Para quando um centro de Formação no FC Porto?

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,450
1,581
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
ainda bem que sabes fazer contas, mas os 40 milhões eram para a academia da maia

aqui são cerca de 10 milhões a menos, imaginas quantos amigos o André Villas Boas,. pode ajudar com os 10 milhões que vai poupar ?
sobre o dinheiro a menos… vamos aguardar pelas contas finais. É um terreno complicado. Eu metia um buffer nessas expectativas.

70% do terreno aparentemente para para a câmara para espaço público. Ai já sinto que estamos a ajudar a região.

umas boas promenades

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
3,163
3,564
Por ai
sobre o dinheiro a menos… vamos aguardar pelas contas finais. É um terreno complicado. Eu metia um buffer nessas expectativas.

70% do terreno aparentemente para para a câmara para espaço público. Ai já sinto que estamos a ajudar a região.

umas boas promenades
tipo o da maia que já ia em 2 milhões mesmo sem ter sido validado? deve ter sido para ajudar os amigos :)

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,450
1,581
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
tipo o da maia que já ia em 2 milhões mesmo sem ter sido validado? deve ter sido para ajudar os amigos :)
neste pagaste 4 por 31 ha e 70% é para floresta e promenades. Por isso se calhar por m2 útil não fica assim muito mais barato

mas é melhor esperar até se ter mais informação concreta.

DIP1893

Superior
22 Maio 2025
6
58
Andei a pensar bem neste assunto e lembrei-me de que ha uns 20 anos atras na altura que o CTFD estava a ser construido ja era planeado com a idea de mais tarde ser ampliado para incluir, entre outras coisas uma unidade hoteleira para residencia de atletas de formacao do FC Porto.

Ate encontrei esta noticia:

de 2006 em era debatido nessa altura a construcao de tal residencia no CTFD. Nao tenho informacao especifica sobre os terenos que pertencem ao CTFD e quais seriam as limitacoes para fazer qualquer expancao do mesmo, mas parece-me que sendo que na altura foi construido que esta idea ja era pensada, deve haver ali agum espaco para um dia mais tarde porder explorar..

Ao meu ver o conjunto do CAR e CTFD Olival vai igualar ou ate superar em quase tudo os nossos rivais em Portugal em termos de
infraestructura.

Vamos ter:
  • MAIS campos de treino,
  • MAIS mini estadios para jogos de formacao, equipa B, femenina, etc.
  • Ginasios de alta performance
  • Salas de saude e recuperaco, hidroterapia etc
  • Gabinetes administradores
  • Salas de refeicao
  • Salas de lazer
  • Multiplos balenarios profissionais
  • Auditorio
  • Salas de conferencia de emprensa
  • etc etc etc.
A unica coisa que me salta a vista que ainda nao teremos, e a residencia para os atletas da formacao. O sporting tem uma residencia com 91 quartos, a do Benfica tem 62 quartos so para term uma idea...

Para resolver ese assunto, usando o examplo dos planos do proprio CAR que vai ter um "hotel" para estagio dos atletas profissionais, nao dava para construir um edificio com 2, 3 ou ate 4 pisos (se for necessario) nesta nesta zona do CTFD? Parece-me espaco sufeciente para tal e que atualmente esta sem uso.

Com a collaboracao da CM Gaia, e com um plano bem pensado sem entrar em loucuras, acho seria uma solucao impecavel e que, juntamente com mais umas obras de modernizacao e adaptacao ao uso para servicos de formacao de futebol ao resto do CDFT, tornaria o espaco numa academia de formacao mais do que competente para o nosso FC Porto que tanto nos falta...

Olival 2.jpg Olival 3.jpg Olival 4.jpg
CAR 3.jpg

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,450
1,581
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Posso tar a confundir porque não conheço as moradas onde as coisas são criadas. mas o CAR não vai ser construido no Olival ?
Sim mas são duas estruturas separadas por 1,5 km.

eu espero que o CAR tenha bons acessos. Dou isso de barato. Mas estávamos a falar dos desafios no CT Olival em receber a formação.

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
3,163
3,564
Por ai
neste pagaste 4 por 31 ha e 70% é para floresta e promenades. Por isso se calhar por m2 útil não fica assim muito mais barato

mas é melhor esperar até se ter mais informação concreta.
mas este por 4 milhões já foi comprado o da maia foi so para meter la um painel e umas maquinas

qual é o problema dos acessos aqui ?

não dá para criar ali uma ligação? é considerado parque natural e vamos ter que fazer transporte por avião é isso ??

Moradona

Arquibancada
18 Maio 2025
158
458
o senhor presidente disse que nao vai meter um tostão. Mas mais uma vez estávamos a falar do Olival e não do CAR.
O senhor presidente disse que não ia meter nenhum tostão na construção do equipamento, mas disse que iria apoiar na concretização de intervenções no espaço público envolvente.

«Acho que para todos não faz sentido que o município pague um equipamento destes, mas faz todo o sentido que apoiemos em termos técnicos, institucionais, de isenções de taxas e na concretização de intervenções no espaço público envolvente ou de uso coletivo.»

Se o meu caro amigo não tivesse uma agenda particular, saberia perfeitamente interpretar textos. Como as más intenções lhe toldam a mente, fica muito mais complicado.

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
81,057
141,768
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Se a formação couber toda lá vai haver com certeza vantagens. Pior que a situação atual duvido que seja.

mas a questão é cabe toda? E cabendo toda é uma infra que convence os pais e a logística. Eu imagino o a formação do FCporto não metropolitana mas regional e até mais.
O Olival não tem alojamentos por exemplo para isso.
Tinha de ser dotado logisticamente.

A única solução que vejo vai ser mesmo a solução de "ilhas" muito próximas mas não juntas. Talvez dê para fazer um ou dois corredores na tangente junto ao rio.