Actualidade Internacional

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
Manageiro de futból disse:
Sendo que a solução que tu propões é comprar um carro topo de gama, igual ao do primo que está na Suiça, que já sabes que não vais conseguir pagar.

Excelente.
A solução é continuar a pagar pelo chaço que de ano para ano custa mais em manutenção, que já não pode andar a mais de 50km/h, os travões estão no limite dos desgaste e já não existem peças adequadas à substituição... depois de uns anos de uso ainda damos a chave aos nossos filhos e netos e esperemos que eles possam pagar imenso por um carro que já está velho e cujo custo de manutenção fica ao preço de um carro novo.

Aliás, até agora só dizer "é preciso mais investimento"...onde vais buscar o dinheiro?

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,302
12,280
Esmoriz
JMPedroto disse:
A solução é continuar a pagar pelo chaço que de ano para ano custa mais em manutenção, que já não pode andar a mais de 50km/h, os travões estão no limite dos desgaste e já não existem peças adequadas à substituição... depois de uns anos de uso ainda damos a chave aos nossos filhos e netos e esperemos que eles possam pagar imenso por um carro que já está velho e cujo custo de manutenção fica ao preço de um carro novo
Que exagero. Tens que ver para além das notícias que partilhas. Abrir horizontes. Ter um Renault Megane não é vergonha nenhuma.

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
Que exagero. Tens que ver para além das notícias que partilhas. Abrir horizontes. Ter um Renault Megane não é vergonha nenhuma.
Diz então onde vais buscar dinheiro para mais investimento. Já que a tua solução é essa explica como vais fazer isso

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,010
46,933
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
JMPedroto disse:
Não, eu já falei nas ppp's como medida de poupança para o Estado, além das privatizações.

Depois aparecem com os clichés:

"ah mas assim o custo da saúde privada é pago pelo utente": o custo do SNS é pago pelos contribuintes que demograficamente e economicamente terão menos margem para contribuir para o sistema público

"ah mas o sistema de saúde não foi feito para ser rentável": o prejuizo é pago pelos mesmos de sempre, o mexilhão paga. Depois queixam-se todos os meses que pagam cada vez mais impostos mas os serviços públicos estão cada vez piores.

"ah mas os sistemas privados que falas são caros": O SNS é barato? o sns aumentou os prejuízos em 800€ milhões, deve 2 mil milhões a fornecedores e custa cerca de 10 mil milhões aos portugueses, com todas as falhas e sinais de degradação à vista de todos. Por isso mais vale continuar a pagar caro por um serviço que cada vez funciona menos não é?

Despesa efetiva do SNS aumenta 12% ao longo da legislatura.

https://www.sns.gov.pt/noticias/2019/01/17/nota-sobe-despesa-do-sns/

aumentos de 5% na despesa a cada ano num sistema que custa 10 Mil milhões...é baratucho sem dúvida

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/09-set-2018/esperas-para-consultas-chegam-quase-aos-cinco-anos-9810565.html

Gosto de saber que desconto para um sistema de saúde que custa 10 mil milhões que onde tenho de esperar 3 anos por uma consulta de cardiologia ou 4 anos por uma consulta de ortopedia... a tal "universalidade" da saúde pública que tanto apregoam por ai.

Depois andam aí a gozar/criticar, a apresentar estudos de 2010's a assegurar que está tudo bem e não é preciso mudar o actual sistema. Se queres continuar a não dar soluções estás no teu direito. Agora dizer que os outros não as dão é no mínimo caricato.  Suíça, Alemanha, Holanda... países com saúde privada e ironicamente países para onde muitos portugueses vão emigrar... é irónico preferirem ir para países com sistemas de saúde privados caros em vez de ficarem cá a usufruir do serviço "universal" e "gratuito" de saúde, é curioso.
As PPP são obra essencialmente do PS, Guterres, Socrates... Mas falar de uma PPP e de privatizar o sistema são coisas completamente diferentes..

