Actualidade Internacional

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,680
4,604
Tenho para mim que as ditaduras não são de esquerda ou de direita.
Percebo, mas não sei se concordo inteiramente.
Eu diria que uma ditadura de esquerda é aquela que, além de anti-liberal, pretende falar em nome e do povo ou do Volk (e nisto os regimes nazi, soviético ou salazarista têm semelhanças óbvias).
Já as ditaduras de direita são por natureza liberais e apoiam-se sobretudo no exército (exemplos: Pinochet ou o Videla da Argentina).
O que ambas têm em comum é o nacionalismo (mas isso todos os regimes são) e o uso arbitrário da violência.

Última edição:

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,556
30,280
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Finalmente saiu a cartilha do 4chan ou do qanon.. estava tudo a ficar preocupado.. chegamos é a conclusão que sempre foram chavistas e maduristas e só agora descobriram.. curioso. Afinal o ataque à liberdade de imprensa é normal e aceitável se o encantador de burros lhes disser que afinal é.. deprimente foi o papel de andarem a fingir que se preocupavam com a Ucrânia. Bastou o palhaço mor regressar que os defensores dos princípios da liberdade os enfiaram onde sempre os tiveram..

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,680
4,604
o gajo é completamente maluco...
Se estar sentado à mesma mesa com Hitler ou Mussolini em termos de megalomania e culto da personalidade é ser maluco, Trump é 100% maluco.
Mas em política há muitas formas de ser "maluco", e se calhar as mais perigosas são aquelas que primam pela absoluta discrição.
De resto, a megalomania em si é quase inevitavel quando se acumula imenso poder (seja material ou espiritual), e se calhar Cristo e Maomé, Alexandre, Cecil Rhodes ou Estaline foram todos megalómanos.
O problema de Trump não é ser maluco nem megalómano, é ser um "idiota útil" que ainda por cima combina dois defeitos que juntos costumam ser fatais: a ignorância e a arrogância.