Actualidade Nacional

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
10,625
6,846
Porto
É de propósito.

A ideia é mesmo provocar confusão e depois correr para as redes sociais a fazer-se de vítima: “Estão a ver? Nós somos pacíficos e civilizados, quem parte para a violência são os imigrantes e a esquerdalha que não respeita a liberdade de expressão.”

É uma tática mais que batida.
Mas não deixa de ser falta de sensatez... é a mesma coisa que um gajo pegar numa camisola do benfica e ir para a frente da claque do porto, mandar bitaites contra eles, da mesma forma que o inverso.

Tipo, tamos numa altura do mundo que vale tudo, para mim irrita-me e muito as pessoas tratarem outras por "esquerdalha" ou outro termos, tipo parece que as pessoas deixaram de saber discutir de forma saudavel. É cada vez mais facil se ver discursos de odio e tentativas de "humilhação" parvas.

Sei que tou a divagar mas basta ver os debates... no final nao se discute o conteudo, apenas se discute quem teve por cima, quem ganhou, a pontuação, enfim, programas zero, ideias zero.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,092
5,040
Não tens nada a dizer sobre os estudos do aeroporto?
Não estou muito por dentro. Mas claro que o dinheiro que em Portugal se gasta em estudos é um absurdo, é mais uma forma de roubar o erário público.

Quanto ao novo aeroporto em si, sou completamente contra enterrar milhões nisso. Não faz qualquer sentido. Se Portugal assinou tratados que obrigam à redução de 55% das emissões de CO2 até 2030, não me parece que a aviação tenha muito futuro, e quem diz a aviação diz obviamente o turismo.
Da mesma forma, não posso deixar de me rir quando vejo anunciada a construção de mais cem hóteis até 2026. Há aqui qualquer coisa que não bate certo.
Mas pelos vistos não há muita gente a reparar nesta contradição.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,050
7,522
Bragança
É de propósito.

A ideia é mesmo provocar confusão e depois correr para as redes sociais a fazer-se de vítima: “Estão a ver? Nós somos pacíficos e civilizados, quem parte para a violência são os imigrantes e a esquerdalha que não respeita a liberdade de expressão.”

É uma tática mais que batida.

Aplicas o mesmo raciocínio ao que vês neste vídeo ?
É que há gente que tem ali entes queridos sepultados. Achas que pode provocar confusão este ato ?

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,270
13,772
Esmoriz

Aplicas o mesmo raciocínio ao que vês neste vídeo ?
É que há gente que tem ali entes queridos sepultados. Achas que pode provocar confusão este ato ?
Tens que perguntar ao senhor, de origem árabe, de Peroselo-Penafiel qual era o objectivo daquele gesto. O do Afonso Gonçalves eu sei qual é, porque já fez figura igual uma dezena de vezes.

Teófilo Cubillas

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
5,803
4,290
dei uma olhada nos países mais próximos. Em Espanha houve 3 dias de luto após o falecimento, em França não houve luto oficial, em Itália houve (ou está a haver) 7 dias de luto oficial, mas acho que cancelamento de festividades e eventos só mesmo no dia no funeral.
Podia-se ter aplicado uma situação semelhante em Portugal. 3 dias de luto nacional após a morte, eventualmente cancelamento de actividades no sábado, mas também não sei muito bem para que serve o luto nacional, é mais uma medida simbólica do que outra coisa.
Em Itália, país onde vai acontecer o funeral, comemoram amanhã, 25 de Abril, a libertação do fascismo. Naturalmente, nada foi cancelado e o luto continua.

Aqui marca-se o luto para a data adequada para depois ter motivos para cancelar as comemorações do dia 25 de Abril.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,597
8,321
Se tu queres que venham trabalhar para lisboa para hoteis a ganhar o ordenado minimo, onde é que queres que essas pessoas vão viver? tu consegues alugar uma casa em lisboa e viver e comer de forma decente com 775 euros?

Se não for para viver em t1 com 15 onde é que vivem? nas barracas que estão a voltar a lisboa ?

Portugal tem a maior população de sempre, e alem de ter a maior população de sempre nunca andaram tantos turistas em Portugal, ou seja nunca houve tanta gente ao mesmo tempo em Portugal. Por outro lado tem menos policias que há 10 anos por exemplo, o numero de médicos por habitante diminui, milhares de alunos não tem professor em Portugal.

A imigração não é um tema binário, não precisava de ser 0 ou 1,5M, podias selecionar a imigração para onde agregasse valor. Em vez de promoveres um turismo barato, que fez com que em 20 anos se passasse de 10M para 30M de turistas, podias ter aumentado para 20M e num segmento mais alto e que pagasse melhor.

