Liga Portugal Betclic 2025/2026

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
45,067
76,203
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Se querem fazer como a champions, vão ter que dividir as equipas em potes na hora do sorteio

Na champions ninguém joga fora com as 2 equipas do pote 1 e do pote 2 e depois vai fora às do pote 3 e 4
Potes? ahahah...eles querem lá saber disso. Seria como o @Pedro Andrade disse. Sem tirar nem por. Olha, seria como esta primeira metade da época em que só apanhamos equipas do top 8.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
100,179
240,822
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Potes? ahahah...eles querem lá saber disso. Seria como o @Pedro Andrade disse. Sem tirar nem por. Olha, seria como esta primeira metade da época em que só apanhamos equipas do top 8.
Eu acho que um modelo assim vai ter dificuldades em andar para a frente

Os pequenos têm nos jogos contra os grandes um enorme ganha pão
E este modelo pode levar a que vão ao Dragão, Luz e Alvalade, sem receber nenhum
Lá se vai a guita

• Like
Reações: Dexter2020

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
45,067
76,203
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Eu acho que um modelo assim vai ter dificuldades em andar para a frente

Os pequenos têm nos jogos contra os grandes um enorme ganha pão
E este modelo pode levar a que vão ao Dragão, Luz e Alvalade, sem receber nenhum
Lá se vai a guita
Se os direitos televisivos fossem distrbuídos de forma mais justa se calhar até podiam ir por esse sistema "Champions", mas continuo a dizer, seria muito prejudicial para nós porque o "sorteio" seria completamente manipulado para beneficicar os do costume e prejudicar o nosso clube.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,883
18,010
Se os direitos televisivos fossem distrbuídos de forma mais justa se calhar até podiam ir por esse sistema "Champions", mas continuo a dizer, seria muito prejudicial para nós porque o "sorteio" seria completamente manipulado para beneficicar os do costume e prejudicar o nosso clube.
Isso era só a primeira fase. Depois na segunda, ficariam 10 equipas no sistema de todos contra todos. Mal estaríamos que não ficássemos nos 10 primeiros, mesmo com um calendário para nos foder.

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
45,067
76,203
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Isso era só a primeira fase. Depois na segunda, ficariam 10 equipas no sistema de todos contra todos. Mal estaríamos que não ficássemos nos 10 primeiros, mesmo com um calendário para nos foder.
Não te esqueças que havia acumulação de pontos, ou seja, na segunda fase em que se iria jogar entre os 10 primeiros os pontos da fase anterior iriam contar. E seria mais provável perdermos nós pontos a jogar na primeira fase contra equipas mais fortes do que os da segunda circular.

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
9,406
6,731
Essa ideia era interessante mas como é óbvio não podia ser sorteio livre, se já não o é agora e todos jogam com todos muito menos pode ser nesses moldes.

12 jogos na primeira fase, sorteados com as seguintes regras:

Pote 1: do 5º ao 1º classificado da época anterior
Pote 2: do 10º ao 6º
Pote 3: do 15º ao 11º
Pote 4: as 3 equipas que subiram

Cada equipa tem que jogar com 3 equipas de cada um dos 4 potes 1x, (6 jogos em casa e 6 fora), ou seja de cada pote tiras 1 equipa que não defrontas e a ti próprio. As 3 do fundo calham sempre a todos os de cima.
*a parte dos jogos fora e em casa é que seria mais foda para resolver*

Depois desta fase fazia-se dois grupos de 9, os de cima e os de baixo em que jogavam 2x entre si (fora e casa 16 jogos no total)
No grupo desciam iam sempre 3 de sopa, sem playoffs

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,883
18,010
Não te esqueças que havia acumulação de pontos, ou seja, na segunda fase em que se iria jogar entre os 10 primeiros os pontos da fase anterior iriam contar. E seria mais provável perdermos nós pontos a jogar na primeira fase contra equipas mais fortes do que os da segunda circular.
Mas os pontos não voltam ao 0 para a segunda fase
Não vi isso na notícia de ontem do Público, mas posso estar errado, claro.

Pedro Andrade

Bancada lateral
2 Junho 2017
588
787
Mas os pontos não voltam ao 0 para a segunda fase
Tem várias ligas com esse sistema de 2 fases, aqui na Irlanda do Norte ou na Coreia do Sul por exemplo fazem isso, mas os pontos mantem-se na segunda fase, nao é como na Champions onde nao ha segunda fase e vais logo para oitavos de final, mas se a ideia passa por ser uma segunda fase onde jogas contra a primeira ou segunda metade da tabela entao os pontos matem-se nao comcas do zero

Pedro Andrade

Bancada lateral
2 Junho 2017
588
787
Se querem fazer como a champions, vão ter que dividir as equipas em potes na hora do sorteio

Na champions ninguém joga fora com as 2 equipas do pote 1 e do pote 2 e depois em casa com as do pote 3 e 4
Pote 1

