André Villas-Boas - Presidente

RGalego

As desculpas não se pedem, evitam-se!
12 Março 2012
13,173
15,431
Conquistas
6
35
Braga
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
Não tinha ouvido as declarações todas, agora já o fiz, para aqueles que queriam e pediam que fôssemos ao Mundial já com várias contratações feitas, ouçam o que ele diz..

Não deve ser por falta de vontade, repetiu 2/3 vezes que não está a ser uma janela, especial de mercado, fácil.

Prefiro que tenhamos que esperar mas que se acerte nos alvos e que se gaste o menos possível, não temos o livro de cheques do City para ir às compras.
E se o objetivo é acrescentar declarada qualidade teremos sempre concorrência e pouca pressa dos clubes vendedores em fechar os negócios.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,923
14,613
Esmoriz
Coimbra? Se não fosse o shit show que é, por motivos que extravasam o futebol, a AAC "encheria" aquilo fácil.

O Setúbal não andava a meter 2 mil pessoas por jogo? Não sei, tinha essa impressão. A confirmar-se, seria um número excecional.

O Leiria tem um estádio demasiado grande, mas os números não são assim tão maus.

O Farense tem excelentes números.

Vai ver os números do Moreirense. Vão surpreender-te. Moreira de Cónegos tem 5 mil habitantes e metem 3 mil lá.

Depois tens os casos de clubes como o Lourosa, o Espinho, Sanjoanense, Salgueiros (não sei se ainda é assim, mas já foi) e até o Coimbrões.

Clubes como o Maritimo, o Boavista, o Setúbal, o Guimarães (já mete), o Braga (já mete), a Académica, o Belenenses e o Beira-Mar em condições normais meteriam 10 mil pessoas facilmente.
As estatísticas são públicas. A média é a última coluna.

Isto com jogos com slb, Sporting e Porto a puxar muito mais cima nas médias.

Na segunda liga é ainda pior.

Isto faz com que eu quase queira que o Maretemo suba, porque é a única equipa da segunda liga a ter média superior a 5 mil espectadores.

Não há competição profissional num desporto hiper mediatizado que resista a isto.

A questão de clubes tipo Lourosa, Salgueiros, Beira Mar ou Sanjoanense é que, se subissem à primeira divisão, a situação iria ser exactamente a mesma. E até iriam descer a média porque os jogos deixavam de ser ao domingo à tarde para passar a ser à segunda-feira às 21:30. Há um exemplo paradigmático disso que é o Leiria: quando regressam ao desporto profissional o entusiasmo leva pessoa ao estádio, passando o entusiasmo inicial volta ao que era antes (não se consegue ver ali por falta no print mas o Leiria teve uma média de 3100 espectadores por jogo)

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
81,057
141,760
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Chama-lhe taca da liga final four, super four liga, creme de la creme tuga quatro....

O modelo de final a 4 é competitivamente interessante. E uma competição que permite dinamizar regiões e ver as melhores equipas portuguesas a disputar um titulo entre elas cabe e deveria para mim sempre existir.
Isso é uma Competição de Promoção.
Mais para patrocínios que pela valorização desportiva.
então faça-se uma "Taça de Verão" tipo torneio, só com os 4 primeiros de cada ano.
A Supertaça passa a ser jogada no seu jogo único a meio do ano.

Edgar Siska

9 Julho 2016
81,057
141,760
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Não digo o contrário. Daí estarem na mediocridade que estão em termos futebolísticos, tal como nós.
Nós estamos bem acima no que concerne aos nossos maiores clubes pelo menos.

O "novo futebol hiper comercializado" também não os ajuda.
Os adventos dos clubes-estado, dos clubes conglomerados etc.

Edgar Siska

9 Julho 2016
81,057
141,760
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Não iria resolver absolutamente nada isso. Terias jogos a menos para nada também, menos receitas. Isso já se fazia, já foi experimentado. Qual a vantagem disso exatamente?
Isso é a tua ideia, a minha é diferente.
concordamos em discordar.

Eu quero reformar, vocês querem revolucionar.
São conceitos diferentes :LOL:

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,427
4,615
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
As estatísticas são públicas. A média é a última coluna.

Isto com jogos com slb, Sporting e Porto a puxar muito mais cima nas médias.

Na segunda liga é ainda pior.

Isto faz com que eu quase queira que o Maretemo suba, porque é a única equipa da segunda liga a ter média superior a 5 mil espectadores.

Não há competição profissional num desporto hiper mediatizado que resista a isto.

A questão de clubes tipo Lourosa, Salgueiros, Beira Mar ou Sanjoanense é que, se subissem à primeira divisão, a situação iria ser exactamente a mesma. E até iriam descer a média porque os jogos deixavam de ser ao domingo à tarde para passar a ser à segunda-feira às 21:30. Há um exemplo paradigmático disso que é o Leiria: quando regressam ao desporto profissional o entusiasmo leva pessoa ao estádio, passando o entusiasmo inicial volta ao que era antes (não se consegue ver ali por falta no print mas o Leiria teve uma média de 3100 espectadores por jogo)
2.3 mil, que seja. 5 mil habitantes.

Eu sei que és de perto, mas tu achas mesmo que o pessoal do Lourosa ia deixar de ir ao Estádio por ser um jogo à segunda-feira? Podiam não ir tantos, mas ainda estaríamos a falar de milhares.

Agora, essa questão dos dias e de horários já é culpa da Liga, não dos clubes. Até o Dragão sofre para meter 40 mil em condições dessas.