Eu não apresentei nenhum estudo de 2010.

Eu não dei nenhuma solução e tu não deste nenhum,a apenas elogiaste as ideias do Guterres e Socrates pela ideia e implementação das PPP, e deste como exemplo o 2 sistema de saude mais caro do mundo a seguir aos USA, para sugerir que privatizar era uma boa ideia.

A Suiça, Alemanha, Holanda, não são países comparáveis com PT, mas podes fazer uma comparação aproximada com o Canadá e o UK.

O aumento dos custos com saúde na Suiça aumentaram brutalmente nos ultimos 20 anos, e continuam a aumentar.

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
sirmister disse:
As PPP são obra essencialmente do PS, Guterres, Socrates... Mas falar de uma PPP e de privatizar o sistema são coisas completamente diferentes..

Eu não apresentei nenhum estudo de 2010.

Eu não dei nenhuma solução e tu não deste nenhum,a apenas elogiaste as ideias do Guterres e Socrates pela ideia e implementação das PPP, e deste como exemplo o 2 sistema de saude mais caro do mundo a seguir aos USA, para sugerir que privatizar era uma boa ideia.

A Suiça, Alemanha, Holanda, não são países comparáveis com PT, mas podes fazer uma comparação aproximada com o Canadá e o UK.

O aumento dos custos com saúde na Suiça aumentaram brutalmente nos ultimos 20 anos, e continuam a aumentar.

E vês-me a criticar as ppp's por serem do ps? Eu não critico quando acho que são soluções acertadas, não sou dos que criticam só porque quem deu a ideia foi um adversário politico.

Mas nem todas as ppp's que foram criadas foram boas, as rodoviárias feitas por sócrates foram um desastre financeiro.

Dá-me um exemplo de um país onde o custo de saúde tenham diminuído nos últimos anos, logo para começar a esmagadora dos países ocidentais sofre de envelhecimento populacional e menos contribuições para os serviços de saúde, logo, os custos aumentam, não é ciência da NASA. O que tem ser feito é reformar os serviços de saúde.

E muito gostam de bater na tecla "os custos aumentaram na saúde privada na súiça, alemanha, holanda, etc", acham que o sistema público está isento desses aumentos dos custos?

Vamos então falar do sistema público de saúde da Finlândia, deixo aqui umas noticias:

Finland’s government collapses over failed health care reform

The reform was meant to address these inequalities and reduce the growing cost of the country's health care system, which has come under increasing stress from an ageing population

https://www.politico.eu/article/finlands-government-collapses-over-failed-health-care-reform/

E querem a cereja no topo do bolo? Até a Finlândia, esse país com um excelente serviço de saúde pública (digo isto sem sarcasmo) já considera ceder serviços de saúde a privados para diminuir os custos

The 'dark side' of Finland's famous free health care

[...]

To make Finland's health care system financially sustainable, one of the aims of the last government's reform proposal was to cut costs by centralizing services and introducing more private options.

[...]
https://edition.cnn.com/2019/08/15/world/finland-health-care-intl/index.html

Portanto, se gostam de copiar a Finlândia em tantas coisas (a última vez até foi aquela aberração do fim dos chumbos no ensino básico), porque não começar a copiar as mesmas ideias para diminuir a despesa da saúde?

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,302
12,280
Esmoriz
Eu da Finlândia copiava era a ideia dos 4 dias de trabalho.

Agora a centralização dos serviços de saúde e a abertura à iniciativa privada parecem-me coisas que já existem em Portugal.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,010
46,933
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
JMPedroto disse:
E vês-me a criticar as ppp's por serem do ps? Eu não critico quando acho que são soluções acertadas, não sou dos que criticam só porque quem deu a ideia foi um adversário politico.

Mas nem todas as ppp's que foram criadas foram boas, as rodoviárias feitas por sócrates foram um desastre financeiro.
Pronto, então tens o partido certo no lugar certo, e que tem as ppp.

