Epah até vocês tem de perceber que o Islamismo é uma merda.
Aliás como todas as religiões o são e o foram no passado.
Pegando no caso dos EUA onde os tontinhos da religião saíram a rua nos últimos tempos, os estados mais pobres são aqueles onde a religião é mais influente.
Religião é contraproducente numa sociedade que se quer avançada social e tecnologicamente.
E é transversal a todas as religiões apesar de algumas estarem mais atrás que outras
Mil e uma coisas que poderiamos dizer sobre a religião e seria pouco. O espaço é curto e tentarei sintetizar mas mesmo assim vai ser longo.
Não tenho bagagem de conhecimento histórico e literacia teológica para medir a parcela de "culpa" da religião nas coisas más que aconteceram no mundo (se é que isso sequer se possa "medir" assim). Mas aceito a opinião de quem acha que se fizessemos um "racio" positivo/negativo da religião a religião não ficaria nada bem na fotografia. Há muita coisa que eu acho absurda na religião logo a começar pelo seu cariz dogmático. E sim, esse aspecto como tantos outros não foram de grosso modo uma influência positiva para a sociedade.
Pelo que entendi da tua opinião não exprimes nada de muito diferente do que disse no parágrafo acima. Apenas adicionas alguns pontos e enquadras a coisa de uma forma que eu não considero muito saudável.
Do que tentas dar a entender (e eu de certa maneira compreendo) consideras que mesmo sendo a religião algo globalmente negativo há umas piores que outras. O problema com esta linha de raciocínio é este. É que mesmo não rejeitado a possibilidade que isso seja verdade mesmo assim posso não considerar que seja adequado ou justo utilizar essa premissa como base dum julgamento fatalista mais amplo sobre as dinamicas sociológicas e de progresso tecnológico. Há planos diferentes que não podem ser "curto-circuitados" assim. Não é por alguém acreditar na virgem que fica instantaneamente impossibilitado de perceber o Big Bang. E não é por o Islão ser a religião dominante que impediu o califado na altura das cruzadas de ser das civilizações mais avançadas do mundo.
E acho que tanto neste último como noutros comentários dás quase a entender que a cultura Islâmica é algo incompatível com o progresso e como tal tem que ser combatida. A um tal ponto que, mesmo sem te querer acusar de encorajar certas acções de Israel, noto que se não tem colocares do lado deles (Israel) é porque estás a validar Ayatollahs. Não consigo ver as coisas assim desculpa SUPERMLY. Zero simpatia pelo cariz repressivo do regime iraniano e pela misoginia que algumas vertentes do Islão impõem. Mas só como exemplo de como o mundo é complexo na Arábia Saudita (amigos do ocidente) as mulheres não podem conduzir nem votar e no Irão podem. Não é o extremismo cultural maléfico do Irão que está na raiz da sua beligerancia anti Israel/EUA ou apoio do extremismo armado do Hamas ou do Hezbollah. São os sentimentos e rancores de um povo que viu o seu país ser feito gato sapato pelos EUA que patrocinaram golpes a lideres eleitos pelo povo e colocaram fantoches quando quiseram. Se os EUA ou qualquer outro país tivesse feito isso ao nosso haveria bombistas luso católicos como há terroristas por outras partes. ETA, IRA, etc... Religiosos e não religiosos.
Por mil um defeitos que o Islão tenha tem havido desde o 11 de Set. (e até antes) uma diabolização permanente do mundo árabe que está a colocar as coisas num ponto... enfim... e parece que mais de 20 anos depois do início da guerra do Iraque não se aprendeu nada..