Na Dinamarca por exemplo eles não importam este tipo de imigração que falas e que vem para cá ter uma vida miserável, e já agora os partidos chega+livre+be tem menos de 10% lá, são opções..

Mas vamos poder ver o efeito do modelo que defendes porque ele foi aplicado.

Eu só ainda não percebi é o que é que tu achas que o modelo que defendes e que foi aplicado, vai fazer ao estado social, Educação, Saude e segurança se achas que o vai destruir mas a economia fica melhor, ou se vai melhorar com a economia.

Para já vai-se vendo isto.

Pobres estão mais pobres em Portugal. Governo estuda a criação da Prestação Social Única
Os pobres em Portugal estão ainda mais pobres, segundo uma análise da Pordata destacada esta quinta-feira, 17 de Outubro. A subida da taxa de risco de pobreza pela primeira vez em sete anos, que passou de 16,4% em 2021 para 17% em 2022, aliou-se a uma maior intensidade da pobreza. "Verifica-se o maior aumento desde 2012, de 3,9 pontos percentuais, situando-se nos 25,6% em 2022 (contra 21,7% em 2021)", observaram os técnicos da base de dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Eu não quero que venham.

A minha crítica não está direcionada a quem defende políticas migratórias com critério. Critico é o discurso de ódio promovido pelos mesmos de sempre, sem base económica nenhuma, mas sim em preconceitos relacionados com a cor ou religião e supostas ligações entre imigração, criminalidade ou o colapso da Segurança Social.

Portugal tem uma Lei de Bases das políticas públicas de Turismo e vários instrumentos ao seu dispor para definir cargas turísticas e número de camas a nível nacional e municipal. Vou voltar a referir: o que quero, da parte dos agentes políticos, é que digam como irão agir na vertente económica e não na vertente da imigração, porque essa é um sintoma. Restringir imigração sem mexer nas causas teria um impacto devastador em alguns setores que ficariam incapazes de operar. Essa parte não convém dizer porque retira votos, não é?

Comparar Portugal à Dinamarca é intelectualmente desonesto. A economia dinarmaquesa é altamente diferenciada, com níveis elevados de produtividade, elevado investimento em inovação e um modelo de bem-estar consolidado. Os empregos indiferenciados conseguem ser atrativos até para nacionais, pois oferecem condições compatíveis com uma vida digna, coisa que não consegues fazer com os 775€. A integração dos migrantes é ativa e planeada, não têm de recorrer à imigração para suprir carências sistémicas. Portugal só teria a aprender com países assim, algo que digo há décadas. Faz lá as tuas pesquisas e vê quantas vezes eu já referi os países nórdicos por aqui.

E também já falámos várias vezes sobre a pobreza estrutural em Portugal. E já referi várias vezes que o problema começou com a entrada no Euro, onde Portugal investiu zero em inovação. Temos uma produtividade baixíssima, apesar de sermos um dos países com maior carga horária de trabalho, uma dívida pública demasiado alta e disparidades regionais gritantes. Queres uma economia de valor? Também eu. Vamos com 40 anos de atraso na criação dela, por falta de visão de um suposto economista, mas sempre que abro esse debate aqui, respondem-me com “mas ai o Sócrates”. Os políticos não apresentam soluções, porque o povo também não as quer, quer é ruído e conversas de tasca. E acabam por ter o que merecem.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,231
6,887
Não estou muito por dentro. Mas claro que o dinheiro que em Portugal se gasta em estudos é um absurdo, é mais uma forma de roubar o erário público.

Quanto ao novo aeroporto em si, sou completamente contra enterrar milhões nisso. Não faz qualquer sentido. Se Portugal assinou tratados que obrigam à redução de 55% das emissões de CO2 até 2030, não me parece que a aviação tenha muito futuro, e quem diz a aviação diz obviamente o turismo.
Da mesma forma, não posso deixar de me rir quando vejo anunciada a construção de mais cem hóteis até 2026. Há aqui qualquer coisa que não bate certo.
Mas pelos vistos não há muita gente a reparar nesta contradição.
As indústrias são o que mais poluem e não os transportes.
E neste aspecto o transporte mais poluente até o maritimo( ultrapassou o aéreo).

Mas sobre os estudos dos aeroportos em 50 anos a preços actuais já se gastaram mais de 4 mil milhões de euros.