JMPedroto disse:
Dá-me um exemplo de um país onde o custo de saúde tenham diminuído nos últimos anos, logo para começar a esmagadora dos países ocidentais sofre de envelhecimento populacional e menos contribuições para os serviços de saúde, logo, os custos aumentam, não é ciência da NASA. O que tem ser feito é reformar os serviços de saúde.

E muito gostam de bater na tecla "os custos aumentaram na saúde privada na súiça, alemanha, holanda, etc", acham que o sistema público está isento desses aumentos dos custos?
lol
JMPedroto disse:
Despesa efetiva do SNS aumenta 12% ao longo da legislatura.

JMPedroto disse:
Portanto, se gostam de copiar a Finlândia em tantas coisas (a última vez até foi aquela aberração do fim dos chumbos no ensino básico), porque não começar a copiar as mesmas ideias para diminuir a despesa da saúde?

Trocaste todo, eu nunca falei da Finlândia..

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
Eu da Finlândia copiava era a ideia dos 4 dias de trabalho.

Agora a centralização dos serviços de saúde e a abertura à iniciativa privada parecem-me coisas que já existem em Portugal.
Copiar os 4 dias? Parece-me bem, e já agora copiar a não estipulação de um salário minimo também me parece outra boa ideia.

Sim, a Filândia que tem um serviço nacional de saúde de qualidade já considera ceder serviços a privados, nós que temos um Sns a rebentar pelas costuras ainda discutimos se vale a pena ceder a privados....deve ser por isso que ambos os países estão em polos opostos no desenvolvimento económico da Europa

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
sirmister disse:
Pronto, então tens o partido certo no lugar certo, e que tem as ppp.
O partido das bancarrotas? Lol

sirmister disse:
Trocaste todo, eu nunca falei da Finlândia..

Pois não, mas foi para desconstruir a tua ideia que só os sistemas de saúde privada é que são caros. Tens  um país desenvolvido como a Finlândia que tem das mais altas cargas fiscais da Europa e dos melhores sistema de saude pública a querer ceder serviços a privados para reduzir custos.. mas depois vens dizer que esse não é o caminho. Os finlandeses estão errados é isso?

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,302
12,280
Esmoriz
JMPedroto disse:
Copiar os 4 dias? Parece-me bem, e já agora copiar a não estipulação de um salário minimo também me parece outra boa ideia.

Sim, a Filândia que tem um serviço nacional de saúde de qualidade já considera ceder serviços a privados, nós que temos um Sns a rebentar pelas costuras ainda discutimos se vale a pena ceder a privados....deve ser por isso que ambos os países estão em polos opostos no desenvolvimento económico da Europa
Nem sei do que estás para aí a falar. Portugal já tem privados na saúde há que tempos. Aliás, nos últimos 3 anos (os tais da geringonça anti capitalista que escraviza o povo e odeia a iniciativa privada) abriram quase 20 novos hospitais privados.

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
Nem sei do que estás para aí a falar. Portugal já tem privados na saúde há que tempos. Aliás, nos últimos 3 anos (os tais da geringonça anti capitalista que escraviza o povo e odeia a iniciativa privada) abriram quase 20 novos hospitais privados.
Então a tal geringonça tem propostas de direita? Que é feito das politicas de esquerda? Chegaram à conclusão que só funciona nos sonhos?

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,302
12,280
Esmoriz
JMPedroto disse:
Então a tal geringonça tem propostas de direita? Que é feito das politicas de esquerda? Chegaram à conclusão que só funciona nos sonhos?
Não estou a dizer nada disso. Estou a dizer que uma das políticas que irá salvar o Sistema nacional de saúde da Finlândia já existe em Portugal há muito anos e com muitos governos diferentes, incluindo um que foi apoiado no parlamento por comunistas e outros partidos de esquerda.

