Astronomia

battou

Tribuna Presidencial
17 Março 2012
15,836
13,801
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,926
9,374
ainda sobre isto falei hoje com uns colegas e um deles disse algo como "As minhas filhas assistiram á repetição do video do lançamento com a turma e ficaram maravilhadas".
Fico genuinamente feliz por esta geração. Parece que foi aos anos a ultima noticia deste género nos telejornais. Pode ser nostalgia mas lembro-me em miúdo ver mais notícias positivas do que agora. O Obama na Casa Branca, o Milagre do Hudson, os mineiros do Chile, aquele homem que rompeu a barreira de som.
Bem sei que as desgraças vendem mas as notícias que inspiram são estas do tipo da Artemis II

Enquanto criança deliciava-me com os vários voos do Space Shuttle, sendo o primeiro o Columbia.

A descolagem e o regresso.

Na altura vivia em França e basicamente todas as descolagens e os regressos eram transmitidas em direto.

Na altura também porque existiam os Foguetões Ariane, que regularmente partiam de Kourou, na Guiana Francesa.

A tudo isso juntavam-se os programas Cosmos do Carl Sagan, que assistia junto com meu Pai e os livros de Astronomia que ele me comprava e eu devorava.

Certa vez, pouco tempo antes do regresso a Portugal, e já depois de me terem comprado uns binóculos, meus Pais adquiriram, sem eu o saber, um telescópio para mo darem.

Uma alegria e emoção incrível, quando pude começar com os primeiros passos no seu uso, aqui em Portugal, em zona menos urbana.

Ver Saturno, Júpiter, Vénus, a Lua, o Sol a as suas manchas solares, etc... Um sonho para mim, então criança ainda.

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
6,549
13,527
Algum de vocês acredita que há vida fora da Terra?

Eu acho que há vida (microscópica e talvez até forma celulares mais complexas) em algumas luas de planetas do Sistema Solar.

Quanto a vida inteligente ou desenvolvida como o ser humano, não sei o que pensar. As distâncias astronómicas também tornam quase impossivel, em termos temporais, coincidirmos com outras civilizações desenvolvidas.

Eu fico maluco só de pensar que se um habitante do exoplaneta mais próximo da Terra tiver neste preciso momento a ver-nos pelo telescópio, aquilo que estaria a ver era a civilização egípcia lol

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
79,868
56,826
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19

Eu acho que há vida (microscópica e talvez até forma celulares mais complexas) em algumas luas de planetas do Sistema Solar.

Quanto a vida inteligente ou desenvolvida como o ser humano, não sei o que pensar. As distâncias astronómicas também tornam quase impossivel, em termos temporais, coincidirmos com outras civilizações desenvolvidas.

Eu fico maluco só de pensar que se um habitante do exoplaneta mais próximo da Terra tiver neste preciso momento a ver-nos pelo telescópio, aquilo que estaria a ver era a civilização egípcia lol
A probabilidade de não haver mais vida inteligente no universo é proxima de 0.

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
6,549
13,527
A probabilidade de não haver mais vida inteligente no universo é proxima de 0.
A equação de Drake diz o contrário. O que pode acontecer é tu não os veres porque as distâncias são tão astronómicas que tu em muitos casos estás observar o passado há milhões de anos atrás.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
79,868
56,826
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
A equação de Drake diz o contrário. O que pode acontecer é tu não os veres porque as distâncias são tão astronómicas que tu em muitos casos estás observar o passado há milhões de anos atrás.
o que eu disse:

"A probabilidade de não haver mais vida inteligente no universo é proxima de 0"

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
102,851
250,077
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas

Seria mais estranho estarmos sozinhos do que estarmos acompanhados

• Like
Reações: jcmp17

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
8,902
4,982
Conquistas
5
  • Deco
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Bobby Robson

Sobre esse tema:

• Like
Reações: Ricky Silva

blue_Dragon

Tribuna Presidencial
28 Junho 2017
12,022
11,644
o que eu disse:

"A probabilidade de não haver mais vida inteligente no universo é proxima de 0"
discorodo porque segundo estudos cientificos há mais estrelas no universo do que grãos de areia na Terra e em alguma delas é bem possivel que exista vida inteligente.

