Vale a pena? Nunca cheguei a ver...Com essa prosa toda deste-me vontade de rever The man in the high castle. O lado b disso tudo.
Vale a pena? Nunca cheguei a ver...Com essa prosa toda deste-me vontade de rever The man in the high castle. O lado b disso tudo.
Vale sim.Vale a pena? Nunca cheguei a ver...
Vele, muito.Vale a pena? Nunca cheguei a ver...
Os Americanos ate ao Vietnam + Nixon eram uma autêntica força, em termos de estratégia e como se moviam no mundo.Além disso @D10s quem foi o grande vencedor nisto tudo foram os EUA, que implementaram o capitalismo na Europa arrasada, quando poderiam ter sido os comunistas a ficar com as riquíssimas economias da França e da Alemanha, e não tiveram uma única bomba a cair nos EUA continentais.
Até nisso tiveram visão.
Hoje ficariam quietinhos do outro lado do Atlântico e faziam de conta que não era nada com eles.
Os americanos contribuíram para a vitória, ninguém disse o contrário. Os americanos fizeram imenso no Pacífico. Os americanos tiveram uma enorme mão na capitulação da Itália, os americanos deram um o final empurrão na parte ocidental e central da Europa, e a batalha das Ardenas, como referiste é o ponto final nas esperanças do Hitler e se ganhou esperanças foi devido à Operação Market Garden, mas estamos a falar daquele último sprint, pouco ou nada mais restava...
Os ingleses correram com os alemães de África e da Grécia;
Os partisans jugoslavos libertaram toda a zona entre Macedónia e o sul da Áustria;
Os russos bloquearam a fronte oriental alemã e já o estavam a fazer quando os americanos entram na Europa na sua primeira batalha.
Sem a resistência e persistência dos russos, quando os americanos entrassem (se entrassem) na Europa teriam outra recepção à espera deles e o desfecho seria sempre diferente.
Concordo contigo que foram as duas frontes que sufocaram os nazis, mas quando o lençol é curto... e aqui estava todo na cabeça para proteger do frio soviético.
Ahhh concordo também contigo quando dizes que os franceses são uns pussies.
EDIT: Para mim a chegada a Berlin não simboliza a vitória. Eu sei que foi tudo tratado com antecedência.
Foi...Os americanos contribuíram para a vitória, ninguém disse o contrário. Os americanos fizeram imenso no Pacífico. Os americanos tiveram uma enorme mão na capitulação da Itália, os americanos deram um o final empurrão na parte ocidental e central da Europa, e a batalha das Ardenas, como referiste é o ponto final nas esperanças do Hitler e se ganhou esperanças foi devido à Operação Market Garden, mas estamos a falar daquele último sprint, pouco ou nada mais restava...
Os ingleses correram com os alemães de África e da Grécia;
Os partisans jugoslavos libertaram toda a zona entre Macedónia e o sul da Áustria;
Os russos bloquearam a fronte oriental alemã e já o estavam a fazer quando os americanos entram na Europa na sua primeira batalha.
Sem a resistência e persistência dos russos, quando os americanos entrassem (se entrassem) na Europa teriam outra recepção à espera deles e o desfecho seria sempre diferente.
Concordo contigo que foram as duas frontes que sufocaram os nazis, mas quando o lençol é curto... e aqui estava todo na cabeça para proteger do frio soviético.
Ahhh concordo também contigo quando dizes que os franceses são uns pussies.
EDIT: Para mim a chegada a Berlin não simboliza a vitória. Eu sei que foi tudo tratado com antecedência.
Acho que tens aí um erro histórico.Oi? foram burros na linha de defesa que montaram - limitados por não poderem construir defesas na fronteira com a Belgica, mas pussies no que toca à segunda guerra mundial...
Dunkirk só existe pela valentia francesa - recomendo vivamente a não verem o péssimo filme do Nolan com o mesmo nome.
Foi o ganhar de tempo pelo exército Francês que permitiu aos ingleses retirarem as tropas e a estes terem exército para se defenderem da Alemanha e isto foi o que permitiu o tempo, o inverno, a entrada dos Americanos na guerra, etc... acontecer.
