Guerra Rússia - Ucrânia

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,306
5,704
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Tanto simplismo, os santos todos de um lado, os demónios todos do outro, a isso chama-se maniqueismo.
O Putin é um autocrata corrupto do pior, sem dúvida, que chula a Rússia o mais que pode com mão de ferro.
Mas quem é que tu pensas que é o Zelensky? Um grande democrata? Lol... vai informar-te bem de tudo aquilo que ele tem feito na Ucrânia, acabou com quase todos os partidos, com a liberdade religiosa, eleições adiadas sine die, etc., etc., etc., e depois vem dizer-me se ele é muito diferente do Putin.
O comer a palha que a CS dá, na política internacional como no futebol, dá nisto, muita gente anda completamente enganada.
A sério que comparas o Zelensky com o Putin? Foda-se, tu não estás bem.

• Like
Reações: Psantos123

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
25,055
34,372
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Eu não escondo, nem aqui nem em lado nenhum, que tenho como tu dizes, um ódio "desmesurado" à única superpotência mundial da actualidade e de há muitos anos para cá... os Estados Unidos da América.
Mas porque é que eu não hei-de poder odiar os EUA da mesma forma que muitos odeiam a muito menos significante na cena mundial, de agora e de há séculos para cá, Rússia?
Parece-me muito mais lógico odiar o agente principal da desordem mundial do que um pobre coitado secundário no desencadear desse caos.
O mundo está uma anarquia tremenda, países e mais países esfrangalhados no próximo e médio-oriente, e de quem é a culpa, da Rússia, que não passa de uma potência cada vez mais regional que mal consegue ter influência em 2 ou 3 países vizinhos, ou da única superpotência mundial, que tem (estima-se, há muitas secretas) 750 bases militares espalhadas pelo mundo e que intervém directa e indirectamente em todas as zonas do globo?
Quem é que molda este mundo de Gazas, Cisjordanias, Iraques, Afeganistões, Líbias, Sirias, Líbanos, e por aí adiante, é a Rússia ou é a superpotência DDT EUA?
O que acontece na Ucrânia actualmente e de há 4 anos para cá, não pode ser desinserido do todo da geopolítica daquela zona, e quem controla os cordelinhos da geopolitica de todas as zonas do globo incluindo aquela, é a única superpotência (que não tem esse nome por enfeite) que existe no mundo, os EUA.
A Rússia faz mal na sua relativamente pequena zona de influência que não passa das suas vizinhanças, os EUA fazem mal no mundo todo.
Óbviamente que detesto muito mais o superpoder mundial americano que o poder regional russo que não causa 1/10 dos danos.
Compreendo essa tua visão sobre os EUA, embora não compartilhe da mesma.

Para mim, em relação aos EUA, há 2 coisas que são claras...
1 - Eles não tiveram nenhum papel no início do conflito (aqui ilibo-os completamente)
2 - Têm tido um papel importante no desenrolar e prolongar do conflito (do lado ucraniano) porque obviamente têm interesses financeiros e esperam vir a tirar dividendos.

Não são santos, não confio neles, muito menos desde que lá está o Trump. Mas como já disse, para mim a guerra acontece porque Putin deixa de mandar na Ucrânia, com a perda de Yanukovich.

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
5,045
6,644
Since World War II, Russia (and the Soviet Union) has engaged in numerous proxy conflicts to extend influence, notably during the Cold War and post-Soviet eras. Key proxy interventions include backing North Korea (1950-53), supporting North Vietnamaiding communist forces in the Angolan Civil War (1970s-80s), and supporting separatist entities in Transnistria, Abkhazia, and South Ossetia.

