Não tás bem a ver o filme.
Tarifas Canadá, tarifas união europeia, fim do apoio militar à Ucrânia e Europa
O mundo vai mudar muito em 4 anos. É natural a preocupação. A Europa vai ter de investir muito na defesa e energia. Em algum sítio teremos de cortar para compensar esse esforço.
Os USA eram há décadas o farol do mundo ocidental. O nosso grande aliado a todos os níveis. A mudança radical da posição geoestratégica dos USA não posso ser vista de ânimo leve.
Epah eu percebo que de facto todo este ruído perturbe os mais sensíveis mas acho que se está a entrar numa histeria.
Nem EUA está a entrar em tanta histeria como o resto do mundo.
Trump é um populista com toques de narcisismo( ainda que seja um indivíduo vulgariassimo) em que aproveitou todas as oportunidades para fazer chegar a sua retórica, criando o elan de um líder distinto( que absolutamente não é).
Agora tanto os EUA e o Mundo Ocidental abriram brechas(sociais, económicas e políticas) para que este gajo aparecesse.
Aliás se fores a ver na Europa todos os países têm uma facção alinhada assim, uns mais representativos que os outros.
Agora vamos ver as medidas de Trump que obviamente oscilam entre os delírios e o absolutamente justo.
Comecemos pela Ucrânia que é talvez a sua grande vitória interna( paradoxalmente é verdade)
Um acordo para conseguir 50% de todo o subsolo ucraniano???
Qual será o Americano que não gosta disto?
Ele disse a boca cheia que a Administração Biden forneceu 350 mil milhões de dólares à Ucrania sem retorno.
Porque ninguém dá Administração Biden disse : Trump mente.Temos aqui um acordo que salvaguarda todas as nossos interesses?
Até agora ninguém falou...pressupoe se que de facto Biden não acautelou os interesses internos ao fornecer o que a Ucrânia precisa sem condições pré acordadas.
Nem na II Guerra Mundial isso foi feito.
Outra situação bem explorada é o incumprimento europeu no que toca ao investimento em defesa(2%).
A esmagadora maioria dos países estava abaixo disso.
Só deram o argumento que Trump queria.
E sinceramente a Europa falhou em larga escala.
Onde Trump tem estado bem pior é internamente.
Está a entrar numa onde de clientilização, de transformar o Estado numa entidade quase privada porque o objectivo é apenas tornar o Estado mais pequeno.
O acossar da classe trabalhadora se calhar foi um wake up call de malta que votou em Trump e a que agora se virou contra eles.
Sobre as tarifas eu percebo de onde isto vem até porque 60% dos clientes da minha empresa são americanos( todos descontentes com estas medidas) mas de facto o IVA da Europa é um entrave enorme as exportações americanas comparativamente às chinesas( em que os seus produtos têm preços significativamente mais baixos).
Acho pessoalmente que 25% um exagero, que penaliza toda gente.
Agora algo entre os 10/15% parece me equilibrado.
A esmagadora maioria das pessoas mesmo antes de Trump já não gostava dos EUA.
Por tudo e pelo seu contrário.
Portanto agora é continuar o bom tempo.
PS: O video sobre Gaza dá para rir. Entretenimento puro.
O que é verdadeira tristeza é que os verdadeiros responsáveis pela situação naquela região, à décadas que não falam...