Concordo com 80% do que disseste. Só alguns reparos e reflexões.Não confundir Ucrânia e Zelensky e outras situações com a NATO.
Por isso disse que Trump tem misshandled quase 90% todos os assuntos em que interveio, alguns de forma até caricata como se o Estado EUA fosse uma agremiaçao de aldeia.
Obviamente que o Zelensky foi algo que deixou incomodado o defensor mais acérrimo americano.
Porque ninguém faria prever que Trump tinha aquela opinião sobre a situação( opinião que camuflou bem durante as eleições).
E poderia falar de mais 10 ou 15 situações que não concordo com abordagem do Trump.
A questão da NATO é que 80% dos seus integrantes estavam a incumprir.
E mesmo depois da Rússia invadir a Ucrania continuaram a incumprir.
E se formos a ver a Europa é a principal interessada em desencorajar Putin de ter ideiazinhas.
Tamos aqui ao lado!
Foi preciso este maluco dizer" ou pagam ou não há mais ajuda" ???
Foi o que? Soberba? Negligência? Medo?
Não me venham com merdas de mercados e de empresas.
Porque os EUA até importa mais da Europa do que exporta( daí as tarifas).
Queres falar de armamento?
Os F16 que adquirimos tinham 10 anos de serviço na USAF ( 12 já foram recambiados para Romênia)
Vieram em outlet.
Se os aliados da NATO fossem os principais clientes da indústria militar dos EUA tavam bem fodidos as empresas americanas...
Comecemos por uma reflexão mais geral:
A meta dos 2% de orçamento foi feita antes da crise de 2008, da invasão da Crimeia e do covid e é, desde já, um número que para além de perfeitamente arbitrário não é mais do que uma "guideline". Pode ser pouco para tempo de guerra e até pode se muito para tempo de paz ou de crise económica. Para além disso não considero que seja desejável a Europa ter uma visão militar megalómana com orçamentos absurdos, para espalhar soldados e semear bases militares por todos os mares, oceanos, países e continentes. Não acho que essa megalomania seja desejável para a Europa, para os EUA nem quem quer que seja.
Não, não é por nós não gastarmos tanto como os EUA (que têm essas pretensões megalómanas) ou de não chegarmos a um número definido arbitrariamente que estamos a descurar na defesa. Estaremos a descurar a defesa se não tivermos o suficiente poder militar para dissuadir potências hostis e/ou protegermo-nos caso alguém nos ataque algo que para já está salvaguardado tomando os países dentro da NATO. A "pressão" exercida para o cumprimento dos 2% quando praticamente em quase todos os anos a Europa gasta 3 ou 4 vezes mais que a Russia parece-me à luz do que disse até agora um absurdo. Não, a Russia em termos convencionais (excluído o número de ogivas nucleares em stock entenda-se) não é mais poderosa que a Europa militarmente. E em termos atómicos não há nenhuma falta nem de matéria prima (uranio, plutonio, etc) ou de know how para desatarmos a fabricar ogivas nucleares se assim o entendêssemos. Não o fazemos por acordos de não proliferação e porque nem os EUA nem ninguém gostaria de nos ver com tantas bombas nucleares como os russos e os americanos.
Tendo em conta este contexto e tendo em conta que as despesas com a guerra na Ucrânia são pagas mais pelos europeus do que pelos americanos (sim, já antes do Trump) é absolutamente incompreensível a hostilidade que o Trump está a exercer sobre a Europa. Não, não sou a favor de uma redução de orçamento militar num contexto destes mas se assim o é e se concordamos que a Europa deve gastar mais porque é que por um lado não abrimos a possibilidade de aumentar as verbas dos fundos europeus para isso? Porque a única pessoa que o Trump gosta na Europa (imagina!) assim não o quer. Este comportamento errático dos EUA para mim não é nenhuma grande jogada. É apenas mais um capitulo de uma coisa mais ampla do pensamento Trumpiano. É a politica do egoísmo e do "eles estão a tirar aquilo que é nosso". É esse sentimento de que a "culpa é dos outros" que "se estão a aproveitar de nós" que está por detrás desta linha de acção.
O texto já vai longo e poderia não parar, ficarei por aqui e terei outros posts para dizer mais coisas sobre isto...
Relativamente ao resto 3 pequenos reparos:
"Foi preciso este maluco dizer" ou pagam ou não há mais ajuda" ???"
- Não vai haver mais ajuda quer paguemos mais quer ou não. Acho que isso já está bem claro. Para o Trump a Ucrânia é irrelevante. E digo-te mais, devemos começar a pagar mais (e muito mais) para fazer um desligamento no que toca a redes digitais e de comunicação militar com os EUA para fazer o nosso caminho paralelo.
"Não me venham com merdas de mercados e de empresas.
Porque os EUA até importa mais da Europa do que exporta( daí as tarifas)."
- Certo. Veremos apenas se tanta hostilidade não desiquilibrará ainda mais a balança comercial deles a nosso favor. E o que é que isto traz de bom para um futuro embate com a China.
"Se os aliados da NATO fossem os principais clientes da indústria militar dos EUA tavam bem fodidos as empresas americanas..."
- Eu estou a assumir que o principal cliente serão eles próprios porque de resto senão é a NATO é quem? E eu não subestimaria a quantidade de dinheiro em hardware militar e "updates" que a Europa larga para o EUA.