Cheue

12 Maio 2016
25,611
40,555
Conquistas
7
109

Pessoal mais novo...não vos deixeis enganar. A maior parte, não todos, mas a maior parte dos que se assumem de esquerda aqui, são destes. São Beluga.
Querem, muito humanistas, que a grande fatia, a classe média sustente os pobres, com os seus impostos. E querem ser sustentados também eles, com vencimentos deste tipo. É imoral quem muito prega aceitar um ordenado destes.
parece-me um salário mais que normal paro cargo que é...
até directores financeiros de clubes de futebol ganham mais que isso.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,231
6,887
Eu não quero que venham.

A minha crítica não está direcionada a quem defende políticas migratórias com critério. Critico é o discurso de ódio promovido pelos mesmos de sempre, sem base económica nenhuma, mas sim em preconceitos relacionados com a cor ou religião e supostas ligações entre imigração, criminalidade ou o colapso da Segurança Social.

Portugal tem uma Lei de Bases das políticas públicas de Turismo e vários instrumentos ao seu dispor para definir cargas turísticas e número de camas a nível nacional e municipal. Vou voltar a referir: o que quero, da parte dos agentes políticos, é que digam como irão agir na vertente económica e não na vertente da imigração, porque essa é um sintoma. Restringir imigração sem mexer nas causas teria um impacto devastador em alguns setores que ficariam incapazes de operar. Essa parte não convém dizer porque retira votos, não é?

Comparar Portugal à Dinamarca é intelectualmente desonesto. A economia dinarmaquesa é altamente diferenciada, com níveis elevados de produtividade, elevado investimento em inovação e um modelo de bem-estar consolidado. Os empregos indiferenciados conseguem ser atrativos até para nacionais, pois oferecem condições compatíveis com uma vida digna, coisa que não consegues fazer com os 775€. A integração dos migrantes é ativa e planeada, não têm de recorrer à imigração para suprir carências sistémicas. Portugal só teria a aprender com países assim, algo que digo há décadas. Faz lá as tuas pesquisas e vê quantas vezes eu já referi os países nórdicos por aqui.

E também já falámos várias vezes sobre a pobreza estrutural em Portugal. E já referi várias vezes que o problema começou com a entrada no Euro, onde Portugal investiu zero em inovação. Temos uma produtividade baixíssima, apesar de sermos um dos países com maior carga horária de trabalho, uma dívida pública demasiado alta e disparidades regionais gritantes. Queres uma economia de valor? Também eu. Vamos com 40 anos de atraso na criação dela, por falta de visão de um suposto economista, mas sempre que abro esse debate aqui, respondem-me com “mas ai o Sócrates”. Os políticos não apresentam soluções, porque o povo também não as quer, quer é ruído e conversas de tasca. E acabam por ter o que merecem.
O problema de Portugal é sua mentalidade e não de à 30 anos para cá( que prejudicou é facto).
O tuguinha preferiu desmantelar as suas unidades produtivas a usar esse dinheiro para investir e inovar.
Se me disseres " ah mas o Governo poderia ter em vez de dar subsídio para compensar poderia ter dado o mesmo dinheiro para investir" até posso condescender.
Mas há uma pergunta para a qual ainda não há resposta: Se íamos desmantelar o aparelho produtivo Portugal estava a espera de viver de que?

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,050
7,522
Bragança
parece-me um salário mais que normal paro cargo que é...
até directores financeiros de clubes de futebol ganham mais que isso.
Pagos pelo contribuinte de dinheiro de impostos ? Á bola só vai quem quer. Impostos até ao respirar. Duas coisas distintas. Um cargo no banco de Portugal não é pago com cotas dos sócios.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,092
5,040
As indústrias são o que mais poluem e não os transportes.
E neste aspecto o transporte mais poluente até o maritimo( ultrapassou o aéreo).

Mas sobre os estudos dos aeroportos em 50 anos a preços actuais já se gastaram mais de 4 mil milhões de euros.
É verdade que a aviação propriamente dita não é dos sectores que mais emite CO2, mas os transportes em geral estão no topo, representando 33% das emissões.
Acima dos transportes só a produção de electricidade e aquecimento com 41%.
A indústria é responsável por 22% e a agricultura por 12%.
Acontece que de todos esses sectores, a aviação (o turismo) é o menos essencial, e portanto corre o risco de ser o primeiro a ser descartado.

4 mil milhões em estudos de aeroportos é uma brutalidade. Chamem a polícia!

