Fórmula 1 - 2024

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
2,909
2,911
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
Se eu perguntar à minha mãe, senhora a entrar nos 70 que pouco ou nada liga ao desporto além de acompanhar vagamente o FC Porto, quem foi Kobe Bryant, LeBron, Curry, Shaq, Iverson, Magic, Bird ou Chamberlain ela vai-me responder que não vale a pena porque comprou há pouco tempo um frigorífico.
Mas se perguntar quem é o Jordan ela vai saber. Pode não saber onde jogava, como jogava, o que ganhou, mas sabe que foi um sujeito que jogou basquetebol na América.

Isto é extensível ao Merckx no ciclismo ou ao Federer no ténis ou ao Woods no golfe ou o Bolt no atletismo.
Quando se é o melhor entre os melhores, o nome do atleta ultrapassa as fronteiras do desporto e torna-se universal.
O Senna é o GOAT da F1.
Já percebemos que gosta muito do Senna, fica lá com a bicicleta
 

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
260
814
Já percebemos que gosta muito do Senna, fica lá com a bicicleta
Não se trata de ficar ou deixar de ficar com a bicicleta.
Apenas estava a partilhar a minha opinião. A opinião de alguém que viveu no tempo do Senna.

Não penses que vou estar aqui muito tempo a esgrimir argumentos. O que havia a dar para esse peditório já foi feito uns posts acima.
Tenho pena, e é sincero, que muitos de vocês não tenham tido oportunidade de poderem assistir às corridas dele.
 

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
2,909
2,911
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
Não se trata de ficar ou deixar de ficar com a bicicleta.
Apenas estava a partilhar a minha opinião. A opinião de alguém que viveu no tempo do Senna.

Não penses que vou estar aqui muito tempo a esgrimir argumentos. O que havia a dar para esse peditório já foi feito uns posts acima.
Tenho pena, e é sincero, que muitos de vocês não tenham tido oportunidade de poderem assistir às corridas dele.
Caro, EU VI EM DIRETO e algumas AO VIVO, TODAS as corridas do Senna e não concordo contigo que seja o melhor de sempre, quanto mais muito acima de todos os outros.
 

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
3,873
3,532
Haverá dezenas de pilotos com melhores números que o Senna. Mais mundiais, mais poles, mais provas terminadas, menos erros, etc.
A regularidade na F1, como em qualquer outra modalidade, é fundamental para se ser Campeão do Mundo e tanto Max como o Schumacher ou mesmo o Prost e o Mansell são superiores ao brasileiro nesse capítulo.
Admito que tudo isso seja facto e nem vou contestar uma estatística que me apresentem.

Mas quem viu o Senna... Quem viveu o tempo do Senna...
Indo buscar a analogia do futebol (vou usar o Ronaldinho por ser brasileiro): estão a ver o Ronaldinho no prime? Quando se pagava bilhete só para assistir in loco a um jogo do Barcelona porque se sabia que ia sair uma jogada de outro mundo daqueles pés?
Era o mesmo sentimento.

O Senna não se limitava a ser o mais rápido na trajectória ideal. Ele conseguia encontrar centésimas de segundos fora da trajectória.
Ele encontrava a perfeição no caos.
E quando chovia?
O homem transformava-se. Ele acelerava onde os outros travavam.
Era mágico!

E não. A aura que paira sobre o Senna não veio com a sua morte. Senna já a tinha muito antes daquela fatídica tarde.
Por alguma razão, eu, o meu pai, a minha irmã, a minha mãe e até a minha avó sentavam-se frente à TV aos domingos à tarde; por alguma razão, a sua morte fez duas crianças com pouco mais de 10 anos chorar copiosamente como se tivesse morrido um familiar; por alguma razão vi o meu pai a soltar umas lágrimas quando a morte foi anunciada poucas horas depois.

Há centenas de vídeos na net. Das ultrapassagens, das manobras, das poles, corridas completas.
Podem perder horas a ver isso e a analisar o que fez de bem e fez de mal. Onde foi bom besta e onde foi bestial.
Podem ver tudo mas nunca conseguiram sentir o mesmo de quem viveu o Senna.

Quem o viu nunca o esquecerá. E não há nem houve piloto, por muito bom que o seja ou fosse, que cause o mesmo sentimento nas pessoas como o Grande Ayrton Senna causou em todos nós.

Por isso é que passados 30 anos estamos aqui a falar dele como nunca se falou de nenhum piloto e não há quem o tenha visto correr que retire uma vírgula aquilo que aqui escrevi.

Um bem haja.
Isso nao pode ser separado pelo facto do Senna ser quase Português, vivia em Portugal, o Estoril das pistas onde a historia do Senna mais cresceu.

A nivel da história de F1 mundial o Senna ta na mesma lista do Jim Clark. Dos melhores pilotos de sempre, que a historia ficou demasiado curta.

O problema da F1 é que o Ronaldinho, ate ao Pele, apesar do jogo diferente a bola, mas os skills eram semelhante e o objectivo o mesmo. Na F1 ate aos anos 80, era um desporto de sobrevivência, quem diz que o Jim Clark nao ganhava o resto dos anos 60 e inicios de 70 e ficava com 6 ou 7 titulos. Depois ate aos 00 era um desporto de fiabilidade, onde pilotos como o Prost conseguiam fazer a diferença. De 00 pa frente é um desporto principalmente fisico, é so olhar pos pescoços dos meninos.

Por isso é que digo a lista de Goats na F1, as eras foram tao diferentes. Mas o Senna é obrigatório nessa lista, nisso nao tenho duvidas.