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
Não estou a dizer nada disso. Estou a dizer que uma das políticas que irá salvar o Sistema nacional de saúde da Finlândia já existe em Portugal há muito anos e com muitos governos diferentes, incluindo um que foi apoiado no parlamento por comunistas e outros partidos de esquerda.
Ai sim? Qual é essa solução?

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,010
46,933
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
JMPedroto disse:
O partido das bancarrotas? Lol
Sabes que pagar auto estradas e pontes umas 10 vezes, salvar bancos etc fica caro..

JMPedroto disse:
Pois não, mas foi para desconstruir a tua ideia que só os sistemas de saúde privada é que são caros. Tens  um país desenvolvido como a Finlândia que tem das mais altas cargas fiscais da Europa e dos melhores sistema de saude pública a querer ceder serviços a privados para reduzir custos.. mas depois vens dizer que esse não é o caminho. Os finlandeses estão errados é isso?
Tu não desconstruíste nada, tanto falas de ppp como de privatização do sistema, tanto falas da qualidade como falas do custo,  o exemplo que dás da Suiça é do 2 sistema mais caro do mundo.. como do

E eu já te disse e óbvio que se cederes a saúde a privados fica mais barato para o estado, ninguém vai argumentar sobre o óbvio....

Fica e mais caro para as pessoas, por razões obvias.

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
sirmister disse:
Sabes que pagar auto estradas e pontes umas 10 vezes, salvar bancos etc fica caro..
Qual foi o partido que andou a nacionalizar bancos, e qual foi o primeiro ministro que recusou nacionalizar o bes?

sirmister disse:
Tu não desconstruíste nada, tanto falas de ppp como de privatização do sistema, tanto falas da qualidade como falas do custo,  o exemplo que dás da Suiça é do 2 sistema mais caro do mundo.. como do

E eu já te disse e óbvio que se cederes a saúde a privados fica mais barato para o estado, ninguém vai argumentar sobre o óbvio....

Fica e mais caro para as pessoas, por razões obvias.

O SNS e o sistema público da Finlândia sobem de custos (o SNS disparou os prejuizos em 148% só num ano, isto não fica caro? sabes que estamos a falar em aumentos na ordem das centenas de milhões?) e degradam-se a cada ano que passa... mas sim, o privado é que fica caro. Depois cá estaremos para ver como o SNS vai sobreviver com a população envelhecida e custos a subir... depois nem dinheiro haverá para a saúde privada porque está tudo falido depois de andarem a atirar os impostos para o buraco financeiro que "não precisa de ser rentável".

Mas fica com a bicicleta, já estou cansado de bater na mesma tecla e mesmo assim ignoram o óbvio... que o sns caminha para a falência. Solução? uns dizem "mais investimento", ou seja, mais impostos... com a carga fiscal nos máximos... experimentem subir mais impostos para verem o que acontece. Cá não querem privatizar por pura ideologia, os que não querem privatizar nem sabem dar soluções alternativas,  até os finlandeses querem privatizar, esses malvados capitalistas. Mas nós é que somos muito bons, não privatizamos, nem damos ideias..é o deixar andar e depois vê-se, os filhos e netos agradecem a herança.

Para concluir, questionem qualquer economista sobre as consequências do actual modelo SNS na economia em vez de dizerem disparates como "não precisa de ser rentável".... quem diz isso nunca se poderá queixar uma vez que paga balúrdios em impostos

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,302
12,280
Esmoriz
JMPedroto disse:
Qual foi o partido que andou a nacionalizar bancos, e qual foi o primeiro ministro que recusou nacionalizar o bes?

O SNS e o sistema público da Finlândia sobem de custos (o SNS disparou os prejuizos em 148% só num ano, isto não fica caro? sabes que estamos a falar em aumentos na ordem das centenas de milhões?) e degradam-se a cada ano que passa... mas sim, o privado é que fica caro. Depois cá estaremos para ver como o SNS vai sobreviver com a população envelhecida e custos a subir... depois nem dinheiro haverá para a saúde privada porque está tudo falido depois de andarem a atirar os impostos para o buraco financeiro que "não precisa de ser rentável".

