Actualidade Nacional

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,191
3,963
É um bocado como se andar sempre a dizer que está dificil para os jovens, há 20 anos haviam muito mais jovens no mundo a passar fome e na pobreza que hoje em dia.
Psicologicamente creio que era mais facil ser jovem a 20anos. Eram menos coisas a comer a cabeça de um gajo (e fodem por causa do excesso de informação, não que sejam novas)

Disso nao tenho dúvidas, mas como ja fui jovem, so posso pensar quem eu era e como era hehe

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
24,751
15,373
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
É um bocado como se andar sempre a dizer que está dificil para os jovens, há 20 anos haviam muito mais jovens no mundo a passar fome e na pobreza que hoje em dia.
20 anos atrás estávamos em 2004 não era muito diferente de hoje, talvez fosse melhor que hoje era seguramente, basta olhar que ainda não tínhamos passado pela crise bancária que abalou o mundo, a inflação era nula quase e se fossemos falar da questão dos preços das casas não há comparação possível seja alugar ou comprar.
Na década de 70 que foi aonde cresci como adulto ter um curso superior era sinal de segurança e bom salário, hoje não é para grande parte.
Aonde havia fome e pobreza acentuada era na década de 50 na qual nasci, tenho ideias vagas mas mesmo assim presentes da escola primária com 4 ou 5 abastados, o meu caso, e o resto pobre com sapatos rotos alguns e fome. Várias razões contribuiram para que isso acontecesse, a não aceitação do plano Marshall por Salazar foi uma delas e enquanto a Europa recuperava nós estávamos estagnados.
A década de 60 fruto da guerra colonial melhorou muito porque as guerras trazem mortandade mas também fizeram que Salazar abrisse certas indústrias para poder fazer face à guerra.

• Like
Reações: peterbarros

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,867
45,414
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
20 anos atrás estávamos em 2004 não era muito diferente de hoje, talvez fosse melhor que hoje era seguramente, basta olhar que ainda não tínhamos passado pela crise bancária que abalou o mundo, a inflação era nula quase e se fossemos falar da questão dos preços das casas não há comparação possível seja alugar ou comprar.
Na década de 70 que foi aonde cresci como adulto ter um curso superior era sinal de segurança e bom salário, hoje não é para grande parte.
Aonde havia fome e pobreza acentuada era na década de 50 na qual nasci, tenho ideias vagas mas mesmo assim presentes da escola primária com 4 ou 5 abastados, o meu caso, e o resto pobre com sapatos rotos alguns e fome. Várias razões contribuiram para que isso acontecesse, a não aceitação do plano Marshall por Salazar foi uma delas e enquanto a Europa recuperava nós estávamos estagnados.
A década de 60 fruto da guerra colonial melhorou muito porque as guerras trazem mortandade mas também fizeram que Salazar abrisse certas indústrias para poder fazer face à guerra.
o @D10s e eu estávamos a falar no mundo não em Portugal, no mundo em 2004 haviam muito mais a passar fome, e muitos mais jovens a morrer em conflitos armados, nem sequer jovens no geral havia muito mais gente abaixo do limiar da pobreza.

Se tivermos a falar de Portugal é outra coisa em média portugal nos últimos anos tem vindo a degradar-se a muitos níveis, há quem queria tapar o sol com uma peneira, e vai continuar a acentuar-se porque o que se faz nunca é a pensar a medio prazo.

Agora é preciso ver que há vários "portugais" separados por zonas, por rendimentos, por educação e por geração, o país não é igual para todos.

1723474155223.png

• Like
Reações: D10s

PCS

Arquibancada
9 Agosto 2015
186
253
Caro Devenish, concordo inteiramente com o que foi escrito, com a excepção da exclusão de Portugal do plano Marshall.
No fundo, começamos por rejeitar esse plano, mas depois lá acabamos por também fazer parte, de forma tímida do mesmo, recebendo uma quantia que não sei precisar, mas tenho a ideia que foi reduzida em comparação com outros países. Do que me recordo de ter lido porém, é que fomos o único país que insistiu em reembolsar o empréstimo, tendo sido feitas várias diligências junto ao departamento de Estado Norte-Americano, no sentido de receber o mesmo através da emissão de um cheque do tesouro, procedimento esse que os Americanos não estavam a contar, porque mais nenhum outro país manifestou vontade de o pagar. Daí a tirada de Salazar na altura, que apenas um país que não deva nada a ninguém é que conseguiria ser verdadeiramente independente.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,867
45,414
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
E ainda há quem se queixe que está mal em Portugal.

Salário médio aumenta mais de 6% no segundo trimestre e ultrapassa os 1.600 euros

dragon55

Tribuna
30 Março 2019
3,713
4,825

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,540
28,687
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
“Ela disse-me que eu ia ser rico e vendi a minha casa. Perdi 280 mil euros”
“Ela disse-me que eu ia ser rico e vendi a minha casa. Perdi 280 mil euros”

Lesados contam porque acreditaram no negócio da OmegaPro ao ponto de entregarem as poupanças de uma vida e venderem as suas próprias casas.

https://www.publico.pt/2024/08/13/sociedade/noticia/disseme-ia-rico-vendi-casa-perdi-280-mil-euros-2100276

Onde é que está o "Xpetaculo" do gordo Mendes??
Incrível como o truque é sempre o mesmo mas existem sempre pessoas a cair na mesma coisa..

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,568
16,900
E ainda há quem se queixe que está mal em Portugal.

Salário médio aumenta mais de 6% no segundo trimestre e ultrapassa os 1.600 euros

A média num país com tantas desigualdades é um número que está longe de espelhar a realidade. A Classe Média está cada vez mais ameaçada.

