#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

7.20

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

7.20 Performance da Época

RuiDias

Tribuna
29 Abril 2013
2,969
1,295
Não entendo a critica às substituições, pois após isso, a equipa começou a carregar e nunca mais deixou os verdes jogarem. O problema é que jogamos contra 12 e o 12º jogador deles influenciou muito o jogo. Estamos já a lidar com máfia do futebol, liderada pelos verdes. Nunca disse isto, mas gostava que nem fossem à Champions no próximo ano. Se não fosse as ajudas, já estávamos à muito eliminados de todas as competições.

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
4,760
7,763
É bom quando se escolhe os momentos mais baixos de um jogador para justificar alguma coisa. Podia ter escolhido o Dezembro que o Samu marcou 8 golos nesse mês. Mas claro que escolheu o Janeiro/Fevereiro

É o que interessa claro. Em Dezembro o futebol servia o avançado , em janeiro já não. Foi milagre.

Nem há a hipótese de se pensar que todos os jogadores e equipas passam por más fases. Tem que ser tudo máquinas. Tem que se ganhar os jogos todos.
Nao escolhi nada, limitei-me factualmente a pegar em quase um mês e meio antes da lesao de Samu.

Nessa altura (e repito um mês e meio nao sao um ou dois jogos) já o 9 nao servia para nada. Ou para pouco.

Portanto, o que se viu a seguir com Gul e Moffi nao é assim uma mudança tao grande. Foi apenas a continuidade do que já era.

De resto, Samu marcou 2 em casa ao AFS, Estrela e Malmo e 3 ao Celoricense. Metade dos golos da época estao nesses 4 jogos.
Samu, ponta de lança n°1 do FCP, nao marcou qualquer golo em 18 jogos ou seja em quase 60% dos jogos em que participou.
E tem 6 golos de penalty, quase um terço do seu total de golos desta época.

Nao marcou aos lampioes, nem aos lagartos nem ao Braga.

Até percebo que nao gostem de ler mas eu nao tenho culpa dos factos. Preferia que fossem diferentes mas nao sendo nao vou fazer de conta que vivo noutro planeta para me convencer (ou negar) de algo à força.

Ser ponta de lança com este treinador ao leme é um pesadelo.

É o que é.

Tulaodinho_FCP

Arquibancada
29 Junho 2025
469
823
E é pouco?

Quer dizer, vamos lá resumir isto de novo.

Meia final da taça. Um apuramento permite dois trofeus de borla (e fugirmos dos lampioes).

Jogamos em casa. Estadio cheio. Ambiente quente. Isto depois de muito blabla antes do jogo tambem.

Jogamos frente a um adversario todo roto (nós que rodamos imenso ao longo de toda a época... para isto...), que vem de ser eliminado da Champions e que hipotecou as hipoteses de chegar ao tri (nesta fase já só o loserismo enraizado neste treinador lhes podes ainda valer o sonho do tri porque em condiçoes normais com 5 pontos de vantagem com 4 jogos por disputar no tugao isto estava mais que fechado) com uma derrota caseira frente ao rival de marrocos.

Estamos melhor fisicamente e estavamos melhor animicamente. Tinhamos tudo do nosso lado para ter pelo menos coragem para ir para cima desses pulhas e borra-los todos.

Mas o nosso grande mister tinha avisado. Nao podemos ir à maluca. Esqueceu-se foi de avisar que nao iriamos nunca apesar de nao termos nada a perder com isso....

Nao era um jogo de campeonato em que "se nao ganhas pelo menos nao percas" em que pode haver diferença entre as duas coisas. Ontem ou ganhavas ou ias com o crl. Mas hey, arriscar? Nem pensar.

A mim nao me fode perder ou ser eliminado. Já vi muitas derrotas e eliminaçoes e se Deus me der saúde vou ver mais.

Mas a ir de vela que seja com a consciencia de que se fez TUDO para ser feliz.
Nao fizemos, longe disso.
E choca-me a aceitaçao disso e as desculpas esfarrapadas que se arranjam.

Diz-se que se joga com a terceira e quarta opçao no ataque mas omite-se olimpicamente que os avançados nao servem para nada com Farioli. Nao ha jogo que lhes chegue em condiçoes porque a equipa nao tem autorizaçao para fugir deste futebolzinho de piroca sem risco.