Major Proxy Conflicts and Indirect Interventions:
  • Cold War Era:
    • Korean War (1950–1953): Supplied equipment and advisors, with pilots secretly flying missions for North Korea.
    • Vietnam War (1955–1975): Provided significant military hardware, anti-aircraft systems, and advisors to North Vietnam.
    • Angolan Civil War (1975–2002):provided weapons, advisors, and funding to the MPLA, often in conjunction with Cuba.
    • Soviet-Afghan War (1979–1989): While a direct invasion, it involved substantial proxy elements with the backing of the PDPA government against US-backed mujahideen.
    • Other Cold War Conflicts: Supplied arms and advisors to various regimes in Mozambique, Ethiopia, and Nicaragua.
  • Post-Soviet Era (Russian Federation):
    • Moldova (Transnistria, 1992): Supported separatist forces in the Transnistria conflict.
    • Georgia (Abkhazia/South Ossetia, 1991–2008): Provided weapons, training, and political support to separatist regimes, culminating in direct intervention in 2008.
    • Ukraine (Donbas, 2014–2022):Supported separatist forces in the Donetsk and Luhansk People's Republics with weapons, intelligence, and personnel, often denied at the time.
    • Syria (2015–Present): While featuring direct air support, Russia has heavily relied on local proxies, including the Syrian Arab Army and Wagner Group mercenaries.
    • Libya (2019–Present): Supported the Libyan National Army (LNA) led by Khalifa Haftar through the Wagner Group.
Se os russos com menos de 30 bases internacionais tiveram essa dúzia, mais coisa menos coisa, de intervenções militares no exterior, imagina os EUA com as suas quase 800 bases militares espalhadas pelo mundo!!!
Só entre 1991 e 2022, disse-me a IA do Google (suponho que não estará a mentir, o Google até é americano), foram, pelo menos, 251 intervenções militares no exterior.
Estás a ver, os coitados dos russos, desde 1945, fizeram esse punhado minúsculo de intervenções militares no exterior.
Os americanos, em menos de metade do tempo, fizeram "só" 20 vezes mais intervenções militares no exterior.
Uns santarrões os americanos!

brunovale1893

Bancada lateral
18 Setembro 2025
710
788
O mundo nao e preto e branco, e esta situacao tem muitas cores. Bem sei q o sistema dualista de um lado moralmente bom e outro mau e muito vendido, mas ha muito mais. Pelo menos acho q devemos entender a complexidade desta situacao, para tomarmos uma posicao. E principalmente nao destruir as pontes de solucao, a diplomacia.

Nos dias de hoje parece q so o poder conta, mas tem de haver algo mais. Recomendo para os mais interessados este discurso na ONU

Nesta fase so resolver isto interessa. Podemos continuar a querer a lutar ate ao ultimo Ucraniano, mas ja chega de sofrimento deste povo heroico. E sim, parece-me q o compromisso tem de passar pela a Ucrania aderir a UE e abandonar ambicoes NATO.
Concordo. Mas nunca a Rússia ficar com território ucraniano, que foi o que a Rússia sempre quis. Caso contrário, o crime compensa.

• Like
Reações: Edgar Siska

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,306
5,704
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Se os russos com menos de 30 bases internacionais tiveram essa dúzia, mais coisa menos coisa, de intervenções militares no exterior, imagina os EUA com as suas quase 800 bases militares espalhadas pelo mundo!!!
Só entre 1991 e 2022, disse-me a IA do Google (suponho que não estará a mentir, o Google até é americano), foram, pelo menos, 251 intervenções militares no exterior.
Estás a ver, os coitados dos russos, desde 1945, fizeram esse punhado minúsculo de intervenções militares no exterior.
Os americanos, em menos de metade do tempo, fizeram "só" 20 vezes mais intervenções militares no exterior.
Uns santarrões os americanos!
Os 18 milhões de presos em Gulags riram-se desse comentário.

Nos Gulags antigos, atenção, não estou a contar estás prisões modernas onde os Navalnys desta vida foram assassinados.

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
5,045
6,644
@Panda Azul e Branco a Rússia já era imperialista ainda os EUA não passavam de umas colónias de puritanos ingleses a anabaptistas holandeses de cueiros.

Estão muito longe de serem uns "actores secundários" na história do mundo da era moderna.
Entretanto os americanos ultrapassaram os russos por larga margem.
E esse imperialismo russo foi sempre oriental, de leste, nunca foi ocidental muito menos mundial.
Foi sempre centrado nos vizinhos do leste europeu (cossacos, polacos, etc.) e nos povos do Cáucaso (arménios, azeris, georgianos, chechenos, etc.).
O imperialismo americano tem outra escala, é muito mais vasto, é mundial.

