Fórmula 1 - 2024

Dragon G

Tribuna Presidencial
28 Abril 2012
5,748
3,966
Aquele GP do Monaco em 84, onde o Senna num Toleman! ia ganhando não fosse o Jacky Ickx interromper a corrida para dar a vitória ao Prost.
O Senna não corria apenas contra a mais que provável melhor geração de pilotos de sempre, também correu muitas vezes contra a FIA.
 
  • Like
Reações: Czarli9

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,929
8,235
Esmoriz
O Senna foi campeão do mundo em 90 e 91 com o Berger como companheiro de equipa.
O que fica na memória foram os anos com o Prost na mesma equipa. 1990 por razões óbvias contra uma Ferrari forte. 1991 foi um passeio.

Max numa perspectiva de daqui a 20 anos teria sempre a ganhar em ter um companheiro de equipa forte. Porque é isso que fica na memória e porque essa é a melhor maneira, na minha opinião, de se avaliar a transcendência de um piloto. Sem isso fica sempre aquela ideia do "é bom mas o carro..."
 
  • Like
Reações: Dragon G

Ruben1893

"Prometo dar a vida pelo Futebol Clube do Porto"
24 Julho 2019
84,398
191,576
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Senna era mais rápido mas se o metessem num campeonato de 24 corridas contra o Max no mesmo carro...não sei, não

O Max é um robô dentro do carro
Não comete erros
 

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
2,909
2,911
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
O Senna só teve 2 anos (88 e 89) na McLaren com o Prost como "colega de equipa".
Ganhou 1 mundial e surrupiaram-lhe outro.
Antes disso o Senna já era reconhecido como o melhor entre os melhores.
O Senna correu 10 anos e foi campeão em 3 deles com a Mclaren que era A EQUIPA dos anos 80. Foi um dos melhores de sempre, mas honestamente, e aqui são opiniões e cada um tem a sua, eu nem acho que tenha sido o melhor. para mim foi o Schummacher.

E já agora, a FIA mudou as regras em 2004 para garantir que o Schummacher e a Ferrari não ganhavam.
 

Dragon G

Tribuna Presidencial
28 Abril 2012
5,748
3,966
Senna era mais rápido mas se o metessem num campeonato de 24 corridas contra o Max no mesmo carro...não sei, não

O Max é um robô dentro do carro
Não comete erros
Carros diferentes, concorrência diferente, acho impossível de comparar.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
20,297
13,056
Senna era Maradona; Max é cr7

Um era quase louco, predestinado, sempre no máximo do risco.

O Max é perfeição ao máximo, parece uma IA, um robot. Nem Prost nem Lauda eram tanto assim.

O melhor de sempre e o melhor da atualidade que tambem será top3/5 de sempre seguramente.
 

Dragon G

Tribuna Presidencial
28 Abril 2012
5,748
3,966
O Senna correu 10 anos e foi campeão em 3 deles com a Mclaren que era A EQUIPA dos anos 80. Foi um dos melhores de sempre, mas honestamente, e aqui são opiniões e cada um tem a sua, eu nem acho que tenha sido o melhor. para mim foi o Schummacher.

E já agora, a FIA mudou as regras em 2004 para garantir que o Schummacher e a Ferrari não ganhavam.
Isso foi mais guerra de fornecedores de pneus.
 

Dragon G

Tribuna Presidencial
28 Abril 2012
5,748
3,966
Não, a guerra já existia. O Michelin eram mais duráveis e os Bridgestone eram mais rápidos. No final da corrida ganhavam os Bridgestone. A FIA baniu a mudança de pneus para garantir que a Ferrari não ganhava.
Isso de ser para garantir que a Ferrari não ganhava já é uma especulação de fã da equipa de Maranello :)
 
  • Like
Reações: Czarli9

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
3,873
3,532
Temos de entender que a história do Senna e uma história interrompida e isso conta muito.

O Senna ta na lista dos melhor de sempre, mas não podemos esquecer que ele bate em Portier em 1988 porque queria "envergonhar" o Prost quando ja ia nao sei quantos seg a frente, o mesmo que veio com a treta da "gap" (porque não havia Gap nenhuma) em 1990 em Suzuka. O mesmo que estragou a época perfeita da Mclaren 1989 dando uma volta ao Schlesser, que quebrou o acordo com Prost em Imola e depois defendeu-se em tecnicalidades que re-start nao era start. Que veio com a treta do lado em Suzuka que nunca foi questão até ao Senna se lembrar.

