Actualidade Internacional

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,657
6,930
46
Lisboa
A resposta pode ser, nunca. E vamos andar nisto para eternidade.

Devolvi-te a pergunta, porque é uma perspectiva interessante para um português. Quando é que os angolanos (ou outra colónia qualquer) podem deixar de ter razões objectivas de se queixar? E tu (ou os teus filhos ou os teus netos) como português que não teve nada a haver com aquilo tem dívidas com o povo angolano?

Muito brancos americanos, não tiveram família na américa durante a escravatura, ou o apartheid ou nos anos 80/90 sequer. E não são objectivamente racistas. Têm uma dívida pela cor da pele?
Ex-colónias. .. não me vou meter nisso agora se não meto-me num "sarilho" aqui com vocês e não saio daqui hoje.

Mas eu só falo por mim. Eu não peço a nenhum branco que se auto-recrimine. Agora acho infantil, que numa multidão de milhões nas ruas andar a apontar o dedo à uma franja marginal (que mesmo que seja representativa na realidade, neste assunto é uma nota de rodapé).

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Sempre que és questionado com exemplos do Mundo para a situação americana, a tua resposta é que são situações diferentes.

A questão é que não são, são identicas.

Os afro americanos tem razão nas reinvindicações de igualdade, assim com os hispanicos os asiaticos, os nativos e os brancos.
Não tem é direito a exigirem uma punição a uma etnia a qual hoje em dia a grande maioria os trata com igualdade.
E se no global vivem desfavorecidamente em relação a outras, provavelmente é por outros motivos que não a cor da pele
Mas a comunidade afro-americana não exige punições nem quer que as gerações actuais de brancos se sintam culpados e se penitenciem, é na sua larga maioria constituída por pessoas que manifestam apenas as suas frustrações do dia-a-dia de e lutam pela igualdade direitos, como qualquer minoria...

Estas políticas identitárias de extrema esquerda e estes novos conceitos pós-modernistas constituídos na sua esmagadora maioria por brancos de extrema esquerda e de classe média/alta e incluem minorias de minorias é que aparecem com estas ideias fascistas, racistas e totalitárias para segundo eles combater o fascimo e o raciscmo, são facilmente descredibilizadas e desmitificadas através da razão e da ciência.

Enquanto continuarmos com esta obsessão por querer catalogar pelas raças e por querer catalogar os indíviduos de todas as maneiras e feitos criando grupos e sub-grupos que nos dividem cada vez mais, não vamos a lado nenhum enquanto sociedade livre. As pessoas devem ser tratadas por aquilo que fazem e são, não pela cor da pele e devem ser livres de viver da forma que melhor lhes agrade sem que coloquem em causa a liberdade dos outros.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,700
6,594
Desculpa, a exploração das colónias aconteceu com que sistemas políticos a governar Portugal? Numa democracia plena e com a maioria da população consciente em termos políticos?
E o que aconteceu quando a democracia voltou a este país? Portanto é mais um argumento falacioso e que comparativamente com a realidade norte americana não tem paralelo analógico.
Na democracia não tens individuos com direitos vedados?

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Agora acho infantil, que numa multidão de milhões nas ruas andar a apontar o dedo à uma franja marginal (que mesmo que seja representativa na realidade, neste assunto é uma nota de rodapé).
Não é uma franja marginal, é uma franja que lucra milhões de dólares à custa de verdadeiras frustrações e sentimentos legítimos das minorias e que apesar de ser uma "franja" tem milhões de seguidores e exerce uma pressão social tremenda ao ponto de estarem a haver verdadeiras purgas nas instituições de ensino e científicas dos EUA, com pedidos para a "descolonização" da ciência e corte de fundos à investigação científica. Basta estar um bocado atento à realidade para perceber que não é uma franja "sem significado" e inconsequente, mas sim uma franja bastante numerosa apesar de não constituir a maioria e perigosa. Toda e qualquer ameaça à liberdade das sociedades deve ser combatida, seja de que espectro ideológico for. Os EUA estão neste momento sob ameaça tanto de um lado como de outro e o resultado final será o mesmo, uma sociedade muito mais autoritária, seja a pender para a esquerda seja a pender para a direita.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,700
6,594
Mas a comunidade afro-americana não exige punições nem quer que as gerações actuais de brancos se sintam culpados e se penitenciem, é na sua larga maioria constituída por pessoas que manifestam apenas as suas frustrações do dia-a-dia de e lutam pela igualdade direitos, como qualquer minoria...