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,306
5,704
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
E esse imperialismo russo foi sempre oriental, de leste, nunca foi ocidental muito menos mundial.
Foi sempre centrado nos vizinhos do leste europeu (cossacos, polacos, etc.) e nos povos do Cáucaso (arménios, azeris, georgianos, chechenos, etc.).
É como o Benfica, se explodir pode acabar com o mundo, já dizia aquele sábio adepto.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
13,380
19,065
Tanto simplismo, os santos todos de um lado, os demónios todos do outro, a isso chama-se maniqueismo.
O Putin é um autocrata corrupto do pior, sem dúvida, que chula a Rússia o mais que pode com mão de ferro.
Mas quem é que tu pensas que é o Zelensky? Um grande democrata? Lol... vai informar-te bem de tudo aquilo que ele tem feito na Ucrânia, acabou com quase todos os partidos, com a liberdade religiosa, eleições adiadas sine die, etc., etc., etc., e depois vem dizer-me se ele é muito diferente do Putin.
O comer a palha que a CS dá, na política internacional como no futebol, dá nisto, muita gente anda completamente enganada.
mas eleições num país em guerra é uma impossibilidade. Partidos políticos ilegalizados, sim. Os pró Rússia, como é óbvio (um erro que a União Europeia faz é ainda permitir que fdp como o Orban se sentem à mesma mesa de países democráticos). Religião? Desconheço mas imagino que seja a igreja ortodoxa russa. É uma guerra, num país que tem 1/5 do território ocupado por uma potência externa.

Já agora, a guerra só dura há 4 anos, porque a Rússia nunca imaginou o apoio da Europa e dos Estados Unidos e a resiliência dos ucranianos. Estavam à espera de um passeio até Kiev e que o Zelensky se passasse ao caralho, num retiro milionário num país qualquer tipo Suíça, para meterem lá um governo aliado. Quem me contou foi o Alexandre Guerreiro.

Edgar Siska

Por Ti JC2#
9 Julho 2016
91,480
162,645
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Se chamares aos polacos de leste cuidado, ainda te mandam comer pierogi recheado com azevinho 😆

• Love
Reações: LuisFreitas

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
13,380
19,065
Eh
Então e a Venezuela e Cuba? Angola, Moçambique? Parece a letra dos da vinci. A influência russa no Mali ou no Níger. Enfim, chegaram a ocupar metade da Europa a seguir à segunda guerra mundial.

• Like

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
5,045
6,644
Os 18 milhões de presos em Gulags riram-se desse comentário.

Nos Gulags antigos, atenção, não estou a contar estás prisões modernas onde os Navalnys desta vida foram assassinados.
Intervenções militares no exterior!
Gulags=campos trabalhos forçados=cidadãos da URSS presos por mil e um motivos incluindo políticos, não tem nada que ver com intervenções militares e muito menos no exterior.
Essa monstruosidade foi feita aos cidadãos da URSS, não foi a cidadãos de outros países, não faças confusões deliberadas.
Gostas muito dessas manobras de diversão em que misturas alhos com bugalhos mas comigo não tens sorte.

• Haha
Reações: DeZ

Edgar Siska

Por Ti JC2#
9 Julho 2016
91,480
162,645
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Eh
Então e a Venezuela e Cuba? Angola, Moçambique? Parece a letra dos da vinci. A influência russa no Mali ou no Níger. Enfim, chegaram a ocupar metade da Europa a seguir à segunda guerra mundial.
Chegaram a ter um estado fantoche durante 45 anos em uma fatia grande da Alemanha.
Em pleno coração europeu.
E sim a influência em vários países africanos (e as N guerras civis) , que ainda hoje mantem, embora alguns se virem para a China hoje.

Holy Dragon

Bancada central
27 Maio 2019
2,149
2,439
Concordo. Mas nunca a Rússia ficar com território ucraniano, que foi o que a Rússia sempre quis. Caso contrário, o crime compensa.
Este o ponto delicado da questao. A invasao da Russia e ilegal e anexacao de territorios Ucranianos iden. Pessoalmente acho q foi uma invasao provocada, principamente pelo incumprimento claro dos acordos de Minsk e o segundo Maiden q foi um "coup" by the book (a primeira revolucao Maiden acho q foi genuina e reflectia o sentido anti-Russo de grade parte da Ucrania Oeste).

Provicada ou nao, nao deixa de ser ilegal a luz da ordem internacional. O problema e q nos dias de hoje, em que so o poder conta, em q ha um descredito total das posicoes de parte a parte, como e q se pode puxar a cassete atras? e ate onde estamis todos no mundo Ocidental dispostos a ir? Apoiar economica e militarmente a Ucrania? Mandar os nossos filhos para a frente? Se a Russia entra em Odessa e corte o acesso ao mar negro a Europa esta disposta a enviar tropas? enfim uma embrulhada com muitas questoes e poucas respostas obvias