Eu nao vi com memória de gente ao vivo, mas tento ver tudo o que e resumos daquelas épocas, principalmente aqueles tesourinhos no youtube de seasons reviews em cassete, com informação fresquinha para a altura (principalmente a de 1990, porque aquele Ferrari e o meu carro de F1 favorito de sempre), e o Senna era impressionante, mas não era a rara vez em que ele tinha um lock-up durante uma corrida, a diferença e que depois dava umas voltas 2, 3 seg acima dos restantes, mas isso era a experiencia Senna, fio da navalha sempre.

E ver a época de 91 em que o Mansell com início terrivel vai lhe quase apanhar o campeonato e na altura havia muita conversa que o Senna não tava focado e o caracas (isso só mesmo vendo os reviews feitos na altura pk depois essa informação apaga-se).

O Senna e dos melhores de sempre, mas dizer que não se pode discutir não faz muito sentido, ele ja andava a sentir a pressao do Schumacher (aquele video dele a dar licoes ao Schumi, que se diz o Schumi fez uhhmm uhmm mas nao lhe ligou nehuma), mas como Morreu nao podemos ver como seria contra regenmeister.
 

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
2,909
2,911
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
Isso de ser para garantir que a Ferrari não ganhava já é uma especulação de fã da equipa de Maranello :)
Isso e a opinião de todos os jornalistas da altura. No ano seguinte mudaram de novo as regras e o Schummi só não voltou a ganhar o campeonato porque se espetou e partiu a perna.
 

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
2,909
2,911
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
Temos de entender que a história do Senna e uma história interrompida e isso conta muito.

O Senna ta na lista dos melhor de sempre, mas não podemos esquecer que ele bate em Portier em 1988 porque queria "envergonhar" o Prost quando ja ia nao sei quantos seg a frente, o mesmo que veio com a treta da "gap" (porque não havia Gap nenhuma) em 1990 em Suzuka. O mesmo que estragou a época perfeita da Mclaren 1989 dando uma volta ao Schlesser, que quebrou o acordo com Prost em Imola e depois defendeu-se em tecnicalidades que re-start nao era start. Que veio com a treta do lado em Suzuka que nunca foi questão até ao Senna se lembrar.

Eu nao vi com memória de gente ao vivo, mas tento ver tudo o que e resumos daquelas épocas, principalmente aqueles tesourinhos no youtube de seasons reviews em cassete, com informação fresquinha para a altura (principalmente a de 1990, porque aquele Ferrari e o meu carro de F1 favorito de sempre), e o Senna era impressionante, mas não era a rara vez em que ele tinha um lock-up durante uma corrida, a diferença e que depois dava umas voltas 2, 3 seg acima dos restantes, mas isso era a experiencia Senna, fio da navalha sempre.

E ver a época de 91 em que o Mansell com início terrivel vai lhe quase apanhar o campeonato e na altura havia muita conversa que o Senna não tava focado e o caracas (isso só mesmo vendo os reviews feitos na altura pk depois essa informação apaga-se).

O Senna e dos melhores de sempre, mas dizer que não se pode discutir não faz muito sentido, ele ja andava a sentir a pressao do Schumacher (aquele video dele a dar licoes ao Schumi, que se diz o Schumi fez uhhmm uhmm mas nao lhe ligou nehuma), mas como Morreu nao podemos ver como seria contra regenmeister.
Concordo, a morte antecipada, para além de nos ter privado de lutas épicas entre os dois, deixou uma aura de "havia mais para ver" no Senna que faz com que muita gente o ponha num pedestal.

Uma coisa que ninguém fala é da agressividade do Senna que ia muitas vezes para além do razoável, mas que é a marca dos grandes campeões.

Por exemplo, o Leclerc(que até é o meu favorito) e o Norris não têm essa agressividade extra.
 

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
3,873
3,532
A história que se conta e que a Michelin tinha os grooves do pneu mais moles que os da Bridgestone (nao haviam slicks na altura), isso levou primeiro a Bridgestone protestar contra a Micheline em 2003, que foram obrigados a mudar (onde nasceu o FIA - Ferrari International assistance).

A Vantagem da Bridgestone e que fez um pneu seguro que podia ser atacado entre paragens na box, a Michelin ganhava em aquecer o pneu rápido e manter qualidade durante o stint ate ficar Slick. Só que a construção do Pneu não era a mais segura em termos de estrutura, o Ralf já em 2004 ficou umas corridas de fora por um pneu ter rebentado em Indianapolis.