Estas políticas identitárias de extrema esquerda e estes novos conceitos pós-modernistas constituídos na sua esmagadora maioria por brancos de extrema esquerda e de classe média/alta e incluem minorias de minorias é que aparecem com estas ideias fascistas, racistas e totalitárias para segundo eles combater o fascimo e o raciscmo, são facilmente descredibilizadas e desmitificadas através da razão e da ciência.

Enquanto continuarmos com esta obsessão por querer catalogar pelas raças e por querer catalogar os indíviduos de todas as maneiras e feitos criando grupos e sub-grupos que nos dividem cada vez mais, não vamos a lado nenhum enquanto sociedade livre. As pessoas devem ser tratadas por aquilo que fazem e são, não pela cor da pele e devem ser livres de viver da forma que melhor lhes agrade sem que coloquem em causa a liberdade dos outros.
Mas essas frustrações de dia a dia tem outra origem que não a discriminação racial.
Tem origem nas desigualdades economicas em que aqueles que tem muita riqueza e continuam acumular enquanto e as pessoas trabalhampara viver cada tem cada vez menos conforto e comodidade.
Aliás um problema muito mais cravado nas sociedades de hoje que o proprio racismo.

A questão é que cada vez mais há intervenções em que os afro americanos dizem para brancos " you don t n know what is like because you never felted"

Esta frase só por si é uma quase exigencia de punição.Por isso digo mesmo as pessoas que tratem todos da mesma forma com igualdade numa discussão , a carta racial é utilizada desta forma.
Mesmo em situações que nada tem a ver

Porto sentido

Bancada central
22 Julho 2018
1,416
1,525
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Então vamos por partes.

@SUPERMLY , @slowboy , @Porto sentido

Portanto exatamente desde que data é que os negros deixaram de ter razões objectivas para se queixar?
(é só para perceber se estamos a falar da mesma História)
Os negros, os brancos, os amarelos, os vermelhos e os azuis às riscas brancas devem queixar-se sempre que se sentirem que estão a ser prejudicados.

Felizmente, hoje vivemos numa sociedade que nos permite a queixa, a denúncia, a petição, a associação, a representação política, a expressão e, em alguns casos, a ação direta e a legítima defesa.

É uma sociedade perfeita? Não, não é. Estará sempre em construção.
É uma sociedade racista? Não, não é. As leis das sociedades ocidentais são gerais e abstratas, e não discriminam a cor, o género, a religião ou a afiliação política.
Há racistas poderosos na nossa sociedade? Does the bear shit in the woods?

Se os queixosos (escolhe a cor) sentem que a grande injustiça das suas vidas são acontecimentos de outras vidas, e que para sempre ficarão agrilhoados a essas injustiças, como se essas injustiças fossem a causa de todas as suas frustrações mundanas, então nada os poderá salvar, a não ser o fim da história.

Eu penso assim porque acredito no indivíduo, no seu valor intrínseco, qualquer que seja a cor da pele. E tenho a sorte de viver numa sociedade (mundo ocidental) que me dá condições para pensar assim. Mas também dá condições a quem pensa o contrário. Se isto não é um exemplo flagrante do ENORME sucesso civilizacional que temos a felicidade de viver, não sei o que possa ser.