Relembro que antes de se lesionar muitooos ja nao podiam com o Samu (o tal salvador com quem tudo seria diferente) porque o espanhol era isto e aquilo e nao está talhado para as ideias (ricas ideias...) deste treinador. Apontavam-lhe todos os defeitos menos o de desperdiçar oportunidades claro... e porquê? Porque o avançado nao serve para isso para o loser.

Com um conservador doentio como este treinador até podiamos ter o Kane no ataque, a merda ia ser a mesma.

Que ganhe este campeonato e que tenhamos a "infelicidade" de algum clube italiano se lembrar dele.

A historia nao deixa margem para duvidas, treinadores com mentalidade de borrados acabam triturados pelo Dragao.

O portista "normal" prefere mamar 2 ou 3 porque fizemos tudo para ganhar/virar uma eliminatoria do que ver a equipa a nao arriscar ser feliz e acabar com um miseravel empate a 0-0. E repito, contra uns miseraveis todos rotos que vierem procurar precisamente esse 0-0.
Se fosse contra uma grande equipa na Champions ainda se percebia as cautelas e querer deixar tudo em aberto o maximo de tempo possivel mas estes lagartos estao muito longe do nivel de tubarao e estavam animicamente abaixo e fisicamente rotos. E ainda perderam jogadores importantes no inicio do jogo e no inicio da segunda parte.

Mas frente a este Porto qualquer equipa minimamente solidaria e competente a defender arrisca-se a levar o que quer.
Quando perceberes que o plantel é feito de pedreiros e corredores de atletismo, talvez entendas o milagre que está a ser feito neste campeonato. As 2 eliminações são repletas de condicionantes FORA das mãos do treinador. Este não perdeu um campeonato com 8 pontos de avanço só porque recebeu o Pepe em Janeiro. E os campos inclinados continuam os mesmos, portanto....

Até digo que é o melhor treinador que por aqui passou desde o AVB. Basta ver o estado em que o Ajax estava antes, e voltou a estar depois, da passagem dele.

peterdragon

Bancada central
11 Agosto 2025
1,399
2,889
Vlad? Kim? és tu?
Esqueci-me da meia ervilha! Desisto! Já foi triste que chegue o que vi ontem com o roubo que fizeram ao meu grande FCP, que é treinado por um excelente treinador, e tem um grande presidente! Não tenho paciência para gajos que nem sequer sei se portistas são. Não devem ser...

Hugo Renda

Bancada lateral
9 Março 2012
783
761
46
Ontem foi particularmente obvio que os proprios jogadores sentiam isso e ficaram fodidos ao sair. Oskar estava a crescer e Gabri pode sempre ser importante a qualquer momento.

Mas nao ha nada a fazer contra as substituiçoes da treta que ja traz de casa. O que está previsto está previsto. Nao se muda, mesmo que prejudique a equipa.
Ca ganda burro me saiste.

MarcioTeixeira

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2013
18,161
10,896
Conquistas
7
  • André Villas-Boas
  • Jardel
  • Sérgio Conceição
  • Alfredo Quintana
Francesco Farioli, atualmente ao serviço do FC Porto, é um dos nomes mencionados pelo The Guardian.
"Há admiração por Cesc Fàbregas, do Como, e por Francesco Farioli, do FC Porto. Xabi Alonso e Andoni Iraola,
treinador do Bournemouth, estarão disponíveis neste verão.
Espera-se que haja entre cinco a dez candidatos", pode ler-se.

O JOGO sabe, todavia, que Farioli não tem interesse em trocar o projeto dos dragões por um eventual
convite para rumar a Stamford Bridge.
O italiano também é notícia em Itália, onde o jornal Corriere dello Sport destaca
o "sonho" do Bolonha em contar com Farioli, mas praticamente impossível de ver realizado.

Em Inglaterra destacam a "admiração" do Chelsea por Farioli - O Jogo

Última edição:

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
8,126
3,369
Percebo que as substituições possam ter sido condicionadas pela possibilidade de prolongamento, onde poderíamos chegar com a equipa completamente desequilibrada e com jogadores fora de posição.

Mas ontem, à medida que o fim do jogo se aproximava, não era momento para fazer as trocas previsíveis e óbvias. Era noite para arriscar, mesmo que isso criasse alguns problemas pela falta de rotinas, era preciso tentar encravar o processo defensivo do Sporting com peças fora do lugar.

Ontem era para “inventar”, com fundamentos simples mas para tentar algo diferente. Gabri com Mora, dois extremos na mesma ala, dois pontas de lança, qualquer coisa. Não podemos permitir que a nossa previsibilidade jogue contra nós, e ontem, jogou.

