Guerra Rússia - Ucrânia

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
101,209
245,568
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
O Irão tem menos facções que esses lugares.
Pode ajudar no futuro.
Agora Síria, Afeganistão, Iraque...sacos de gatos.
Têm outra identidade como povo porque são muitos anos
O resto é só desenhos mal feitos de fronteiras

Mas aquilo não vai dar nada
Vai ser mais uma confusão para enterrar dinheiro americano e europeu porque a malta de Israel quer

• Like
Reações: tripeiro_de_gema

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
9,098
7,307
Pois...
Quer no Irão ( Ayatollas)quer os árabes da Palestina(Jihad Islâmica/Hamas) quer o Sul do Líbano ( Hezbollah) existe um importante suporte popular que evita que haja alterações no status quo.
Por isso tenho sempre reservas em chamar inocentes mesmo aos não combatentes
Mais depressa há mudança de regime na Venezuela do que no Irão.

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,683
2,894
Do Kosovo são muçulmanos bastante liberais quando comparados com outras culturas.
No geral do Kosovo, Albânia, Bósnia e pessoal das urbes da Turquia (mesmo até turcos do Curdistão que conheço 1 e ele é liberal) são muçulmanos bastante mais liberais em costumes do que no geral os que são por exemplo da Península Arábica, Norte de África e certas partes do Médio Oriente. Aliás seria o caso do Irão também que tem uma sociedade que sempre foi avançada se compararmos com as sociedades árabes, desde os tempos dos vários impérios persas, mesmo depois de convertidos ao islão, mas que desde 1979 têm todos de andar fininhos e lambões porque ficou tudo nas mãos de pessoas que têm uma concepção medieval do mundo.
Depois temos os da África subsariana que no geral, tirando warlords malucos que usam a religião para na verdade continuar as velhas matanças e conflitos tribais de antanho, são bastante pacíficos.
Do Líbano depende, tens de tudo, muçulmanos ultraliberais, moderados, conservadores e fundamentalistas loucos.
O problema do albanês é quando tem dois ou três " primos " ( cousins ) ao lado. Porque sim, um " one one " com dois ou três primos ao lado não é bem a mesma coisa que um verdadeiro " one one " ! :ROFLMAO:

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,882
1,957
Vou repetir o que disse sobre a Venezuela: depois de ver imensas imagens e testemunhos acho que podemos afirmar que a maioria do povo iraniano está satisfeito. Estes vão mais além ( devido á sua radicalidade e identidade ) , afirmando que se tiverem que morrer para terem um Irão livre, não se importam.

Tal como na Venezuela , a eles pouco lhes importa se é o Trump, o Costa, o Batman e o Robin ou a patrulha Pata . E o amanhã logo se vê.

Apenas os EUA tem capacidade para fazer destas coisas.

Também acredito que a maioria de nós esteja contente. Não digo todos porque para alguns o problema não é o Irão, a Venezuela ou quem seja. O problema de sempre são os Eua. A raiva por ser os EUA é tao grande que não conseguem aceitar que haja uma maioria iraniana feliz.
É esse descuido do "E o amanhã logo se vê" que me preocupa mais do que o ataque não ser de acordo com a lei internacional que, sejamos justos, foi sempre assimétrica e as punições foram sempre apenas para os mais fracos e nunca para os mais fortes como referiu o PM do Canadá.

Concordo que haja pessoas que têm um ódio de estimação aos EUA que lhes turva a posição nesta matéria mas também estejamos cientes de que o historial dos EUA nestas coisas é absolutamente tenebroso. Tirar do poder um facínora não significa instantaneamente liberdade e democracia como o prova o Iraque, o Afeganistão, a primavera arabe e mais um punhado de golpes nas Américas.

Eu acredito sinceramente que uma enorme fatia da população iraniana está tremendamente feliz com a queda deste regime mas não fiques a pensar que não há uma parte muito significativa dos iranianos que via o Khomeini como uma figura paternal que está ligada ao âmago profundo do seu credo e cuja sua pessoa se confunde com uma noção de patriotismo. Isto para não falar de que o Irão tem muitas facções como os Balushi que podem fazer eclodir uma guerra civil. E isto para não falar que fora do Irão isto irá acirrar ainda mais extremistas no Paquistão, Iraque, etc. O equilíbrio destas coisas é terrivelmente difícil de manter.

Para mim estava a começar a ser insuportável ver jovens iranianos a ser metralhados nas manifestações. Por esta razão eu tenho dificuldade em condenar cabalmente este ataque mesmo vindo dum background de esquerda. Mas tenho naturalmente alguma relutância em festejar e lançar foguetes porque o que se vai passar a seguir está para lá do meu conhecimento. Deus queira que a transição no Irão seja o mais pacífica e feliz que puder ser. Ficaria genuinamente feliz mesmo tendo sido feita por alguém que eu considero a todos os títulos abjecto como é o Trump e do qual não me coibirei de criticar ferozmente nestas e noutras matérias se necessário.

• Like
Reações: deco macau

blue_Dragon

Tribuna Presidencial
28 Junho 2017
11,838
11,411
depois de atacarem uma escola no Irão onde morreram mais de 100 pessoas a maioria meninas não tem moral para criticar qualquer ataque do Irão.
Israel, USA e Russia são tudo farinha do mesmo saco e os maiores terroristas do mundo.

Foram os verdadeiros terroristas que começaram por isso sou do team Irão.

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
5,196
6,788
depois de atacarem uma escola no Irão onde morreram mais de 100 pessoas a maioria meninas não tem moral para criticar qualquer ataque do Irão.
Israel, USA e Russia são tudo farinha do mesmo saco e os maiores terroristas do mundo.

Foram os verdadeiros terroristas que começaram por isso sou do team Irão.
Desde há quase 78 anos, que não há maiores terroristas no mundo que os israelitas.
Todos os grupos terroristas islâmicos juntos, são responsáveis por menos mortes e destruição que o estado terrorista de Israel.

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,882
1,957
A ideia que os EUA poderão fazer o "toca e foge" que fizeram na Venezuela no Irão parece cada vez mais improvável. Não vai ser bonito...

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
5,196
6,788
Estado
Não está aberto para novas respostas.