Andei a pensar bem neste assunto e lembrei-me de que ha uns 20 anos atras na altura que o CTFD estava a ser construido ja era planeado com a idea de mais tarde ser ampliado para incluir, entre outras coisas uma unidade hoteleira para residencia de atletas de formacao do FC Porto.
Ate encontrei esta noticia:
Infraestrutura foi inaugurada há 4 anos e é o mais forte elo de ligação entre o clube e V.N. Gaia
maisfutebol.iol.pt
de 2006 em era debatido nessa altura a construcao de tal residencia no CTFD. Nao tenho informacao especifica sobre os terenos que pertencem ao CTFD e quais seriam as limitacoes para fazer qualquer expancao do mesmo, mas parece-me que sendo que na altura foi construido que esta idea ja era pensada, deve haver ali agum espaco para um dia mais tarde porder explorar..
Ao meu ver o conjunto do CAR e CTFD Olival vai igualar ou ate superar em quase tudo os nossos rivais em Portugal em termos de
infraestructura.
Vamos ter:
- MAIS campos de treino,
- MAIS mini estadios para jogos de formacao, equipa B, femenina, etc.
- Ginasios de alta performance
- Salas de saude e recuperaco, hidroterapia etc
- Gabinetes administradores
- Salas de refeicao
- Salas de lazer
- Multiplos balenarios profissionais
- Auditorio
- Salas de conferencia de emprensa
- etc etc etc.
A unica coisa que me salta a vista que ainda nao teremos, e a residencia para os atletas da formacao. O sporting tem uma residencia com 91 quartos, a do Benfica tem 62 quartos so para term uma idea...
Para resolver ese assunto, usando o examplo dos planos do proprio CAR que vai ter um "hotel" para estagio dos atletas profissionais, nao dava para construir um edificio com 2, 3 ou ate 4 pisos (se for necessario) nesta nesta zona do CTFD? Parece-me espaco sufeciente para tal e que atualmente esta sem uso.
Com a collaboracao da CM Gaia, e com um plano bem pensado sem entrar em loucuras, acho seria uma solucao impecavel e que, juntamente com mais umas obras de modernizacao e adaptacao ao uso para servicos de formacao de futebol ao resto do CDFT, tornaria o espaco numa academia de formacao mais do que competente para o nosso FC Porto que tanto nos falta...