Qual será a percentagem que ganha tanto ou mais que 1.600 euros ? Ficaria surpreendido se fossem mais que 25%.

E quantos ganham menos que 1.000 ? Certamente uma percentagem muito elevada.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,867
45,414
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
A média num país com tantas desigualdades é um número que está longe de espelhar a realidade. A Classe Média está cada vez mais ameaçada.

Qual será a percentagem que ganha tanto ou mais que 1.600 euros ? Ficaria surpreendido se fossem mais que 25%.

E quantos ganham menos que 1.000 ? Certamente uma percentagem muito elevada.
são valores brutos, 1600 euros brutos devem dar cerca de 1300 euros, tem que ser mais que 25% porque caso contrario não dava para compensar os tais que ganham 1000 euros.

Quanto é que achas que um agregado familiar com uns 30 anos tem que ganhar para se puder chamar classe média?

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
24,751
15,373
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Aqui normalmente só se vem dar más notícias, estas são boas e devem ser destacadas mesmo por quem, meu caso, fiquei surpreendido e não estava à espera.
Medidas anunciadas por Montenegro na Festa do Pontal do PSD;
O Governo vai aprovar um suplemento extraordinário para as pensões mais baixas, que irá variar entre os 100 e 200 euros, e será paga em outubro.
O "suplemento extraordinário" será de 200 euros, para quem tenha pensão até 509,26 euros, de 150 euros para as pensões entre 509,26 e 1018,52 euros e 100 euros para as pensões entre 1018,52 e 1527,78.
Vamos decidir a criação de um passe ferroviário de 20 euros mensais que dará acesso a todos os comboios urbanos, regionais e também intercidades”, anunciou.
“Quem morar em Braga e quiser ir ao Porto ou Aveiro, quem morar em Aveiro e quiser ir a Leiria e a Lisboa, quem morar em Lisboa e quiser ir Leiria ou Faro terá a oportunidade de o fazer por 20 euros por mês”

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,568
16,900
são valores brutos, 1600 euros brutos devem dar cerca de 1300 euros, tem que ser mais que 25% porque caso contrario não dava para compensar os tais que ganham 1000 euros.

Quanto é que achas que um agregado familiar com uns 30 anos tem que ganhar para se puder chamar classe média?
Sim percebi que são valores brutos. No mínimo 2.000 euros limpos + subsídios de refeição que dá um total de cerca de 2.300 euros. É o mínimo para um casal viver com uma certa dignidade, mas incapaz de viver numa área central do Porto ou Lisboa, se tiver um filho, que faz aumentar as despesas. A não ser que tenham uma casa por herança ou através de alguma ajuda familiar. Se depender apenas dos seus rendimentos vivem apertados. Por isso essa média que são cerca 1.300 limpos, num país em que mais de metade não ganha 1.000 limpos, tem uma economia muito limitada e daí tão dependente do turismo.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,867
45,414
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Sim percebi que são valores brutos. No mínimo 2.000 euros limpos + subsídios de refeição que dá um total de cerca de 2.300 euros. É o mínimo para um casal viver com uma certa dignidade, mas incapaz de viver numa área central do Porto ou Lisboa, se tiver um filho, que faz aumentar as despesas. A não ser que tenham uma casa por herança ou através de alguma ajuda familiar. Se depender apenas dos seus rendimentos vivem apertados. Por isso essa média que são cerca 1.300 limpos, num país em que mais de metade não ganha 1.000 limpos, tem uma economia muito limitada e daí tão dependente do turismo.
Estava a perguntar classe media, um casal que faça 2300 euros em inicio de vida é proximo de pobre e nunca vai comprar uma casa.

Se tiver uns 45 anos, um filho, casa comprada há 15 anos e pagar uns 300 euros de prestação, bem gerido consegue fazer vida, mas não é classe media.

• Like
Reações: Daikan

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,568
16,900
Estava a perguntar classe media, um casal que faça 2300 euros em inicio de vida é proximo de pobre e nunca vai comprar uma casa.

Se tiver uns 45 anos, um filho, casa comprada há 15 anos e pagar uns 300 euros de prestação, bem gerido consegue fazer vida, mas não é classe media.
Creio que o segundo exemplo que deste é um luxo. Só pagar 300 euros de prestação, com um filho, e se for um casal que acumule no mínimo 3.000 euros limpos, vivem com algum conforto.

Alguém com 30/35 anos que cresceu profissionalmente há poucos anos, no meio do covid e com esta especulação imobiliária, é dose para conseguir comprar casa e viver com muito conforto. Só mesmo para quem alcança quadros elevados de liderança dentro das suas empresas ou seja um licenciado muito bem remunerado. No mínimo com o tal salário médio que poucos alcançam nesta faixa etária.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,867
45,414
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Creio que o segundo exemplo que deste é um luxo. Só pagar 300 euros de prestação, com um filho, e se for um casal que acumule no mínimo 3.000 euros limpos, vivem com algum conforto.

Alguém com 30/35 anos que cresceu profissionalmente há poucos anos, no meio do covid e com esta especulação imobiliária, é dose para conseguir comprar casa e viver com muito conforto. Só mesmo para quem alcança quadros elevados de liderança dentro das suas empresas ou seja um licenciado muito bem remunerado. No mínimo com o tal salário médio que poucos alcançam nesta faixa etária.
Vá que sejam 400 euros, para quem comprou há 10-15 anos é bastante comum.

Por isso é que há vários portugais diferentes, e o fator geracional faz diferença.