29 Agosto 2022
3,850
4,320
Alguém vê a Liga Belga?

A Liga Grega?

Liga Checa?

Liga Suiça?

Todas com fases e/ou com número reduzido de equipas.
Tens que pensar mais do que vender para fora, o que podes fazer em termos internos para melhorar a competição, vender o produto melhor. A redução dos clubes não seria numa primeira fase para atrair público estrangeiro.

Seria para teres uma taxa de ocupação nos jogos da liga na casa dos 70%, para teres mais recursos para poderes competir nas competições internacionais, mais competitividade e entusiasmo pelos grandes jogos semanais que terias.

Se os outros depois fossem comprar, óptimo, mas esse não é o objetivo.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,427
4,615
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Tens que pensar mais do que vender para fora, o que podes fazer em termos internos para melhorar a competição, vender o produto melhor. A redução dos clubes não seria numa primeira fase para atrair público estrangeiro.

Seria para teres uma taxa de ocupação nos jogos da liga na casa dos 70%, para teres mais recursos para poderes competir nas competições internacionais, mais competitividade e entusiasmo pelos grandes jogos semanais que terias.

Se os outros depois fossem comprar, óptimo, mas esse não é o objetivo.
Nunca na vida irias ter taxas de ocupação de 70%. Estão a mirar apenas na questão do número de equipas, quando o problema é mais cultural do que qualquer outra coisa.

Urge a sensibilização das pessoas para apoiar os clubes locais e um investimento maior do Estado no desporto (não só em futebol).

A redução do número de equipas resulta numa maior competitividade, mas só até certo ponto.

Edgar Siska

9 Julho 2016
81,057
141,760
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Nunca na vida irias ter taxas de ocupação de 70%. Estão a mirar apenas na questão do número de equipas, quando o problema é mais cultural do que qualquer outra coisa.

Urge a sensibilização das pessoas para apoiar os clubes locais e um investimento maior do Estado no desporto (não só em futebol).

A redução do número de equipas resulta numa maior competitividade, mas só até certo ponto.
Eu já apontei há muitos posts atrás que a questão é cultural.

• Like
Reações: bluemonday

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,923
14,613
Esmoriz
Alguém vê a Liga Belga?

A Liga Grega?

Liga Checa?

Liga Suiça?

Todas com fases e/ou com número reduzido de equipas.
Isso é outra questão.

Há excesso de futebol, ninguém vê liga belga, como ninguém vê liga alemã ou liga francesa, por exemplo. Mas toda a gente vê campeonato do mundo ou competições europeias, especialmente a partir da fase a eliminar.

a questão da reformulação de campeonatos não é para vender externamente, é mesmo para vender aqui em Portugal. Querem a centralização de direitos de transmissão, até agora apareceram zero interessados. Isso depois traz outras consequências, como a corrupção, o tráfico de influências, o jogador X comprado por Y para o clube H ter dinheiro para pagar salários, etc etc porque simplesmente a competição não consegue angariar dinheiro suficiente que permita aos clubes mais pequenos poder sobreviver com o dinheiro gerado.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,923
14,613
Esmoriz

É mais fácil mudar a estrutura de uma competição ou a cultura desportiva?

29 Agosto 2022
3,850
4,320

Claro que irias ter, se tivesses um campeonato de Porto, Benfica, Sporting, Braga, Guimarães, e mais 5 clubes imagina os jogos e taxa de ocupação que isso não iria gerar por semana em termos de jogos.

Isso das pessoas apoiarem os clubes locais não vai nem nunca dá/deu para nada. A questão cultural está demasiada enraizada em Portugal.

Não é minha culpa, não é tua culpa, mas é a realidade que temos e ao qual temos que nos adaptar.

O Lourosa como falaste atrás não é o problema de numa cidade de 5 mil habitantes meter 2 mil e tal no estádio, eles estão na divisão certa, o problema é o Estoril, o Leiria, o Beira-Mar, o Farense, o Sta.Clara, o Casa Pia, etc etc etc.

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
7,430
4,163
Liga 1 - 10 equipas jogam 4x entre si, faz 36 jogos sistema de pontos igual, descem 3.
Liga 2 - 20 equipas (sem Bs) jogam 2x entre si sobem 3 descem 3.
Liga 3 - igual à 2

Sub-23 onde entravam as equipas B
Taça da Liga - finito

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,923
14,613
Esmoriz
2.3 mil, que seja. 5 mil habitantes.

Eu sei que és de perto, mas tu achas mesmo que o pessoal do Lourosa ia deixar de ir ao Estádio por ser um jogo à segunda-feira? Podiam não ir tantos, mas ainda estaríamos a falar de milhares.

Agora, essa questão dos dias e de horários já é culpa da Liga, não dos clubes. Até o Dragão sofre para meter 40 mil em condições dessas.
Não acho. Acho que ia ser igual.

Mas a ideia de que o Lourosa ou o Salgueiros, porque metem 3 mil pessoas numa divisão secundária, meteriam 10 mil numa primeira divisão, é uma falácia.

Conheço até Espinho melhor do que Lourosa, e passado o entusiasmo inicial do regresso do futebol ao estádio mítico em ruínas, nunca mais se ouviu falar de enchentes para ver futebol em Espinho. Tens outro exemplo do Feirense, que tem um estádio central numa cidade que tem bastante gente, com escalões jovens a puxar famílias para o apoio ao clube, e qualquer noite da Viagem Medieval mete 20 vezes mais pessoas do que um jogo de futebol.