André Villas-Boas - Presidente

EJCC

Bancada lateral
1 Setembro 2012
569
1,082
35
Sta. M. Da Feira
Quem inventou um play off depois de um campeonato corrido devia de falecer.

A maior abominação jamais inventada no futebol a par dos tablets nos bancos.
Crlh pah, pensava que estava sozinho nisto.

Uma equipa andou um campeonato todo a pastar e supera-se no playoff, enquanto que outra equipa que deu no duro em todo o campeonato e chega ao playoff e por algum motivo falha. Faz algum sentido resumir 10/15/20 jogos a um playoff?

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,427
4,615
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Não tem direito pah.

São pobres!

Que nojo! Equipas pobres!
Enfim...

Por exemplo, já li que uma das razões para o pessoal não ir ver os jogos é a falta de qualidade. Bom, se fosse por isso, não via futebol português nenhum, nem entre os clubes grandes.

Deu-me mais prazer em termos de futebol jogado ver certas equipas pequenas este ano do que o Porto. Sim, é futebol de bombo, mas existe competição e garra.

Mas sim, vamos com 10 equipas, de forma a cavar mais o fosso entre as maiores equipas e as equipas pequenas. Na Escócia resultou muito bem: há 40 anos que não ganha nenhuma equipa sem ser o Celtic e o Rangers.

E, como todos sabemos, essas duas equipas são colossos europeus.

Um dia, teríamos uma liga assim:

Porto, Benfica, Sporting, Braga, Guimarães, Casa Pia, Alverca, Aves, Rio Ave e Santa Clara.

Benfica decacampeão.

Panda Azul e Branco

Bancada lateral
14 Janeiro 2025
985
1,764
Tornam-nas tão fortes que no geral até os dois gigantes são menos relevantes na Europa que os "mal organizados" Portugueses.

Mas no geral sim o futebol na Escócia, sobretudo abaixo nos escalões é batatal Liga dos Últimos.

Vamos ver um espetacular Elgin City vs Forfar Athletic ou um sensacional Queen of the South vs Arbroath e não é muito diferente de ir ver um Paços de Gaiolo vs Imperial Sobreirense.
Se o campeonato escocês fosse organizado como o português, os 2 gigantes escoceses eram ainda menos fortes na Europa do que são, estou convencido disso.
Se o campeonato português fosse organizado de forma parecida ao escocês, haveria mais grandes jogos, mais público nos jogos, mais receitas televisivas, mais competitividade e os 3/4 grandes poderiam ser um pouco mais fortes na Europa, é o que acho. Mas ao slb e ao sporting, especialmente aos encornados, interessa-lhes este estado de coisas em que há sempre uma mão cheia de clubes com a corda na garganta prontos a abrirem as pernas por um prato de lentilhas.

• Like
Reações: Portista in Sofia

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,427
4,615
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto

Uma equipa andou um campeonato todo a pastar e supera-se no playoff, enquanto que outra equipa que deu no duro em todo o campeonato e chega ao playoff e por algum motivo falha. Faz algum sentido resumir 10/15/20 jogos a um playoff?
Tipo Liga Belga. Terminou o Genk a fase regular com 10 pontos de vantagem e terminou o play off ou segunda fase, conforme lhe quiserem chamar, em 3.° lugar

Blue Special

Bancada central
14 Abril 2016
2,416
4,777
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Pinto da Costa

Era 3 últimos da I Liga descem, 3 primeiros da II Liga sobem. Como disseste e bem, andam um ano todo a fazer merda, depois cerram os dentes e/ou têm sorte num jogo de playoff espetar logo 3 ou 4 e pronto: mais uma época na I Liga. Quem andou o ano todo em lugares cimeiros da II Liga, vitórias, golos (e provavelmente com menor orçamento) lixa-se.

