o @D10s e eu estávamos a falar no mundo não em Portugal, no mundo em 2004 haviam muito mais a passar fome, e muitos mais jovens a morrer em conflitos armados, nem sequer jovens no geral havia muito mais gente abaixo do limiar da pobreza.20 anos atrás estávamos em 2004 não era muito diferente de hoje, talvez fosse melhor que hoje era seguramente, basta olhar que ainda não tínhamos passado pela crise bancária que abalou o mundo, a inflação era nula quase e se fossemos falar da questão dos preços das casas não há comparação possível seja alugar ou comprar.
Na década de 70 que foi aonde cresci como adulto ter um curso superior era sinal de segurança e bom salário, hoje não é para grande parte.
Aonde havia fome e pobreza acentuada era na década de 50 na qual nasci, tenho ideias vagas mas mesmo assim presentes da escola primária com 4 ou 5 abastados, o meu caso, e o resto pobre com sapatos rotos alguns e fome. Várias razões contribuiram para que isso acontecesse, a não aceitação do plano Marshall por Salazar foi uma delas e enquanto a Europa recuperava nós estávamos estagnados.
A década de 60 fruto da guerra colonial melhorou muito porque as guerras trazem mortandade mas também fizeram que Salazar abrisse certas indústrias para poder fazer face à guerra.
Se tivermos a falar de Portugal é outra coisa em média portugal nos últimos anos tem vindo a degradar-se a muitos níveis, há quem queria tapar o sol com uma peneira, e vai continuar a acentuar-se porque o que se faz nunca é a pensar a medio prazo.
Agora é preciso ver que há vários "portugais" separados por zonas, por rendimentos, por educação e por geração, o país não é igual para todos.