Todos os dias choras "ai porque me chamais racista e xenófobo, só porque não gosto de pessoas estrangeiras, especialmente mais escuras"
Imagina se te importasses lol
O problema de termos como xenófobo, racista ou fascista, terrorista, etc. é que na maior parte das vezes são usados de forma difamatória e com o intuito de marginalizar o oponente e acabar com a conversa.
Não há muita diferença entre dizer que todos os árabes são terroristas e chamar racistas ou xenófobas às pessoas que pedem que a emigração seja regulada.
A falácia é a mesma e serve só para descredibilizar o adversário.
Na realidade, acho que pessoas genuinamente racistas em Portugal são muito poucas, como o prova a nula expressão eleitoral do Ergue-te, que no meu entender é o único partido em PT genuinamente de racista e de extrema-direita.
A maior parte dos portugueses gosta de estrangeiros. Claro que gosta mais se forem alemães endinheirados do que se forem hindus pobres, mas isso não configura necessariamente uma situação de racismo. Porque o facto é que a maior parte das pessoas prefere ter vizinhos ricos a ter vizinhos pobres.
Se pudessem escolher, 99% dos portugueses preferia viver em Cascais do que ao lado de um bairro de ciganos. É discriminação, mas é uma discriminação natural. Aliás, eu acho que discriminar é um impulso é natural. Eu discrimino as pessoas com quem me relaciono. Não o faço é em função da cor da pele ou da nacionalidade ou mesmo do status económico, mas discrimino-as em função do carácter ou da inteligência. E toda a gente faz o mesmo.
Para mim só existe realmente racismo quando a pessoa acha que o valor e o potencial duma pessoa está determinado pela cor da pele, ou quando acha a sua própria etnia é naturalmente superior às outras. E nesse aspecto não deve haver povo mais racista do que os judeus conservadores, cujos livros sagrados dizem textualmente que há um povo escolhido por deus, e todos os outros são povos de segunda.