A "mama" e "proteção" que temos não nos sai grátis. Sai dos bolsos de todos nós que lhes compramos equipamento militar de toda a espécie a preços astronómicos e sai do sangue e das vidas perdidas no Iraque, Afeganistão, etc. Isto para não falar das vantagens de ter "sob trela curta" um bloco comercial de quase 500 milhões e o que isso significa para a riqueza de inúmeras empresas americanas (e consequentemente para o povo americano).
Se estivermos a falar de uma boca ou outra dita no tasco, quer sejamos nós a falar dos "amaricanos" quer sejam eles a fazer piadas de toda a espécie com franceses, alemães, italianos, etc concordo que sempre houve uma certa picardia que eu qualificaria de humor. Desdém é um bocado puxado. Agora ao mais alto nível de representação dos estados nunca vi este nível de hostilidade.
Depois SUPERMLY, acho estranho o tom de regozijo que noto no teu comentário a descrever "as poças amarelas" por baixo dos líderes europeus ao mesmo tempo que exultas as decisões do Trump de lhes cortar com a "mama" num momento em que a Rússia está a meter bombas em cima da cabeça de pessoas. Se o Trump quer deixar de ter tropas estacionadas na Europa ou de pagar 1cent para a Ucrânia que deixe. Mas simultaneamente a isso ameaçar a Dinamarca, levantar sanções aos Russos, impor taxas à Europa, humilhar o Zelensky, etc não é só de quem está preocupado com o dinheiro que "gasta" com a Europa. E não me venhas com o "isto são mind games para forçar a Europa a gastar mais na defesa". O que o Trump está a fazer é uma punhalada pelas costas.
Neste momento o que me preocupa já nem é a Russia. Com tépido apoio dos aliados vêm-se e desejam-se para ganhar 2km no Dombas. O que me preocupa é o caminho que um país que tem a influência no mundo que os EUA tem está a trilhar. É triste mas é assim.
Não confundir Ucrânia e Zelensky e outras situações com a NATO.
Por isso disse que Trump tem misshandled quase 90% todos os assuntos em que interveio, alguns de forma até caricata como se o Estado EUA fosse uma agremiaçao de aldeia.
Obviamente que o Zelensky foi algo que deixou incomodado o defensor mais acérrimo americano.
Porque ninguém faria prever que Trump tinha aquela opinião sobre a situação( opinião que camuflou bem durante as eleições).
E poderia falar de mais 10 ou 15 situações que não concordo com abordagem do Trump.
A questão da NATO é que 80% dos seus integrantes estavam a incumprir.
E mesmo depois da Rússia invadir a Ucrania continuaram a incumprir.
E se formos a ver a Europa é a principal interessada em desencorajar Putin de ter ideiazinhas.
Tamos aqui ao lado!
Foi preciso este maluco dizer" ou pagam ou não há mais ajuda" ???
Foi o que? Soberba? Negligência? Medo?
Não me venham com merdas de mercados e de empresas.
Porque os EUA até importa mais da Europa do que exporta( daí as tarifas).
Queres falar de armamento?
Os F16 que adquirimos tinham 10 anos de serviço na USAF ( 12 já foram recambiados para Romênia)
Vieram em outlet.
Se os aliados da NATO fossem os principais clientes da indústria militar dos EUA tavam bem fodidos as empresas americanas...