Se os Franceses (de quem não sou historicamente fã) tivessem sido uns pussies, tinha inglaterra caido e a Alemanha poder-se-ia ter concentrado na frente Este com outra atenção.
A cena da frança como meme de serem a bandeira branca, foi também alimentada por serem o pais mais vocal em oposição à invasão do iraque.
Recomendo, no sentido oposto do tema Pussies, a leitura do livro do Christopher Macdougal - Natural Born heros (ou a Marca dos Heróis em Português) onde se lê o fascinante papel de Creta na segunda Guerra mundial.
Onde é o erro histórico se até tenho o cuidado de não recomendar o filme? - péssimo quer como filme quer como narrativa sobre o acontecimento histórico.Acho que tens aí um erro histórico.
Os britânicos, para aguentarem o suficiente para realizarem a evacuação, enviaram algumas tropas de elite para manterem os nazis ocupados. E foram todos massacrados, mas conseguiram o seu objectivo. E isto não é do filme, é de uma série de documentários.
Os franceses são peritos em reescrever a história.
Foi um chorrilho de disparates por parte dos líderes militares franceses, enfrentaram aquela guerra como se fosse mais uma guerra de trincheiras, a moral dos franceses não era grande coisa e a logística ainda era basicamente feita por cavalos e etc enquanto que dos boches já era quase toda mecanizada.
Além disso tiveram uma oportunidade de ouro de matar a segunda guerra mundial ali, quando 90 % da artilharia nazi ficou presa num engarrafamento, por causa das pequenas estradas rurais francesas.
Bastava um bombardeamento da aviação e acabava ali o devaneio nazi.
Não vamos agora reescrever a história.
De Gaule foi o único com "balls" naquele país!
Óbvio.Onde é o erro histórico se até tenho o cuidado de não recomendar o filme? - péssimo quer como filme quer como narrativa sobre o acontecimento histórico.
Eu menciono o erro estratégico francês da linha Maginot, mas este está longe de ser o único que os franceses cometeram, obviamente, nem eu diria o contrário.
Mantenho que, também por documentários e livros de história, o auxilio do exército Francês na evacuação britânica foi fundamental.
Mon ami, reescrever a história?, je ne cest pas Francais x)
quanto ao De Gaulle...
Visualizar anexo 3250
Os grandes impulsionadores da entrada dos EUA na segunda guerra mundial são Churchill e Roosevelt. A população americana estava completamente contra a entrada dos EUA na guerra até ao episodio do ataque de Pearl Harbor que foi uma espécie de "inside job" porque apesar do ataque dos japoneses os americanos sabiam com antecedência quando ele iria acontecer mas deixaram os acontecimentos se desenrolarem para terem um pretexto para entrarem na guerra.Aliás o próprio Stalin foi um dos grandes impulsionadores da entrada dos EUA na segunda guerra, para assim aliviarem a front russa. Ele sabia que uma guerra, que provavelmente iria ser de mais alguns anos, seria devastadora para a moral soviet e para a sua governação.
Sendo de quem é, fazes um texto equilibrado e bem sustentado. Apenas uma adenda:O grandes impulsionadores da entrada dos EUA na segunda guerra mundial são Churchill e Roosevelt. A população americana estava completamente contra a entrada dos EUA na guerra até ao episodio do ataque de Pearl Harbor que foi uma espécie de "inside job" porque apesar do ataque dos japoneses os americanos sabiam com antecedência quando ele iria acontecer mas deixaram os acontecimentos se desenrolarem para terem um pretexto para entrarem na guerra.
O exercito da URSS era muito mais numeroso e muito mais preparado para as dificuldades extremas da guerra. O que não tinham era armamento sofisticado e foi essa ajuda que receberam dos EUA por intermedio de Churchill que impulsionou os americanos a fornecerem equipamento moderno aos soviéticos.
De qualquer das maneiras o trabalho mais difícil e mais essencial foi feito pelos soviéticos, foram eles que ganharam a guerra. Nenhum outro exercito nem outro povo teria resistido aos alemães naquela frente oriental. Os franceses como sempre acobardaram-se, os ingleses eram os mais corajosos mas tinham poucos recursos comparativamente com Alemanha, URSS e EUA e estes últimos basicamente ficaram com parte dos louros depois da URSS lhes ter ganho a guerra.