Alguns esclarecimentos
A vida não está fácil nem nunca esteve em Portugal. Não, 870 hoje não é grande coisa e não seria por isso que voltaria. Não foi nem deixou de ser pelo SMN que saí. Tive uma boa proposta fora e estava desempregado. Não me recordo de ter falado no estado da educação em Portugal mas já que não tenho muitas oportunidades de concordar contigo não vou deixar passar esta. Sim está num estado muito triste.
A assumir que a minha saída foi "uma troca" com um imigrante na condição mais miserável que consegues descrever eu diria o seguinte. Portugal perdeu um jovem desempregado que há altura passou por um down e andava meio triste e que navegou entre estágios abaixo do SMN, empregos perto de casa dos pais a ganhar o SMN ou empregos nos grandes polos urbanos a ganhar mais que o SMN mas com custos de vida mais caros. Se não tivesse apoio familiar teria ido "ao charco" com quase toda a certeza. E não, não passei por essas agruras porque alguém vivia com 15 num quarto nessa altura. Passei porque quem paga os salários em Portugal se não houver asiáticos, magrebinos ou vigodos paga-te como se fosses da Lourinhã na mesma. Se houver alguém que neste contexto consiga ajudar o país mais do que o pouco que eu ajudei na altura um bem haja. Seja lá quem for. E não fiques a pensar que o Bidonville de asiáticos é pior ou melhor que o Bidonville português por "diferenças culturais". Porque "nós queríamos trabalhar" e eles não. Se pensares um pouco é ainda mais simples: eles querem ganhar a vida e nós também.
Antes de mais bom para ti, que tenhas conseguido um bom rumo.
Tu é que falaste do SMN para supostamente dizer que agora se vive melhor em Portugal.
Falaste em pagar a professores, o que aconteceu nos ultimos 5 anos é que a falta de professores agravou imenso. E não está num estado triste está muito pior que isso, e se pensares a médio prazo perceber que provavelmente se acabou com ela.
Mas tu onde estás a viver, vives num Bidonville? é que tu queres comparar o incomparável.
E não os salários seguem a logica da oferta e da procura, se inundas o mercado com mão de obra desta baixas os salarios nessas areas. Mas mesmo que o que dizes fosse verdade, ainda assim não faz sentido estar a fazer uma politica que só trás vantagem a quem quer explorar essa mão de obra, não faz sentido na minha opinião claro, para quem se quer aproveitar disso faz todo o sentido.
E sempre foi dificil viver, mas um jovem casal há 10 anos, que no agregado mesmo ganhando pouco tipo 2000 euros conseguia fazer vida, e agora não, a diferença é essa.