Última edição:

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,050
7,522
Bragança
Tens que perguntar ao senhor, de origem árabe, de Peroselo-Penafiel qual era o objectivo daquele gesto. O do Afonso Gonçalves eu sei qual é, porque já fez figura igual uma dezena de vezes.
Quem tem a perspicácia de ver tentativas de humilhação ao ir assar um porco no espeto no Martim Moniz e concordo contigo que é provocação e desnecessária ....também devia ter essa perspicácia, para interpretar o ato do senhor árabe. Isso ou fazer-mo-nos de tontinhos ou idiotas.
Passemos á frente.
PS: depois de nacionalizados nenhum muçulmano votará na Mariana.... E no PS poucos. Quando aprenderem a língua para poder ler programas eleitorais.... Políticas anti discriminação homossexual ...lol esta certo

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,231
6,887
É verdade que a aviação propriamente dita não é dos sectores que mais emite CO2, mas os transportes em geral estão no topo, representando 33% das emissões.
Acima dos transportes só a produção de electricidade e aquecimento com 41%.
A indústria é responsável por 22% e a agricultura por 12%.
Acontece que de todos esses sectores, a aviação (o turismo) é o menos essencial, e portanto corre o risco de ser o primeiro a ser descartado.

4 mil milhões em estudos de aeroportos é uma brutalidade. Chamem a polícia!

Estamos a falar em preços actuais.
Na prática não foi esse valor porque alguns estudos iniciaram se em 1950

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
2,773
3,870
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Que é uma decisão para agradar aos fachos, ninguém duvida. Contudo, ao tentar roubar votos ao Chega, também os pode perder ao centro.
Hmm, navalha de Ockham...

Preferia o Montenegro agradar os fachos, ao não festejar o 25 de abril (o que é falso, porque estará na sessão solene e provavelmente discursará) ou simplesmente fez isso por uma questão de agenda mediática no âmbito do auge da campanha, roupando tempo de antena às manifestações do 1 de maio?

Será que dois partidos fundadores da democracia - um deles, juntamente com o PS, com um papel fulcral na definição do regime democrático - pretendem negar as conquistas de abril? Hmm...navalha de Ockham...

Que se façam as críticas legítimas. Recuperar o discurso do PREC é que não.

Cheue

12 Maio 2016
25,611
40,555
Conquistas
7
109
Hmm, navalha de Ockham...

Preferia o Montenegro agradar os fachos, ao não festejar o 25 de abril (o que é falso, porque estará na sessão solene e provavelmente discursará) ou simplesmente fez isso por uma questão de agenda mediática no âmbito do auge da campanha, roupando tempo de antena às manifestações do 1 de maio?

Será que dois partidos fundadores da democracia - um deles, juntamente com o PS, com um papel fulcral na definição do regime democrático - pretendem negar as conquistas de abril? Hmm...navalha de Ockham...

Que se façam as críticas legítimas. Recuperar o discurso do PREC é que não.

foi apenas por uma questão de enorme parolice.

acho que não foi por qualquer estratégia, são católicos e por isso todo o país tem que ser católico e respeitar parolices simbólicas de lutos nacionais (algo que nem devia existir já agora).

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,369
10,145
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana

Pessoal mais novo...não vos deixeis enganar. A maior parte, não todos, mas a maior parte dos que se assumem de esquerda aqui, são destes. São Beluga.
Querem, muito humanistas, que a grande fatia, a classe média sustente os pobres, com os seus impostos. E querem ser sustentados também eles, com vencimentos deste tipo. É imoral quem muito prega aceitar um ordenado destes.

Ou seja, o ordenado do governador do Banco de Portugal aumenta devido a duas medidas tomadas pela AD. A uma actualização salarial para todos os funcionários públicos e ao fim de um corte em vigor desde os tempos da troika. ... raio da esquerda, suponho.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,050
7,522
Bragança
Ou seja, o ordenado do governador do Banco de Portugal aumenta devido a duas medidas tomadas pela AD. A uma actualização salarial para todos os funcionários públicos e ao fim de um corte em vigor desde os tempos da troika. ... raio da esquerda, suponho.
Sou do tempo em que uma geringonça com partidos de extrema esquerda incluídos, governou com maioria. Faltou-lhes tempo para alterar este tipo de situações.
Até em orçamentos que previam milhares de milhões de euros, para salvar bancos, fizeram questão de assinar.
Revisionar os acontecimentos ? És livre. Mas as assinaturas do BE e do PCP juntamente com a do PS não podes apagar, de orçamentos que incluiriam milhares de milhões para salvar bancos privados.
A história é contada pelos vencedores... Mas vai ser difícil explicar aos indigentes, como é que um banco passou de espírito santo ( o amigalhaço do Sócrates) para novo banco da noite para o dia