E, finalmente, se eu disser p.e.x que hoje em dia não morre tanta gente de cancro, não significa que eu me esteja a cagar para quem sofre com a doença, nem que a doença está extinta. Ok?

Abraço!

Última edição:
  • Like
Reações: SUPERMLY

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,700
6,594
1- Ainda tens uma pergunta por responder.
2 - Em Portugal, após o 25 de abril, não me lembro disto ter ocorrido, por exemplo..

A exploração das colonias aconteceu em Monarquia, Democracia e Ditadura.

Era bom se os EUA tivessem tido só 3 pessoas a opor se a integração como está na foto

Última edição:

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,700
6,594
Ex-colónias. .. não me vou meter nisso agora se não meto-me num "sarilho" aqui com vocês e não saio daqui hoje.

Mas eu só falo por mim. Eu não peço a nenhum branco que se auto-recrimine. Agora acho infantil, que numa multidão de milhões nas ruas andar a apontar o dedo à uma franja marginal (que mesmo que seja representativa na realidade, neste assunto é uma nota de rodapé).
Se a franja marginal dos manifestantes são os antifa e os grupos anarquistas, Chauvin tb é a franja marginal de uma instituição que mantem a lei e protege todos os cidadãos que é a policia.

Não se pode dizer que a policia é racista porque 2 ou 3 cometeram assassinatos de indole racial e depois desculpar a violencia, a pilhagem , assaltos e roubos por uma parte de manifestantes dizendo que é uma franja marginal.

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Mas essas frustrações de dia a dia tem outra origem que não a discriminação racial.
Tem origem nas desigualdades economicas em que aqueles que tem muita riqueza e continuam acumular enquanto e as pessoas trabalhampara viver cada tem cada vez menos conforto e comodidade.
Aliás um problema muito mais cravado nas sociedades de hoje que o proprio racismo.

A questão é que cada vez mais há intervenções em que os afro americanos dizem para brancos " you don t n know what is like because you never felted"

Esta frase só por si é uma quase exigencia de punição.Por isso digo mesmo as pessoas que tratem todos da mesma forma com igualdade numa discussão , a carta racial é utilizada desta forma.
Mesmo em situações que nada tem a ver
Não vou por aí, muitos sentem com toda a certeza discriminação racial, outros sentem menos, outros não sentem nenhuma discriminação. Não podemos generalizar, um país não é homogéneo, há zonas onde o racismo é maior, outros onde é muito menor, noutras será praticamente residual. Eu não vou dizer nem aos outros aquilo que eles devem pensar ou sentir. Se as pessoas sentem-se alvo de racismo só têm que reivindicar os seus direitos e eu serei sempre solidário com esta luta.

Eu não tenho nada contra essa frase, pelo contrário, eu nunca senti racismo e é óbvio, lógico e natural que qualquer grupo que seja uma maioria não vai sentir isso na pele. Não acho que seja de todo uma exigência de punição, nem levo sequer para aí, é apenas a constatação de um facto. Eu posso estar solidário com a dor de uma pessoa, mas não a compreendo porque nunca a vivi daquela forma, não vejo onde está a controvérsia aqui. As pessoas da comunidade negra têm que ser ouvidas, tem que haver discussão entre todas as partes, é fundamental, não se pode fingir que nada se passa e continuarmos a viver com a cabeça debaixo do tapete.

O que me preocupa não é de todo isto, mas sim os movimentos subversivos que se aproveitam de problemas e frustrações reais das minorias.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,700
6,594
Não vou por aí, muitos sentem com toda a certeza discriminação racial, outros sentem menos, outros não sentem nenhuma discriminação. Não podemos generalizar, um país não é homogéneo, há zonas onde o racismo é maior, outros onde é muito menor, noutras será praticamente residual. Eu não vou dizer nem aos outros aquilo que eles devem pensar ou sentir. Se as pessoas sentem-se alvo de racismo só têm que reivindicar os seus direitos e eu serei sempre solidário com esta luta.

