Parte de uma entrevistra de Fabio Carille ao "abola Brasil".
Nao surpreende muito diga-se. No papel a defesa dos ultimos jogos é o mais obvio para ter os melhores jogadores em campo.
Mas fica a sensaçao de nao se aproveitar o Militao onde ele é mesmo craque.
Como vê a surpreendente evolução do Éder Militão no futebol português?
O Militão, aqui no Brasil, profissionalmente jogou muito pouco como zagueiro, que é a posição original dele. Jogou bastante no São Paulo como lateral-direito, principalmente por causa das necessidades do time em determinados momentos. Sempre jogou como zagueiro na base, e sempre com muito destaque. Pelo talento e pela personalidade, eu tinha certeza que ele teria muito sucesso na Europa. Estou muito feliz pela ascensão dele, que é um jogador que conheço muito bem, somos da mesma cidade [Sertãozinho, interior de São Paulo]. É titular absoluto do Porto, faz parte do grupo da Seleção Brasileira...
Com a chegada do Pepe ao Porto, o Militão passou a jogar como lateral-direito. É um "desperdício" vê-lo fora da zaga?
[Risos] Mas aí você fica com uma defesa de respeito, né? Felipe, Militão, Pepe... Além disso, ele fez excelentes partidas como lateral-direito no São Paulo, até mesmo contra o meu Corinthians. Evidentemente que ele pode dar uma resposta muito maior como zagueiro, por causa da altura, da força física e também da velocidade, mas como lateral também pode jogar em alto nível. O Porto, sem dúvida, tem uma defesa muito interessante. Sinceramente, acho que eu optaria por essa formação também [risos].