E as lutas da Europa contra os protestantismo( Guerra dos 30 anos)?
A guerra da Irlanda vs Inglaterra?
A Inquisição?
É facto que desde o séc 19 que a guerra com a componente religiosa desceu de incidência mas até ai foi das maiores razões de conflitos
A guerra dos 30 anos teve motivações religiosas, mas também políticas, económicas e geoestratégicas. Se calhar a religião serviu apenas como rastilho.
Acho que na guerra da independência da Irlanda as motivações religiosas já são de segunda ordem. Os irlandeses passaram séculos a ser tratados como servos pelos barões ingleses, e andavam a lutar pela independência desde o século XVI. Aí as motivações são políticas (nacionalismo).
Eu não sou tenho religião, mas acho que tens uma visão demasiado redutora sobre o assunto.
Durante milénios, as religiões cumpriram um papel aglutinador, sendo a base da coesão social duma comunidade. Mais tarde esse papel passou a ser cumprido pelo nacionalismo (muitas vezes aliado à religião, como na Irlanda ou na Polónia), até que o capitalismo avançado acabou por destruir tudo isso, religião e nacionalismo, em favor duma ordem global sem fronteiras. Hoje em dia os únicos factores de aglutinação social em cada país parecem ser a língua e o futebol de selecções.