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
11,264
8,714
Francesco Farioli, atualmente ao serviço do FC Porto, é um dos nomes mencionados pelo The Guardian.
"Há admiração por Cesc Fàbregas, do Como, e por Francesco Farioli, do FC Porto. Xabi Alonso e Andoni Iraola,

O JOGO sabe, todavia, que Farioli não tem interesse em trocar o projeto dos dragões por um eventual
O italiano também é notícia em Itália, onde o jornal Corriere dello Sport destaca
o "sonho" do Bolonha em contar com Farioli, mas praticamente impossível de ver realizado.

Não querem o Alheiras? Esse grande treinador

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
4,760
7,763
Farioli que me agradeça porque enquanto eu andar por aqui ele vai ter um apoio cego e orgulhoso e o que fizer de mau vai passar ao lado porque o importante é bater no maldito do sonic, esse grande causador dos males e derrotas do FCP e feroz e injusto critico que se baseia em nada e só critica por criticar.

Sou o mourinho dos forums, chamo a atençao para mim para assim o nosso grande mister corajoso que arrisca tudo para ganhar ser poupado.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
24,653
33,890
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Mister, porque não jogar com Mora a falso PL?

Estes 2 juntos (Gul e Moffi) têm 6 golos em 52 jogos.

Isto, num Porto no contexto nacional completamente dominador.

JPA84

Tribuna Presidencial
19 Fevereiro 2018
15,528
14,239
Percebo que as substituições possam ter sido condicionadas pela possibilidade de prolongamento, onde poderíamos chegar com a equipa completamente desequilibrada e com jogadores fora de posição.

Mas ontem, à medida que o fim do jogo se aproximava, não era momento para fazer as trocas previsíveis e óbvias. Era noite para arriscar, mesmo que isso criasse alguns problemas pela falta de rotinas, era preciso tentar encravar o processo defensivo do Sporting com peças fora do lugar.

Ontem era para “inventar”, com fundamentos simples mas para tentar algo diferente. Gabri com Mora, dois extremos na mesma ala, dois pontas de lança, qualquer coisa. Não podemos permitir que a nossa previsibilidade jogue contra nós, e ontem, jogou.
Ele no fim tentou uma coisa diferente, não sei se repararam, ficamos numa espécie de 3-5-2 - Bedna, Rosario e Kiwior, Pepê aberto na direita e William na esquerda, Alan, Froholdt e Fofana no meio, e o Mora com o Moffi na frente.
Depois com o Varela expulso passou pa 3-4-2 lol

Podia ter tentado uma coisa parecida mas se calhar sem um dos médios, e com o Mora a 10 atrás do Moffi/Gul ou Moffi/Sainz

• Like
Reações: Gatão1983

moutinho

Bancada central
28 Junho 2019
1,128
1,437
Eu encaro esse "medo" com naturalidade, visto que ele é novo e passou por uma experiência bem traumática o ano passado. E que como já aqui disseram, cujo o downfall começou exatamente nas ultimas 4 jornadas, que é onde estamos agora em termos de calendário. Quer vocês queiram, quer não, isso está sempre presente na cabeça dele, como estaria na de qualquer um de nós se nos tivesse acontecido a nós.

Por isso, entendo que a experiência o tenha tornado maus pragmático, cauteloso e pouco adepto de jogar com o coração. Se calhar até fez dele um treinador melhor, menos crente mas melhor. Ele ontem quando viu o Varela expulso ficou bastante fodido e não foi por saber que tinha perdido ali a Taça mas também por saber que não vai poder contar com ele no domingo. Este ano, tenho de entender esse lado no mister, de querer gerir tudo a pensar quase unicamente no campeonato. Ele precisa de matar esse fantasma com a conquista do título. Sendo campeão, para o ano, veremos certamente um treinador diferente noutras competições.
Concordo, ele claramente ainda é vítima desse fantasma mas a qualidade está demonstrada. Acho que ainda não é um treinador fantástico mas tem tudo para o ser. Ofensivamente tem que crescer ainda, se bem que fico sempre na dúvida se o problema não é apenas falta de qualidade na frente, mas o trabalho que ele fez em termos mentais e de organização da equipa é fabuloso.

É preciso segurá-lo e protegê-lo deste clima de merda do futebol português.