Eu não tenho nada contra essa frase, pelo contrário, eu nunca senti racismo e é óbvio, lógico e natural que qualquer grupo que seja uma maioria não vai sentir isso na pele. Não acho que seja de todo uma exigência de punição, nem levo sequer para aí, é apenas a constatação de um facto. Eu posso estar solidário com a dor de uma pessoa, mas não a compreendo porque nunca a vivi daquela forma, não vejo onde está a controvérsia aqui. As pessoas da comunidade negra têm que ser ouvidas, tem que haver discussão entre todas as partes, é fundamental, não se pode fingir que nada se passa e continuarmos a viver com a cabeça debaixo do tapete.

O que me preocupa não é de todo isto, mas sim os movimentos subversivos que se aproveitam de problemas e frustrações reais das minorias.
Eu defendo que se oiça todas as comunidades a afro americana, asiatica, hispanica, branca, nativa.
Todos tem de fazer parte da solução.

Aquilo que não se pode dizer é que uma sociedade é estruturalmente racista porque uma serie de individuos o são mesmo em determinadas instituições.
E generaliza lo porque a grande maioria das pessoas nas instituições é de etnia diferente da minoria contra a qual foi perpetuado actos de racismo em situações especificas.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,263
29,826
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
A exploração das colonias aconteceu em Monarquia, Democracia e Ditadura.

Era bom se os EUA tivessem tido só 3 pessoas a opor se a integração como está na foto
Uma democracia onde 76,1% não sabia ler nem escrever, com eleições onde votavam 9.5% da população total e onde existiram 45 governos num prazo de 16 anos só pode ser considerada democracia de brincar. Ou provisória tendo em conta o período que se vivia na altura.
Mas voltámos ao mesmo. Comparam-se situações que não são comparáveis e valorizam-se faits divers apenas para tentar desviar a atenção do foco essencial.
E ainda estou à espera da resposta sobre o livre arbítrio dos índios.

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Eu defendo que se oiça todas as comunidades a afro americana, asiatica, hispanica, branca, nativa.
Todos tem de fazer parte da solução.

Aquilo que não se pode dizer é que uma sociedade é estruturalmente racista porque uma serie de individuos o são mesmo em determinadas instituições.
E generaliza lo porque a grande maioria das pessoas nas instituições é de etnia diferente da minoria contra a qual foi perpetuado actos de racismo em situações especificas.
É precisamente aí que entra a ciência. Ninguém individualmente, na sociedade americana, pode afirmar com toda a certeza, que existe racismo estrutural e institucional, até porque é um conceito dúbio. Ninguém tem dúvidas que existe racismo e que em determinados locais é até bastante forte, mas ninguém tem o conhecimento e a capacidade para fazer esse tipo de afirmação. Só os estudos científicos é que podem realmente dizer se uma sociedade é estruturalmente racista e está na sua generalidade montada para criar dificuldades às minorias. É aqui que tem de entrar o bom senso e a moderação e não entrarmos em histerias colectivas. Os EUA já foram uma sociedade estruturalmente racista, disso ninguém tem dúvidas, havia segregação racial e os pretos não tinham os mesmo direitos que os brancos. Isso mudou, constitucionalmente e juridicamente, todas as pessoas têm de todos os grupos étnicos têm os mesmos direitos, também me parece lógico, que determinados sistemas possuam pessoas influentes racistas, reminescências de um período de segregação. Torna-se extremamente complicado fazer uma avaliação séria, justa e precisa, por isso é que precisamos dos estudos científicos e das pessoas que estudam fenómenos culturais, sociais, psicológicos, biológicos, etc. Variáveis que nós nem sequer temos noção que influenciam, etc. Os poucos estudos que existem apontam no sentido de não haver um racismo sistémico e estrutural na sociedade americana, mas há poucos e é fundamental que se façam mais.

