Esta históra do Brexit é um assunto que me toca muito , eu e a minha mulher trabalhamos em Gibraltar , território que tem uma pequena fronteira terrestre com Espanha , fronteira essa que é não Schengen... Devido a vários conflitos de soberania com Espanha , mais própriamente águas territoriais e espaço aéreo , o fluxo na fronteira de pessoas a pé , carros e motas complica-se bastante , nem quero imaginar o que acontecerá com um Hard-Brexit , filas intermináveis para entrar e sair , problemas aduaneiros ,etc.
A meu ponto de vista é muito simplista , devido ás circunstâncias dos acordos de Dublin para a paz na Irlanda do Norte , torna-se virtualmente impossível uma saída negociada que contente todas as facções políticas .
Para haver uma saída com acordo alguém vai ter de dar o braço a torcer , não creio.
Acredito que após esta tomada de controlo da camara dos comuns seja pedido um alargamento extenso ou até mesmo a revogação do artigo 50.
Penso que ninguem no seu perfeito juízo quererá arcar com as consequências políticas futuras de um hard-brexit.