Mas fica com a bicicleta, já estou cansado de bater na mesma tecla e mesmo assim ignoram o óbvio... que o sns caminha para a falência. Solução? uns dizem "mais investimento", ou seja, mais impostos... com a carga fiscal nos máximos... experimentem subir mais impostos para verem o que acontece. Cá não querem privatizar por pura ideologia, os que não querem privatizar nem sabem dar soluções alternativas,  até os finlandeses querem privatizar, esses malvados capitalistas. Mas nós é que somos muito bons, não privatizamos, nem damos ideias..é o deixar andar e depois vê-se, os filhos e netos agradecem a herança.

Para concluir, questionem qualquer economista sobre as consequências do actual modelo SNS na economia em vez de dizerem disparates como "não precisa de ser rentável".... quem diz isso nunca se poderá queixar uma vez que paga balúrdios em impostos
É inacreditável como alguém te diz que nos últimos 3 anos abriram 20 novos hospitais privados em Portugal e tu continuas a insistir na tecla da ideologia que não deixa privatizar. Dá a impressão que há um nick pedroto que funciona tipo franchising e várias pessoas têm acesso à password e vão pegando no nick ao longo do dia e cada uma diz o que lhe apetece.

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
É inacreditável como alguém te diz que nos últimos 3 anos abriram 20 novos hospitais privados em Portugal e tu continuas a insistir na tecla da ideologia que não deixa privatizar. Dá a impressão que há um nick pedroto que funciona tipo franchising e várias pessoas têm acesso à password e vão pegando no nick ao longo do dia e cada uma diz o que lhe apetece.
Afinal já estás aqui? Ainda não me respondeste onde vais buscar dinheiro para o tal investimento que dizes que é preciso fazer no SNS

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,010
46,933
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
JMPedroto disse:
exacto.

JMPedroto disse:

Dar ideias sem sentido não é uma ideia, eu já te disse se disseres que se a saude for privatizada fica mais barato para o estado ninguém questiona..

Como também ninguém questiona o óbvio que é o facto de se o sistema for privatizado há muita gente que não vai ter acesso a cuidados medicos, e que os custos para os utilizadores são muito superiores.

Vai lá comparar quando se gastava em Portugal em 2010, e agora, e depois faz o mesmo na Suiça..

https://twitter.com/PoliticsJOE_UK/status/1201826927520161792

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
sirmister disse:
Pois, o partido das bancarrotas também é o partido das nacionalizações dos bancos

sirmister disse:
Dar ideias sem sentido não é uma ideia, eu já te disse se disseres que se a saude for privatizada fica mais barato para o estado ninguém questiona..

Como também ninguém questiona o óbvio que é o facto de se o sistema for privatizado há muita gente que não vai ter acesso a cuidados medicos, e que os custos para os utilizadores são muito superiores.

Vai lá comparar quando se gastava em Portugal em 2010, e agora, e depois faz o mesmo na Suiça..

https://twitter.com/PoliticsJOE_UK/status/1201826927520161792
Claro, quem vai ao privado paga 30.000€ se não tiver seguro de saúde, também se não tens seguro automóvel pagas muito mais para arranjar o carro.

Mas atenção, no privado pagam mas têm acesso aos serviços de saúde.... no SNS descontas em impostos e depois:

Mil dias à espera por consulta de Cardiologia
https://www.cmjornal.pt/exclusivos/detalhe/tres-anos-de-espera-para-ter-consulta-nos-hospitais

Acesso a consultas de cardiologia no SNS? É barato, temos é de ter fé que continuamos vivos enquanto esperamos mais de 3 anos por uma consulta..... mas ao menos é "universal"

Mulher morre à espera de consulta de cardiologia desmarcada
https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/morreu-a-espera-de-uma-consulta