Actualidade Internacional

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,840
7,096
Nos últimos 200 anos ou nos últimos 20 000, é indiferente. Ciro, Alexandre, Júlio César, Afonso de Albuquerque, Pizarro ou Cortez não fizeram a guerra por motivos religiosos ou ideológicos, foi sempre por ouro, prata e poder. Os únicos exemplos que me ocorrem de motivação religiosa foi a jiade de Maomé e as Cruzadas.
E as lutas da Europa contra os protestantismo( Guerra dos 30 anos)?

A guerra da Irlanda vs Inglaterra?

A Inquisição?

É facto que desde o séc 19 que a guerra com a componente religiosa desceu de incidência mas até ai foi das maiores razões de conflitos

Última edição:

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,084
6,867
E as lutas da Europa contra os protestantismo( Guerra dos 30 anos)?

A guerra da Irlanda vs Inglaterra?

A Inquisição?

É facto que desde o séc 19 que a guerra com a componente religiosa desceu de incidência mas até ai foi das maiores razões de conflitos
A guerra dos 30 anos teve motivações religiosas, mas também políticas, económicas e geoestratégicas. Se calhar a religião serviu apenas como rastilho.

Acho que na guerra da independência da Irlanda as motivações religiosas já são de segunda ordem. Os irlandeses passaram séculos a ser tratados como servos pelos barões ingleses, e andavam a lutar pela independência desde o século XVI. Aí as motivações são políticas (nacionalismo).

Eu não sou tenho religião, mas acho que tens uma visão demasiado redutora sobre o assunto.
Durante milénios, as religiões cumpriram um papel aglutinador, sendo a base da coesão social duma comunidade. Mais tarde esse papel passou a ser cumprido pelo nacionalismo (muitas vezes aliado à religião, como na Irlanda ou na Polónia), até que o capitalismo avançado acabou por destruir tudo isso, religião e nacionalismo, em favor duma ordem global sem fronteiras. Hoje em dia os únicos factores de aglutinação social em cada país parecem ser a língua e o futebol de selecções.

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,681
6,076
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
“cortar a traqueia a uns muçulmanos “. “Pulverizar uns muçulmanos que ninguém quer saber”

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

• Like
Reações: Vlk

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,348
9,881
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,664
8,061
46
Lisboa
“cortar a traqueia a uns muçulmanos “. “Pulverizar uns muçulmanos que ninguém quer saber”

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Ele escreve isso e depois os "moderados" dizem que há aqui radicais dos dois lados, e que aquilo tu, eu e outros escrevemos é tão grave e radical como essas frases.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,004
16,456
Fonte: os Pravdas do costume ...

Só demonstra que em Israel há a liberdade de imprensa que se exige em qualquer regime democrático. Mesmo que seja propaganda como a que se lê nesses tweets.
É um regime tão democrático e tão exemplar que proíbe os funcionários públicos de assinarem o jornal.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
84,902
150,137
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Ele escreve isso e depois os "moderados" dizem que há aqui radicais dos dois lados, e que aquilo tu, eu e outros escrevemos é tão grave e radical como essas frases.
Há, e não escrevas "moderados" entre parenteses só porque não são 100% do teu lado ideológico, compreende isso.
Agora tens de aprender que nem todos os extremistas se expressam da mesma forma, uns são mais crassos, outros usam umas palavras mais caras para dizer o mesmo.
Tens aqui um colega que já disse, lá está de forma eloquente, que todos os israelitas são monstros e que é para acabar com Israel.
E tens o colega que é mais "baderne" e diz que é para "matar e degolar os maometanos pá".

Podes falar com as pessoas sem ironia grossa, não sou um tolinho e tu sabes. Agora olha tenho a minha opinião.
E não nunca disse que eras tu o outro extremista, que falácia do catano oh @Vlk , podemos ter alinhamentos ligeiramente diferentes aqui e ali, mas nunca te chamei extremista.
Até temos um alinhamento com similaridades neste assunto, que é a condenação da chacina de inocentes.

• Like
Reações: Vlk