• Like
Reações: JPA84

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
24,653
33,890
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Concordo, ele claramente ainda é vítima desse fantasma mas a qualidade está demonstrada. Acho que ainda não é um treinador fantástico mas tem tudo para o ser. Ofensivamente tem que crescer ainda, se bem que fico sempre na dúvida se o problema não é apenas falta de qualidade na frente, mas o trabalho que ele fez em termos mentais e de organização da equipa é fabuloso.

É preciso segurá-lo e protegê-lo deste clima de merda do futebol português.
O ponto fraco do Farioli é promover um futebol ofensivo esteotipado.

Laterais por dentro, centrais a trocar bola à espera de meter bola no 5 dentro do bloco adversário e ele abre para os extremos ou para os laterais que se projectaram.

Tem de haver variantes, tem de saber criar dúvida no rival. É aí que têm de crescer.

Sem bola e em processo defensivo somos uma equipa top com processos bem definidos

constant

Bancada central
30 Maio 2019
1,864
1,908

Mourinho vai para o Chelsea, Amorim no Benfica. Leram aqui primeiro.

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
7,350
14,765
O ponto fraco do Farioli é promover um futebol ofensivo esteotipado.

Laterais por dentro, centrais a trocar bola à espera de meter bola no 5 dentro do bloco adversário e ele abre para os extremos ou para os laterais que se projectaram.

Tem de haver variantes, tem de saber criar dúvida no rival. É aí que têm de crescer.

Sem bola e em processo defensivo somos uma equipa top com processos bem definidos
Também ajudava ter extremos ou avançados que quebrem a linha de pensamento. Ter processo definido é bom mas por vezes os jogos ganham-se na quebra desses mesmos processos porque o adversário nunca conta com isso.

O golo do Samu contra o AFS no Dragão é um bom exemplo de um jogo ganho nessa quebra de processos. Mas é preciso haver jogadores com capacidade para isso. Atualmente, com Luuk e Samu de fora, os movimentos do Oskar, que é o nosso melhor agitador, são o que mais se aproximam dessa rutura que causa imprevisibilidade.

Fora isso, o William e o Pepê, sendo tecnicamente bons, acabam por ser demasiado mecânicos e previsíveis, sobretudo o William. Um lateral que faça o seu trabalho de casa já é meio caminho andado para o parar.

Por fim, há o Gul, que apesar de ter bons apontamentos, desaperece em muitos jogos, e Borja, que é o que tem menos recursos para extremo e servirá para jogos mais verticais (alguns da Champions por exemplo).

Falta claramente um extremo na linha do Oskar, irreverente, menos mecânico e talvez um pouco mais experiente. Eu confesso que também esperava que o Mora fosse um bocado dono dessa irreverência este ano, mas foi um ano menos bom para ele. Para o ano pode ser que suba de nível.

• Like
Reações: Flames

NakaMessi

Lugar Anual
8 Setembro 2020
4,152
18,651
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
Há muito portista a ser contaminado pelos visões de mercado, cmtv's e o lixo todo que por aí pulula.

Até dá nojo ver.

Felizmente, e eu que até tenho sido muito crítico, ontem o Estádio esteve fantasticamente bem no fim do jogo a apoiar os nossos meninos + treinador que deixam tudo em campo.

Que remeteram o bicampeão nacional e melhor sporting da história a um autêntico arouca desta vida.

Juntos sempre, caralho!

Ganhar na amadora e continuar a crescer.

Última edição:

Mário Jardel

Tribuna
11 Setembro 2024
3,411
8,090
Este ano o objetivo é o campeonato. Importantíssimo, essencial, e neste momento não há desculpas para não o ganharmos. Estamos numa posição muito favorável, conquistada por mérito próprio. É verdade que isto já podia estar resolvido mas não está e por isso é essencial focar e não dar hipótese dos rivais sequer sonharem.

E isso começa por ganhar ao estrela, num jogo que é essencial, primeiro porque é o próximo e segundo porque não deixa os rivais sonharem nem causar dúvidas nos nossos. Não podemos permitir isso, temos uma mão no troféu e não o vencer agora seria demérito nosso e colocar em causa um projeto que precisa muito deste título.

Devíamos ter feito mais na Taça de Portugal? Devíamos e podíamos. O Jamor tem de ser uma exigência todos os anos.

Devíamos ter feito mais na Liga Europa? Também.

Ainda assim, como disse, o objetivo este ano é o campeonato e conquista-lo fará desta uma boa época.

No próximo ano, a exigência do meu lado irá aumentar e conquistar "apenas" o campeonato não será suficiente para considerar uma boa época. l