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
9,570
10,739

Isso dava horas e horas de conversa mas vamos lá, vi que mais abaixo falaste da equação de drake e ate é um bom ponto de começo porque parte logo de uma quantidade de premissas subjetivas, se fores ver a equaçao ela tem inumeros factores que nao sao objetivos nem facilmente identificáveis , ou ate nem conhecidos. Se fores mais longe ela assume que a vida pode aparecer de forma facil e nós nao sabemos se isso é verdade ou nao e aqui gosto sempre de pensar num campo psicologia/filosofia, o nosso cérebro tem dificuldade de sair do nosso "normal" e olhar o próprio sistema que se insere, quero com isto dizer que tu por teres a noção de vida bem real e perto partes logo do principio que isso é normal, habitual e de facil origem e isso pode nao ser verdade.

Neste momento o ponto chave é a facilidade que se origina vida e a forma como se desenvolve e aí ja estamos a falar de "bilhoes" de condicionantes, quer quimicamente como fisicamente. Mas para nós parece fácil, e isso aparece muitas vezes associado a frases como "é impossível o universo ser tao grande e nao existir mais vida" so que novamente por estarmos rodeados de vida partimos do principio que a probabilidade de originar vida é grande e extrapola isso para um espaço gigante esquecendo-se da premissa mais importante que é a probabilidade de se "fazer" vida e repara que ainda nem estou a falar de coisas como autodestruição da espécie, ou destruição por outro tipo de eventos e que é de uma probabilidade bem alta.
Ha coisas que dependendo da probabilidade o facto de acontecerem uma unica vez já é extremamente raro, a propria equaçao de drake se usares numeros menos generosos ela dá valores de 0 e entao ficas a pensar "o numero é tao pequeno tipo 0.000000001 como é possível existirmos? E aí aquilo que parecia um numero gigante quando olhas para um universo inteiro torna-se gigantemente pequeno e improvável

O universo é 99,99...% inabitável , é extremamente gelado e planetas e estrelas sao extremamente raros ao contrario do que novamente o nosso cérebro sugere, a maior parte é vacuo e aqui algo que eu tenho visto sobre ultimamente, vacuo na verdade nao é nada e é interessante veres sobre isto se gostares do assunto porque la no inicio após o big bang supostamente cada partícula tem uma antiparticula e quando se encontram aniquilam-se, e aqui ja pensamos "se existe sempre materia e antimateria porque é que cada particula nao anulou a sua partícula respectiva e ao lugar de existir o que temos nao temos nada? Sinistro nao? 😂 E isso acontece num fenômeno chamado violaçao de carga paridade, e essa violaçao fez com que existisse mais matéria do que antimatéria, nao me recordo ao certo da proporçao mas por x pares de matéria antimatéria sobrou 1 partícula a mais de materia, nao me recordo se milhoes ou bilhoes de pares , o que sobrou é o que formou atomos, planetas etc etc, e ja podes começar a pensar que sem isso nem estávamos aqui.

Esta questao da violaçao de carga paridade para mim é a cena mais comedora de mentes, como é possivel haver bilhoes de pares e no fim sobra uma particula de materia , e outra e outra vez...como se fosse "esquecida" ou planeada para que exista algo, é aterrador.

Como te disse isto dá horas e horas, eu acho extremamente improvável vida inteligente, para te ser sincero nao acredito e isso nao deixa de ser assustador. Acho que ainda é util falar do paradoxo de fermi, se existe mais gente ou é que anda esse povo? Não consegue chegar até nós ou nao consegue sobreviver o tempo suficiente como ja falei antes? e atrelado a isso a hipotese do grande filtro que explica isso mesmo, que vai buscar novamente o acontecimento "haver vida", ha um passo que no processo de desenvolvimento da vida que é extremamente improvavel, isso vira o filtro, se ele está atrás de nós entao a vida inteligente como conheces hoje é extremamente rara , se o filtro está à frente entao as civilizações tendem a se autodestruir e isso explica porque é que nao ves ninguem. So sabemos que ha vida inteligente e portistas 💪