Epa...isto vindo dum gajo como tu q conhece até é estranho.
Esquece 50 ou 40 anos atrás. daqui a pouco estamos a falar do pátio das cantigas.
Os poderes e onde se escondem são muito mais rápidos q nós, as comparações entre anos ja sao dificeis quanto mais décadas.
Há um padrão, um "engenharia social" em TUDO o q é conteúdo, cinema, TV, anúncios (vejam bem)...há um pastorear do gado.
É uma forma de achincalhar o intelecto.
Levo esta moda ridicula no cinema como levo os anúncios da Mercedes ou do McDonalds com slogan de igualdade e diversidade.
É o capitalismo a escolher quem domesticou. A história, a cultura, as palavras! perdem o significado nas mãos desta máquina perpétua de banalidades.
O cinema actual e suas escolhas encaixa aqui.
Não me leves a mal mas eu julgo que tu tens um problema de base. Tens as tuas ideias políticas e conceptuais do mundo e depois deixas que isso condicione aquilo que é o teu entendimento da arte. Claro que tudo que fuja aquilo que é o teu entendimento do mundo acaba por ser lixo e banalidade. Mas esse teu discurso que tu achas que é moderno e se combate a esta praga que é o wokismo é na verdade
1- um discurso decalcado desde sempre. Sempre que existem movimentos de ruptura cultural existem aqueles que aderem e aqueles que dizem que no meu tempo é que era bom.
2- ao estares a defenir a arte com a qual não concordas como banal e que não merece existir, é essa a conclusão que retiro, estás a fazer o mesmo que criticas e que apelidas de lavagem cerebral de massas e de tentativa de domesticação cultural.
Tu falas em esquecer eras porque não te interessa debater isso. O exemplo que te dei é um entre imensos e tu sabes disso. Onde se viu esse choro na altura. Mesmo que tivesse existido, e à semelhança de toda a cultura, passados tantos anos o que restou desse filme? A arte do realizador ou a polémica escolha do ator. E isto é transversal não se apenas no cinema mas em toda a arte. Ópera, literatura, música, pintura, teatro, quantos movimentos foram ridicularizados e apelidados de anti cultura para depois marcarem eras em termos culturais. Basquiat foi arrasado pelo wokismo snob de direita da altura e hoje é dia de um artista relevantissimo, Picasso foi arrasado por rebentar com alguns cânones da pintura e que foi feito dos seus críticos??
Por fim, falas que o wokismo é o cinema atual mas isso é mentira. Tens muito cinema que tu pura e simplesmente desconheces ou entao não vês por motivos políticos ou de outra ordem e que se tivesses um pouco mais de abertura irias ver que esse teu argumento é redutivo e injusto.
Ps. Nao mencionei sequer o que tu disseste do kendrick lamar, por exemplo.. e isso demonstra um pouco o que escrevi acima..
Mas estamos no direito de discordar.
Ps: Nunca vi nenhum star wars por exemplo e toda esta conversa do wokismo da disney passa-me completamente ao lado. E julgo que o que deve decidir se algo é adequado ou não é o público e a sua adesão a este tipo de abordagem. Se a maioria das pessoas não gostar as coisas forçosamente têm que mudar porque ninguém anda nisto para perder dinheiro em função da suposta lavagem cerebral da sociedade.