Actualidade Internacional

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,871
6,381
A esmagadora maioria desses exemplos tem 200 anos.
Não muda nada do que disse
Nos últimos 200 anos ou nos últimos 20 000, é indiferente. Ciro, Alexandre, Júlio César, Afonso de Albuquerque, Pizarro ou Cortez não fizeram a guerra por motivos religiosos ou ideológicos, foi sempre por ouro, prata e poder. Os únicos exemplos que me ocorrem de motivação religiosa foi a jiade de Maomé e as Cruzadas.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,747
7,066
Nos últimos 200 anos ou nos últimos 20 000, é indiferente. Ciro, Alexandre, Júlio César, Afonso de Albuquerque, Pizarro ou Cortez não fizeram a guerra por motivos religiosos ou ideológicos, foi sempre por ouro, prata e poder. Os únicos exemplos que me ocorrem de motivação religiosa foi a jiade de Maomé e as Cruzadas.
E as lutas da Europa contra os protestantismo( Guerra dos 30 anos)?

A guerra da Irlanda vs Inglaterra?

A Inquisição?

É facto que desde o séc 19 que a guerra com a componente religiosa desceu de incidência mas até ai foi das maiores razões de conflitos

Última edição:

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,871
6,381
E as lutas da Europa contra os protestantismo( Guerra dos 30 anos)?

A guerra da Irlanda vs Inglaterra?

A Inquisição?

É facto que desde o séc 19 que a guerra com a componente religiosa desceu de incidência mas até ai foi das maiores razões de conflitos
A guerra dos 30 anos teve motivações religiosas, mas também políticas, económicas e geoestratégicas. Se calhar a religião serviu apenas como rastilho.

Acho que na guerra da independência da Irlanda as motivações religiosas já são de segunda ordem. Os irlandeses passaram séculos a ser tratados como servos pelos barões ingleses, e andavam a lutar pela independência desde o século XVI. Aí as motivações são políticas (nacionalismo).

Eu não sou tenho religião, mas acho que tens uma visão demasiado redutora sobre o assunto.
Durante milénios, as religiões cumpriram um papel aglutinador, sendo a base da coesão social duma comunidade. Mais tarde esse papel passou a ser cumprido pelo nacionalismo (muitas vezes aliado à religião, como na Irlanda ou na Polónia), até que o capitalismo avançado acabou por destruir tudo isso, religião e nacionalismo, em favor duma ordem global sem fronteiras. Hoje em dia os únicos factores de aglutinação social em cada país parecem ser a língua e o futebol de selecções.

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,635
6,028
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
“cortar a traqueia a uns muçulmanos “. “Pulverizar uns muçulmanos que ninguém quer saber”

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

• Like
Reações: Vlk

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,341
9,852
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,516
7,885
46
Lisboa
“cortar a traqueia a uns muçulmanos “. “Pulverizar uns muçulmanos que ninguém quer saber”

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Ele escreve isso e depois os "moderados" dizem que há aqui radicais dos dois lados, e que aquilo tu, eu e outros escrevemos é tão grave e radical como essas frases.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,665
15,962
Fonte: os Pravdas do costume ...

Só demonstra que em Israel há a liberdade de imprensa que se exige em qualquer regime democrático. Mesmo que seja propaganda como a que se lê nesses tweets.
É um regime tão democrático e tão exemplar que proíbe os funcionários públicos de assinarem o jornal.