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,306
5,704
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Gulags=campos trabalhos forçados=cidadãos da URSS presos por mil e um motivos incluindo políticos, não tem nada que ver com intervenções militares e muito menos no exterior.
Essa monstruosidade foi feita aos cidadãos da URSS, não foi a cidadãos de outros países, não faças confusões deliberadas.
Gostas muito dessas manobras de diversão em que misturas alhos com bugalhos mas comigo não tens sorte.
Eu não estou a comparar nada, estou só a lembrar-te das brincadeiras que aqueles que tu estás a defender gostavam de fazer. Ou isso também foi culpa dos EUA agora? Eu sei lá... 😂

Não te preocupes que não sou como tu, que vens para aqui falar dos EUA num topico sobre a invasão russa 😅

Holy Dragon

Bancada central
27 Maio 2019
2,149
2,439
Chegaram a ter um estado fantoche durante 45 anos em uma fatia grande da Alemanha.
Em pleno coração europeu.
E sim a influência em vários países africanos (e as N guerras civis) , que ainda hoje mantem, embora alguns se virem para a China hoje.
A Russia tem o modelo "oeste" de entrar em Africa, protecao militar de fantoches para controlar alguns regimes. A China esta muito a frente, um modelo trasicionista, apoio as infrastructuras, infrastuturas estas q acambam por facilitar todo o negocio de interesse Chines seja c q regime for.

Bem vamos mas e dar cabo dos vernelhos na luz q o tempo ja se encarrefa do resto😅

• Like

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
29,789
47,872
Conquistas
7
110
A Russia tem o modelo "oeste" de entrar em Africa, protecao militar de fantoches para controlar alguns regimes. A China esta muito a frente, um modelo trasicionista, apoio as infrastructuras, infrastuturas estas q acambam por facilitar todo o negocio de interesse Chines seja c q regime for.

Bem vamos mas e dar cabo dos vernelhos na luz q o tempo ja se encarrefa do resto😅
a UE também está a copiar a Belt and road...

• Like

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
5,045
6,644
Eh
Estava a referir-me ao imperialismo russo levado à letra, do tempo dos czares.
Mas indo à URSS e pós, influência, que eu saiba, não é posse nem ocupação.
Os EUA têm influência sobre todo o mundo ocidental e sobre grande parte da Ásia, América e África e isso não é igual a dizer-se que eles possuem ou ocupam essas zonas do globo.
Porque é que não pode haver alguns países em que a Rússia ou a China, por exemplo, são mais influentes? Só os EUA, a França, a Inglaterra, é que podem ter influência noutros países?
De todos os países que citaste, ocupação, por parte da URSS que não da Russia, só houve nos países da chamada europa de leste, ocupação essa que já deixou de existir, como sabes, há décadas.

brunovale1893

Bancada lateral
18 Setembro 2025
710
788
É, não vale a pena discutir com quem veste a camisola do Tio Sam, e não pára de gritar aos 4 Ventos (por mais que sejam os FACTOS pouco ou nada abonatórios ao longo de toda a história de 250 anos a fazer em 4 de Julho próximo): AMÉRICA AMÉRICA AMÉRICA AMÉRICA.
É uma espécie de clubismo cego, fazem-me lembrar os fanáticos benfiquistas que estão convencidos que só o benfica é bom e é o mais maior grande do Universo.
Clubismo cego? Lol! Tu és fanático na política, és fanático no futebol, és fanático em tudo! Como penso que já te disse, desmereces as causas que defendes por mais justas que sejam.
Os EUA são do mais execrável que existe na geopolítica internacional. São um nojo e é curioso que no Portal dos Dragões meia dúzia de mortos-vivos só apareçam para defendê-los. A eles e ao Chega. Vergonha de ser europeu e continuar a ter os EUA como aliados.
Mas a Rússia é melhor? A Rússia, que para além do mais é uma ditadura, que usou um pretexto falso para invadir um país vizinho? Que se sentiu ameaçada pela NATO quando 4 anos depois a NATO nem sequer manifestou a intenção de intervir a favor da Ucrânia?
Apesar de ser de Direita, sempre tive uma grande estima e consideração pelo PCP. Depois de não ser capaz de qualificar a ditadura da Coreia do Norte ou condenar a invasão da Ucrânia, tornou-se difícil.
Os outros comem palha. Já tu não sei o que andas a comer.

• Like
Reações: Dragaoinvicto

brunovale1893

Bancada lateral
18 Setembro 2025
710
788
Ah, se foi feito só aos cidadãos da URSS, então está tudo bem.