromissos em termos sociais, e existem outras coisas no mundo que são absolutos, porque existem sem dúvida absolutos, mas a maioria das coisas não o são.
O problema é que a sociedade está a voltar a ver as coisas todas em absolutos, ou pelo menos está a ser fomentada essa forma de estar.
Mesmo o que não deve ser.

• Like
Reações: MiguelDeco