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Desculpa, a exploração das colónias aconteceu com que sistemas políticos a governar Portugal? Numa democracia plena e com a maioria da população consciente em termos políticos?
E o que aconteceu quando a democracia voltou a este país? Portanto é mais um argumento falacioso e que comparativamente com a realidade norte americana não tem paralelo analógico.
Embora não perceba esse reset, alguns dos pecados de Portugal nas colónias foram feitos já com Portugal democrático.

Mas se só é justo falar de Portugal pós 1974. Então também vou definir que não é justo falar sobre a américa do século 19 que tinha estados sem lei e teve uma guerra civil pelo meio. Ou dos USA quando existia um de facto apartheid (altura em que a europa tinha colónias e os seus próprios apartheids). Fez reset também.

Já agora o Bairro da Jamaica existe no Seixal (uma camara comunista desde 1974) em 2020. E existem muitos mais. Altura de irem lá pedir desculpa pelos vossos crimes.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,263
29,826
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Os poucos estudos que existem apontam no sentido de não haver um racismo sistémico e estrutural na sociedade americana, mas há poucos e é fundamental que se façam mais.
Enquanto não existir maior representatividade dessas minorias os estudos apontarão sempre para aí..
Não é à toa que os polícias ficaram contentes com a saída da Loretta Lynch. Porque o trabalho de controlo (mesmo que com defeitos naturais) que estava a ser efetuado desapareceu e voltou-se a tempo de impunidade policial. Do incentivo à violência policial. Com selo presidencial. E com os resultados que se vê..
E portanto, seria era fundamental reforçar essa mesma representatividade, assegurar essa fiscalização dos direitos. Mas não é isso que está a acontecer e não é isso que irá acontecer no futuro.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,549
3,749
Conquistas
1
  • José Mourinho
Mais uma vez a manipular as eleições. Já da prima vez foi o mesmo e nada foi feito para o impedir. Agora até a censura utiliza para não perder votos.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,263
29,826
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Embora não perceba esse reset, alguns dos pecados de Portugal nas colónias foram feitos já com Portugal democrático.

Mas se só é justo falar de Portugal pós 1974. Então também vou definir que não é justo falar sobre a américa do século 19 que tinha estados sem lei e teve uma guerra civil pelo meio. Ou dos USA quando existia um de facto apartheid (altura em que a europa tinha colónias e os seus próprios apartheids). Fez reset também.

Já agora o Bairro da Jamaica existe no Seixal em 2020. E existem muitos mais. Altura de irem lá pedir desculpa pelos vossos crimes.
Tu é que disseste que a pessoa em questão tinha que pedir desculpas. Ora, se esses governos não estavam mandatados pela vontade democrática do povo
1 - Não vejo onde é que nós, individualmente, temos que pedir desculpa pelo que quer que seja. Falamos de decisões de uma monarquia e de um regime ditatorial que muita gente ainda tem saudades em Portugal.

2 - Como se viu, e dos primeiros passos de uma democracia ainda jovem (com efetiva representatividade), foi abolir esse mesmo sistema de colónias, portanto não vejo onde é que isso é comparável como a situação norte americana onde para além da escravatura (que por si só originou uma guerra civil no interior do próprio país) existiu segregação racial e uma violação gritante dos direitos de uma parte da população que ainda persistem nos dias de hoje..

Ps 1 - Nos bairros sociais não vivem só pretos. Se lá fores és capaz de descobrir isso.
PS: 2 - Interessante seria saber, e tendo em conta a tua aparente ideologia política, qual o teu pensamento sobre a descolonização e os moldes em que foi efetuada em Portugal. Mas isso não é relevante para a questão em causa.