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
7,430
4,163
Liga 1 - 10 equipas jogam 4x entre si, faz 36 jogos sistema de pontos igual, descem 3.
Liga 2 - 20 equipas (sem Bs) jogam 2x entre si sobem 3 descem 3.
Liga 3 - igual à 2

Sub-23 onde entravam as equipas B
Taça da Liga - finito
Liga 1:

Sporting
Benfica
Porto
Braga
S. Clara
Vitória
Famalicão
Estoril
Casa Pia
Moreirense

Liga 2:

Rio Ave
Arouca
Gil Vicente
Nacional
Estrela
AVS
Farense
Boavista
Tondela
Alverca
Vizela
Torriense
Leiria
Chaves
Feirense
Felgueiras
Académico
Penafiel
Marítimo
Leixões

Liga 3:

Portimonense
Paços F.
Oliveirense
Mafra
Lusitânia
Varzim
Fafe
Amarante
Atlético
1º Dezembro
Belenenses
Académica
Trofa
S. J. de Ver
Anadia
U. Santarém
Caldas
Covilhã
Sanjoanense
Ol. Hospital

Última edição:

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,427
4,615
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Se o campeonato escocês fosse organizado como o português, os 2 gigantes escoceses eram ainda menos fortes na Europa do que são, estou convencido disso.
Se o campeonato português fosse organizado de forma parecida ao escocês, haveria mais grandes jogos, mais público nos jogos, mais receitas televisivas, mais competitividade e os 3/4 grandes poderiam ser um pouco mais fortes na Europa, é o que acho. Mas ao slb e ao sporting, especialmente aos encornados, interessa-lhes este estado de coisas em que há sempre uma mão cheia de clubes com a corda na garganta prontos a abrirem as pernas por um prato de lentilhas.
Engraçado que o sucesso europeu do Anderlecht foi quando a Liga Belga era exatamente igual à portuguesa.

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
81,057
141,760
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Já eu acho que se chegasse a ser organizado à escocesa os de Lisboa ainda iam sair mais beneficiados.
Já têm mão em equipas assim, haveria a possibilidade de em 10 equipas terem mão em 8, eles e os outros 6.

• Love
Reações: bluemonday

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,427
4,615
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Sou a favor do seguinte até:

Campeonato de 10 equipas. Fase regular, 3 primeiros disputam a segunda fase de apuramento do campeão e os outros 7 vão disputar a permanência. Dos 7, 5 descem de divisão.

Competitividade máxima. Ou melhor ainda: fazíamos uma Supertaça Ibérica, 2 clubes portugueses e 2 clubes espanhóis.

EJCC

Bancada lateral
1 Setembro 2012
569
1,082
35
Sta. M. Da Feira
Já eu acho que se chegasse a ser organizado à escocesa os de Lisboa ainda iam sair mais beneficiados.
Já têm mão em equipa assim, haveria a possibilidade de em 10 equipas terem mão em 8, eles e os outros 6.
Isto mesmo. Mais fácil seria orquestrar a coisa de forma a que os clubes que interessam ficassem na divisão mais alta.
Corromper 4 ou 5 equipas é diferente de corromper 10 ou 15.

EJCC

Bancada lateral
1 Setembro 2012
569
1,082
35
Sta. M. Da Feira
Já que é para inventar, faz-se espécie de regionalização.
Campeonato AF Porto, FC porto vs Gulpilhares FC e por aí adiante. Todos contra todos, a avacalhar. No final o sobrevivente joga contra o vencedor da AF Algarve, será obviamente FC Porto vs CU Culatrense.

Fica a dica. AVB mete os olhos :cool:

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,427
4,615
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
A Taça da Carica tem uma coisa boa que o Proença conseguiu: a Liga Europa.

Seria uma competição atraente para equipas que, por exemplo, não tivessem conseguido lugar nas competições europeias no ano transato. Ou seja, do 4.° / 5.° lugar para baixo.

Mesmo que deixasse de ser a qualificação para a LE, podia ser para a Conferência. Seria interessante.

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
13,729
15,911
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Outra vez a conversa de reduzir o número de equipas? Recuamos 20 anos e não me apercebi.
Também não entendo muito bem. E ainda se fala aqui em Escócia? Porque é que não tem mal nenhum perdermos um Celtic - Rangers? Porque á uns 7/8 por ano, cerca de 70 por década... perde o interesse, é aquela porca da escola que usavamos dois preservativos.