Actualidade Nacional

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
3,575
8,129
Ela esteve muito tempo afastada da televisão.

Não estava na televisão por exemplo quando fazia parte do Agir, um partido lol, trotskista, muito mais à esquerda do que o próprio BE. Teve 0,4% nas eleições nessa altura.

O regresso à ribalta coincide com o rebirth como pessoa de direita. Esteve na televisão anos e anos, volta a ser uma figura pública e inclusivamente aparece num partido de extrema-direita aproveitando o espaço mediático que entretanto lhe deram, vá-se lá saber porquê, uma vez que quem manda nas televisões é tudo esquerdalho xuxalista.

Se a quisessem silenciar tinham-na saneado logo mal apareceu no ADN.

Às vezes também é preciso usar dois neurónios.
A Joana Amaral Dias fundou um dos blogues históricos da Esquerda, o 5 Dias, no qual eu também comecei.
Um blogue onde à direita do Bloco ninguém entrava. Quando deixaram entrar a troupe da Fernanda Câncio e do João Galamba, o blogue acabou.
Gosto da Joana Amaral Dias e, também por isso, tenho pena de vê-la fazer estas figuras num Partido de extrema-direita. O seu pai também teria pena se fosse vivo.
Claro que, se tivesse continuado na Esquerda, nunca teria tanto mediatismo como tem agora.

Portoallez2

Tribuna Presidencial
4 Setembro 2016
16,098
17,204
A Joana Amaral Dias fundou um dos blogues históricos da Esquerda, o 5 Dias, no qual eu também comecei.
Um blogue onde à direita do Bloco ninguém entrava. Quando deixaram entrar a troupe da Fernanda Câncio e do João Galamba, o blogue acabou.
Gosto da Joana Amaral Dias e, também por isso, tenho pena de vê-la fazer estas figuras num Partido de extrema-direita. O seu pai também teria pena se fosse vivo.
Claro que, se tivesse continuado na Esquerda, nunca teria tanto mediatismo como tem agora.
Ela pertence ao Ergue-te?

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,382
5,506
Hoje usa-se o rótulo infamante de "extrema-direita" como nos anos 70 se usava o rótulo de "fascista" para qualquer partido à direita do PS, ou como ainda hoje nos EUA se usa o rótulo de "comunista" para quem defenda um serviço de saúde ao estilo europeu.
Qualquer partido que seja anti-europeista e tenha como prioridade a defesa da soberania nacional é logo rotulado como de extrema-direita. Nesses termos, o ADN seria tão de extrema-direita como o PCP.
Não vou nessa conversa. Isso para mim é atirar areia para os olhos das pessoas.
O ADN não é um partido facilmente rotulável. Em certos aspectos são tão ou mais liberais do que a IL (defesa da liberdade e dos direitos individuais), noutros aspectos são um partido conservador (defesa da família tradicional, etc.) e noutros são um partido de esquerda (muito do seu programa podia ser defendido pelo PCP, o PAN ou mesmo o BE).

Última edição:

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,345
4,529
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Que tesourinho maravilhoso!!!
Quando era puto, usava aquele tipo de camisas para ir à Praia da Baía e pensava que as gajas iam achar-me todo bom. O Prata Roque não ultrapassou essa fase.

Tem voz de rockeiro, parece o Chris Cornell. Aliás, até acho que o Cornell ficou tão comovido com a voz do Prata Roque que decidiu ir desta para melhor. Eu faria o mesmo.

NOTA: Além disso, o futuro SG do PS (nos meus sonhos) tem ar de gajo que, no meio das festas, começar a cantar e a tocar Wonderwall sem ninguém lhe pedir.

• Haha
Reações: Edgar Siska

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
353
688
É engraçado que dás como exemplo uma pobre (de espírito e do resto) que recolhe os abonos. Quantos euros são ao fim do mês?
Preocupas-te com os grandes grupos económicos, os grandes fundos imobiliários, os Bancos?
A fuga diária de milhões para offshores e paraísos fiscais, a fuga aos impostos, a economia paralela?
Em 2025, o Estado vai pagar quase tanto pelo RSI como pelos bancos falidos - BPN e os outros. Sim, continuamos a pagar pelos Bancos falidos.
1 dia de roubos dos ricos dava para pagar 1 ano de RSI. 1 dia.
Claro que este não era o teu ponto, nem isto é para ti, mas foi o exemplo que deste.
Respira fundo, Louçã. Era só um exemplo no seguimento do que se estava a falar.

• Like
Reações: Mike_Walsh

Moradona

Arquibancada
18 Maio 2025
102
249
Sociedades geradas de baixo para cima são uma aspiração nobre e justa, mas na práctica isso só existiu em comunidades primitivas de caçadores-recolectores ou em comunidades agrícolas isoladas do poder central, como Vilarinho das Furnas ou o Corvo no século XIX.

As sociedades complexas, desde a Mesopotâmia aos nossos dias, geram sempre estruturas de poder, e dificilmente podem existir sem hierarquias rígidas e sem serem organizadas de cima para baixo.

Concordo absolutamente que caminhamos para sociedades tecnocráticas muito mais autoritárias, seguindo o modelo chinês.
Não necessariamente, tens alguns exemplos de sociedades que se organizaram 'bottom-up'. Talvez o caso mais famoso e paradigmático seja o da Catalunha durante a Guerra Civil, que levou George Orwell a escrever o livro "Homenagem à Catalunha". É um exemplo paradigmático porque as pessoas se organizaram e tomaram conta das suas vidas, viveram de forma próspera durante um bom tempo. Só a forma como organizaram a educação com ênfase na autonomia, na curiosidade intrínseca das crianças, pensamento crítica e coeducação deveria ser um exemplo para as nossas sociedades. As pessoas liam, participavam diretamente na vida política, iam ao teatro, eram atividades praticadas de forma generalizada pelas populações.

Pena ter sido naquele contexto de guerra, mas houve outros casos em Espanha durante o mesmo período. Acredito que o período o contexto impediram que se seguissem mais exemplos.

Aliás, eu gosto sempre de dar o exemplo do que acontece quando ocorrem grandes catástrofes naturais. Por exemplo, as cheias do ano passado em Valência, o que foi que aconteceu? As pessoas rapidamente se organizaram e deram conta do recado, muito antes de receberam ajuda das instituições governamentais. Igual durante as cheias no Rio Grande do Sul. As pessoas rapidamente se organizam e cooperam, mas depois cria-se a ideia de que o povo é burro e precisa de uma classe de 'inteligentes' que os governem. É uma ideia bastante conveniente, até porque a estupidificação das massas é sempre uma prioridade de quem tem o controlo do poder e é necessário fazer acreditar que o povinho é todo burro e que precisam de um grupo privilegiado de iluminados para os liderar.

• Like
Reações: Dagerman

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,849
14,505
Esmoriz
Ela é muito inteligente, a tocar até o brilhantismo, isto dito por um amigo comum. It goes without sayin, porque é visível a todos, mas fritou a pipoca, isto dito pela mesma pessoa que me disse a primeira frase.

• Like
Reações: Mike_Walsh