2005 quiseram tornar as coisas mais interessantes e salvar o ambiente, por causa do número de pneus usados no fim de semana, e tornaram paragens so para gasolina. Foi uma parvoice colada, O Kimi tem uma falha em Hockenheim na última volta, e a Ferrari era um caso claro em que levava mais umas 3 ou 4 voltas a aquecer os pneus e entrar no ritmo, mas como tiveram de puxar o carro ao maximo para ficar rapido, foi um ano de falhas mecânicas. Além que a Renault tinha um sistema de tracção que nos arranques pareciam de outra formula, mais os mass-dampers que eram "cinzentos em termos de legalidade" e faziam aquele Renault parecer um kart nos corretores.
 

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
260
814
Haverá dezenas de pilotos com melhores números que o Senna. Mais mundiais, mais poles, mais provas terminadas, menos erros, etc.
A regularidade na F1, como em qualquer outra modalidade, é fundamental para se ser Campeão do Mundo e tanto Max como o Schumacher ou mesmo o Prost e o Mansell são superiores ao brasileiro nesse capítulo.
Admito que tudo isso seja facto e nem vou contestar uma estatística que me apresentem.

Mas quem viu o Senna... Quem viveu o tempo do Senna...
Indo buscar a analogia do futebol (vou usar o Ronaldinho por ser brasileiro): estão a ver o Ronaldinho no prime? Quando se pagava bilhete só para assistir in loco a um jogo do Barcelona porque se sabia que ia sair uma jogada de outro mundo daqueles pés?
Era o mesmo sentimento.

O Senna não se limitava a ser o mais rápido na trajectória ideal. Ele conseguia encontrar centésimas de segundos fora da trajectória.
Ele encontrava a perfeição no caos.
E quando chovia?
O homem transformava-se. Ele acelerava onde os outros travavam.
Era mágico!

E não. A aura que paira sobre o Senna não veio com a sua morte. Senna já a tinha muito antes daquela fatídica tarde.
Por alguma razão, eu, o meu pai, a minha irmã, a minha mãe e até a minha avó sentavam-se frente à TV aos domingos à tarde; por alguma razão, a sua morte fez duas crianças com pouco mais de 10 anos chorar copiosamente como se tivesse morrido um familiar; por alguma razão vi o meu pai a soltar umas lágrimas quando a morte foi anunciada poucas horas depois.

Há centenas de vídeos na net. Das ultrapassagens, das manobras, das poles, corridas completas.
Podem perder horas a ver isso e a analisar o que fez de bem e fez de mal. Onde foi bom besta e onde foi bestial.
Podem ver tudo mas nunca conseguiram sentir o mesmo de quem viveu o Senna.

Quem o viu nunca o esquecerá. E não há nem houve piloto, por muito bom que o seja ou fosse, que cause o mesmo sentimento nas pessoas como o Grande Ayrton Senna causou em todos nós.

Por isso é que passados 30 anos estamos aqui a falar dele como nunca se falou de nenhum piloto e não há quem o tenha visto correr que retire uma vírgula aquilo que aqui escrevi.

Um bem haja.
 

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
260
814
Um bocadinho como o Colin Mcrae também, que só foi campeão uma vez mas arrastava multidões só para o ver...
Um pouco à imagem. Mas obviamente que o Senna teve outro impacto que mais nenhum piloto alguma vez teve. Também a F1 é mais mediática que o rally.
 

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
260
814
Se eu perguntar à minha mãe, senhora a entrar nos 70 que pouco ou nada liga ao desporto além de acompanhar vagamente o FC Porto, quem foi Kobe Bryant, LeBron, Curry, Shaq, Iverson, Magic, Bird ou Chamberlain ela vai-me responder que não vale a pena porque comprou há pouco tempo um frigorífico.
Mas se perguntar quem é o Jordan ela vai saber. Pode não saber onde jogava, como jogava, o que ganhou, mas sabe que foi um sujeito que jogou basquetebol na América.

Isto é extensível ao Merckx no ciclismo ou ao Federer no ténis ou ao Woods no golfe ou o Bolt no atletismo.
Quando se é o melhor entre os melhores, o nome do atleta ultrapassa as fronteiras do desporto e torna-se universal.
O Senna é o GOAT da F1.
 
  • Like
Reações: Miguel.ip e jlmb