Eu não escondo, nem aqui nem em lado nenhum, que tenho como tu dizes, um ódio "desmesurado" à única superpotência mundial da actualidade e de há muitos anos para cá... os Estados Unidos da América.
Mas porque é que eu não hei-de poder odiar os EUA da mesma forma que muitos odeiam a muito menos significante na cena mundial, de agora e de há séculos para cá, Rússia?
Parece-me muito mais lógico odiar o agente principal da desordem mundial do que um pobre coitado secundário no desencadear desse caos.
O mundo está uma anarquia tremenda, países e mais países esfrangalhados no próximo e médio-oriente, e de quem é a culpa, da Rússia, que não passa de uma potência cada vez mais regional que mal consegue ter influência em 2 ou 3 países vizinhos, ou da única superpotência mundial, que tem (estima-se, há muitas secretas) 750 bases militares espalhadas pelo mundo e que intervém directa e indirectamente em todas as zonas do globo?
Quem é que molda este mundo de Gazas, Cisjordanias, Iraques, Afeganistões, Líbias, Sirias, Líbanos, e por aí adiante, é a Rússia ou é a superpotência DDT EUA?
O que acontece na Ucrânia actualmente e de há 4 anos para cá, não pode ser desinserido do todo da geopolítica daquela zona, e quem controla os cordelinhos da geopolitica de todas as zonas do globo incluindo aquela, é a única superpotência (que não tem esse nome por enfeite) que existe no mundo, os EUA.
A Rússia faz mal na sua relativamente pequena zona de influência que não passa das suas vizinhanças, os EUA fazem mal no mundo todo.
Óbviamente que detesto muito mais o superpoder mundial americano que o poder regional russo que não causa 1/10 dos danos.