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Enquanto não existir maior representatividade dessas minorias os estudos apontarão sempre para aí..
Não é à toa que os polícias ficaram contentes com a saída da Loretta Lynch. Porque o trabalho de controlo (mesmo que com defeitos naturais) que estava a ser efetuado desapareceu e voltou-se a tempo de impunidade policial. Do incentivo à violência policial. Com selo presidencial. E com os resultados que se vê..
E portanto, seria era fundamental reforçar essa mesma representatividade, assegurar essa fiscalização dos direitos. Mas não é isso que está a acontecer e não é isso que irá acontecer no futuro.
Isso não faz muito sentido, é de certa forma um paradoxo. A não ser que os estudos fossem fraudulentos, o que não me parece o caso dada a elevada representatividade e quem conduziu os estudos. Não há motivos para duvidar do que foi estudado, mas sim para pedir mais estudos. Existem cada vez mais pessoas negras em posições e cargos de poder, em todas as vertentes da sociedade. Para influenciar estudos destas dimensões seria necessário uma sociedade igual às dos tempos da segregação racial. Actualmente é impossível.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,263
29,826
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Isso não faz muito sentido, é de certa forma um paradoxo. A não ser que os estudos fossem fraudulentos, o que não me parece o caso dada a elevada representatividade e quem conduziu os estudos. Não há motivos para duvidar do que foi estudado, mas sim para pedir mais estudos. Existem cada vez mais pessoas negras em posições e cargos de poder, em todas as vertentes da sociedade. Para influenciar estudos destas dimensões seria necessário uma sociedade igual às dos tempos da segregação racial. Actualmente é impossível.
Isso levaria a uma discussão enorme sobre aquilo que é a realidade nos U.S.A.
Durante décadas tivemos estudos que provavam que os cigarros não causavam perigo nenhum. Feitos por cientistas. Hoje sabemos que é uma perfeita loucura. Mas na altura, quem defendia que os cigarros faziam mal foram perfeitamente humilhados em público em diversas situações. Falamos de um país que simulou provas para iniciar guerras e por aí fora. Não adianta estar sempre a falar no mesmo.
Ainda assim estamos de acordo sobre o aumento dos estudos. Mas tendo em conta que não serão os estudos que irão mudar o comportamento racista que é inerente a uma parte da população. Apenas mudanças políticas e sociais o conseguirão fazer. E como disseste e bem, o caminho em termos políticos não parece ser esse.

• Like
Reações: John Wick

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,657
6,930
46
Lisboa
Os judeus nunca foram reparados do sofrimento que lhes causaram.
Arranjaram lhes um país que depois ainda lhes trouxe mais sofrimento porque os arabes não os querem lá, devolveram lhes parte do ouro e da riqueza que lhes tiraram(porque parte dela foi desviada) e miluvit.
Pela tua ordem de ideias os alemães (mesmo os não nazis) deveriam se ter apresentado voluntariamente ás camaras de gás e aos fornos para sofrerem exactamente o que os judeus sofreram.

Obviamente que salvaguardadas as devidas distancias das situações é isso que os afro americanos querem.

Aliás mais do que verdadeira igualdade, oportunidades, educação saude e tratamento.
Querem punição

PS: Queres saber o que os judeus fizeram?Meteram mãos a obra e são hoje topo 5 do mundo em desenvolvimento humano, saude, educação, tecnologia e armamento.
Mas tu queres mesmo comparar o incomparável?!?!?

Os Judeus receberam um país, onde puderam votar desde o primeiro dia, e receberam muitas formas de ajuda incluindo financeira. Os negros depois da abolição da escravatura receberam linchamentos, depois dos linchamentos segregação racial, e só praticamente 100 anos depois da abolição é que todos puderam votar.

E já agora o que é que aconteceria se um judeu fosse morto na Alemanha da mesma forma que o George Floyd?

Os negros querem punição em vez igualdade? Se estiveres a falar de punição por quem comete atos destes, quem é que não quer? Se estiveres a falar de punição pelos anos da escravatura desculpa lá mas estás a inventar, ou no mínimo a fazer uma generalização que vai dar no mesmo, ou a deturpar a justa vontade de reconhecimento público da História.

Última edição: