"99" Vitor Baia

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
9,290
4,822
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
De ver e chorar por mais ... É um prazer ver inteligência,classe, emoção, paixão quando estão a falar do meu clube ... Se essa pessoa que o faz é um dos meus grandes ídolos torna-se num orgulho arrebatador!
Sem querer entrar em comparações fantasiosas só há 2 personalidades que para mim se confundem com o FCPorto,é o nosso presidente e o Vítor Baía!
Curiosamente em toda a minha vida só pedi 2 autógrafos, é fácil perceber a quem!
 
N

Noventa e Nove

Guest
Não consigo por por palavras as saudades que tenho de o ver defender. Nunca mais vi GR com tal elegância. Em termos de qualidade e presença, temos neste momento um sucessor digno. Mas ainda assim... opá aquelas saídas dos postes, ir buscar cantos e cruzamentos e o raio que o parta à zona de penalty sem qualquer receio de quem fossem os oponentes... saudades, pronto.

Merecia uma estátua à porta do Dragão. E nunca disse isto sobre nenhum jogador, treinador ou presidente.
 

MrKovac

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2013
5,101
0
Vi ontem. Que grande Baía.

O meu ídolo de sempre. Única camisola com nome que tive. Usei aquilo até se esfarrapar toda.

Será sempre o modelo de Redes do Porto. Aquela classe e eficácia.
 

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,633
763
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
MrKovac disse:
Vi ontem. Que grande Baía.

O meu ídolo de sempre. Única camisola com nome que tive. Usei aquilo até se esfarrapar toda.

Será sempre o modelo de Redes do Porto. Aquela classe e eficácia.
Que festa fiz quando regressou do Barcelona... ;)
 

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,079
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
O meu primeiro grande ídolo ...

Até quando dava frangos tinha classe

Estilo, presença, qualidade, classe e portismo!!

Saudades daqueles calções curtos, da camisola com o seu nome nas mangas... foi o primeiro jogador a vender camisolas em Portugal, isso diz muito do que foi
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,791
71,434
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Sem palavras.

Todos os miúdos ( agora graúdos) que gostavam de defender cresceram a quererem ser o Vitor Baía. Eu não fui exceção.

Vitór, Iker e Schmeichel eram as minhas referências de baliza, e felizmente tive a oportunidade de os ver jogar ao vivo.

Acho que o Iker atingiu outro nível, que o Baía não chegou a atingir, não pela falta qualidade, mas porque secalhar gostava demasiado de nós ( portistas ) e as malditas lesões gravíssimas. 

Dois Monstros, duas Lendas, dois guarda-redes que marcaram gerações e que tiraram a posição de GR da obscuridade e a trouxeram para o estrelato.
 

gor!s

Tribuna
6 Maio 2017
2,999
46
Pode não ser o melhor guarda-redes de sempre, mas é provavelmente o guarda-redes com mais classe de sempre. Elegância ímpar.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,289
44,685
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Vieira_Amares disse:
Sem palavras.

Todos os miúdos ( agora graúdos) que gostavam de defender cresceram a quererem ser o Vitor Baía. Eu não fui exceção.

Vitór, Iker e Schmeichel eram as minhas referências de baliza, e felizmente tive a oportunidade de os ver jogar ao vivo.

Acho que o Iker atingiu outro nível, que o Baía não chegou a atingir, não pela falta qualidade, mas porque secalhar gostava demasiado de nós ( portistas ) e as malditas lesões gravíssimas. 

Dois Monstros, duas Lendas, dois guarda-redes que marcaram gerações e que tiraram a posição de GR da obscuridade e a trouxeram para o estrelato.
Nessa altura o Preud'homme defendia no regime, e era grande GR, livrou o regime de muita derrota, o Schmeichel no sporting acho que já estava bem longe do seu melhor.
 
N

Noventa e Nove

Guest
gor!s disse:
Pode não ser o melhor guarda-redes de sempre, mas é provavelmente o guarda-redes com mais classe de sempre. Elegância ímpar.
Exato, para quem viu o Baía anos a fio, os outros, por melhores que sejam, parecem sempre um bocado toscos e atabalhoados :)
 

TiagoV

Da Invicta para o Mundo
1 Março 2016
9,054
4,269
Invicta
Vitor Baía anuncia programa no “11”, o novo canal da Federação Portuguesa de Futebol
https://observador.pt/2019/04/03/vitor-baia-anuncia-programa-no-11-o-novo-canal-da-federacao-portuguesa-de-futebol/
 

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,624
1,650
15 anos que foi eleito o melhor guarda redes europeu. O que achou a FPF deste feito num ano em que Portugal organisava o Europeu?
O meu divorcio com a selecao começou aqui.


PS nunca esquecerei aquelas T-shirts que vi com a foto do Baía "Scolari, eu sou campeao europeu. E tu?"
 

Ignis Draco

Tribuna
26 Maio 2019
3,761
1,271
Conquistas
3
  • Março/21
  • Setembro/19
  • Vítor Baia
8down disse:
O meu divorcio com a selecao começou aqui.
Tal e qual aqui.

Obrigado por relembrares. Na altura andavamos todos "na Lua" com a Champions do FC Porto, mas pessoalmente foi indescritível saber que o meu ídolo tinha sido considerado o melhor guarda-redes da Europa. Estava numa forma incrível!
 

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,190
9,733
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
A não convocatória do Baía para o euro2004 foi a manifestação de azia do regime da capital à vitória na Champions do FC Porto.

Só não vê isso quem não quer, aliás, é só recuperar a literatura da altura sobre o tema e fazer uma cronologia dos factos.
 

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
9,968
5,328
Conquistas
30
33
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
Almadedragao disse:
A não convocatória do Baía para o euro2004 foi a manifestação de azia do regime da capital à vitória na Champions do FC Porto.

Só não vê isso quem não quer, aliás, é só recuperar a literatura da altura sobre o tema e fazer uma cronologia dos factos.
Se bem que o Baía nunca jogou em nenhum dos amigáveis que fizemos com o Scolari até o Euro 2004. Portanto a azia já vinha muito antes da conquista da Champions. Diria mais desde a conquista da Taça UEFA.