Porto
Lagartixas
Galinhas
Braga
Guimaraes
Famalicao

Pote 2

Gil Vicente
Moreirense
Santa Clara
Rio Ave
Estoril
Nacional

Pote 3

Casa Pia
Estrela Amadora
Arouca
Aves
Tondela
Alverca

Jogos do Porto

Galinhas (fora)
Lagartixas (fora)
Santa Clara (fora)
Nacional (fora)
Casa Pia (fora)
Estrela Amadora (fora)
Braga (casa)
Famalicao (casa)
Gil Vicente (casa)
Estoril (casa)
Aves (casa)
Tondela (casa)

Aposto o meu esquerdo como iria calhar algo assim para nós se dividirmos as equipas atuais por 3 potes

Portista in Sofia

Tribuna Presidencial
29 Agosto 2022
5,607
6,605
Portugal tem um específico quadro de competição que nenhum outro país relevante no mundo do futebol tem. E não se ajustar a isto não faz sentido nenhum.
Quando eu ouço que clubes pequenos jamais vão permitir que a liga seja reduzida a 10 ou a 12 clubes, eu parto-me a ir. Clubes pequenos?

Aqueles que colocam 2 mil pessoas por jogo, na melhor das hipóteses? LOL

Portugal tem 90% dos seus adeptos, INFELIZMENTE, conectados aos 3 grandes, se calhar até mais. E querem continuar a sustentar clubes que não nenhuma massa associativa para competir nos quadros principais de competições, é um absurdo TOTAL tal coisa.

• Like
Reações: Vasco Porto

Jorge Joaquim

Bancada central
8 Agosto 2020
1,368
1,285
Portugal tem um específico quadro de competição que nenhum outro país relevante no mundo do futebol tem. E não se ajustar a isto não faz sentido nenhum.
Quando eu ouço que clubes pequenos jamais vão permitir que a liga seja reduzida a 10 ou a 12 clubes, eu parto-me a ir. Clubes pequenos?

Portugal tem 90% dos seus adeptos, INFELIZMENTE, conectados aos 3 grandes, se calhar até mais. E querem continuar a sustentar clubes que não nenhuma massa associativa para competir nos quadros principais de competições, é um absurdo TOTAL tal coisa.
Os três não jogam sozinhos...

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
88,427
156,964
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Muita atenção às mudanças no formato da Liga que estão a ser discutidas hoje. Uma delas é caminho aberto para os 2 do costume serem favorecidos:

"Aquele (modelo) que está agora na mesa prevê duas partes. A primeira é aquilo a que podemos chamar uma purga: os clubes fazem dez ou 12 ou 17 jogos sempre com adversários diferentes, sorteados à moda suíça, como a actual Liga dos Campeões. Numa segunda fase, os oito ou dez mais pontuados jogam entre si, a duas voltas, pelo título e pelos apuramentos europeus. Os outros entretêm-se com a descida de divisão."

A palavra chave aqui é "sorteados". Ou seja, neste modelo, aos de Lisboa iam calhar as equipas mais fáceis e a nós as mais complicadas. Certinho. Que o nosso presidente não caia neste embuste.
Isso jamais tem pernas para andar, não é um Campeonato.
Campeonato é todos contra todos, casa e fora.

• Love
Reações: Dexter2020

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
88,427
156,964
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22

10 ou 12 clubes é muito pouco e nunca vai acontecer em PT.
O mínimo possível vão ser sempre 16.

Portista in Sofia

Tribuna Presidencial
29 Agosto 2022
5,607
6,605
Os três não jogam sozinhos...
Mas é como jogassem, daí eu ter referido reduzir drasticamente o número de equipas para uma liga de elite em que tenha clubes capazes de, no mínimo, ter um certo número de adeptos no estádio, clubes que sejam capazes de minimamente se autossustentar.

A mim mete impressão ver o Dragão, Luz, Alvalade, Guimarães, Braga, Vah, Moreirense, e Famalicão e depois ver, semana após semana, autênticos descampados. Então, quando jogam entre si, pior é.

Mais jogos de elite são precisos para ontem. Isso de depois haver uma saturação de clássicos é algo que não existe. Só na cabeça de alguns.

Metam jogos interessantes em todas as jornadas. Ninguém quer ver o raio do Casa Pia x Arouca, e quando digo ninguém também me refiro aos adeptos desses clubes que não EXISTEM.

• Like
Reações: Vasco Porto

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
88,427
156,964
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
E já agora Campeonato também é com sorteio "livre" sem as "condicionantes especiais" (aka sorteio malabarista).
Se calhar Porto vs Benfica na 1ª jornada calhou, já houve e ninguém "faleceu" por causa disso.

• Like
Reações: Jaburú

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
48,231
75,263
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Mas é como jogassem, daí eu ter referido reduzir drasticamente o número de equipas para uma liga de elite em que tenha clubes capazes de, no mínimo, ter um certo número de adeptos no estádio, clubes que sejam capazes de minimamente se autossustentar.

A mim mete impressão ver o Dragão, Luz, Guimarães, Braga, Vah, Moreirense, e Famalicão e depois ver, semana após semana, autênticos descampados.Então quando jogam entre si, pior é.
É surreal vermos equipas na Liga 3 a meter mais gente que malta da primeira liga

E não me digam que é só por oferecerem os bilhetes ao povo