Guerra Rússia - Ucrânia

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,306
5,704
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Tu é que achas que a culpa é só da Rússia e de mais ninguém, há um demónio Rússia e o resto são tudo anjos na terra, não armes confusões.
Essa tua argumentação que nunca responde a perguntas concretas que lhe são feitas porque a realidade só interessa quando te convém, e que depois arranja umas manobras de diversão com piadolas e pondo na boca dos outros coisas que nunca disseram, não é de pessoa séria, é digna de um qualquer zé do tasco.
Esquece, não vale a pena.

Há malta pró Rússia, é assim, temos todos de saber lidar.

Agora que depois de 4 anos, tendo visto tudo o que já se viu, conseguir ainda defender a Rússia acho que merece um qualquer prémio Globo de Ouro do canal Rossiya-1.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
13,380
19,065
Não contribuo para esse peditório da demonização dos russos e paralelamente da angelicalização dos americanos.
Não há anjos nem demónios na alta geopolítica, só há gananciosos, mais poderosos uns, menos poderosos outros.
E se a desculpa para a demonização dos russos é Putin, então também há a desculpa Trump para demonizar os americanos.
Os russos não aceitam estar rodeados por uma cintura nuclear inimiga tal como os americanos não aceitam, nunca aceitaram e nunca aceitarão.
Quando houve um vislumbre disso, em Cuba, a 3a guerra mundial esteve perto de acontecer, e só depois de a URSS concordar em retirar os mísseis de Cuba com a condição de os americanos não invadirem Cuba para porem no lugar de Fidel um fantoche dos americanos, é que essa ameaça desapareceu.
É que fantoches há para todos os gostos. Há para o gosto russo mas também há para o gosto americano.

Mas eu não “angeliquei” os americanos, longe disso.

O que me parece errado é essa ideia de que a Rússia só invadiu a Ucrânia porque esta queria aproximar-se da NATO. Isso é uma simplificação enorme de um problema muito mais complexo, com fatores históricos, políticos e estratégicos que já vêm de trás há bastante tempo.

• Like
Reações: Edgar Siska

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
5,045
6,644
Que eu me lembre não havia nem há ainda nos países fronteiriços mísseis para ameaçar a Rússia.
Foi uma questão política.
O Yakunovich pró russo e a sua comandita queria manter o papo cheio e a população queria a UE.

Ha aqui uma diferença: os fantoches dos EUA tendem a ter melhor qualidade de vida que os fantoches da Russia
Pois, os países que sigam a cartilha dos EUA, sejam eles democracias ou ditaduras militares sanguinárias que foram responsáveis por milhões de mortos (Argentina, Brasil, Chile, Indonesia, etc., etc.), não levam com sanções económicas nem embargos económicos dos EUA e dos seus aliados (que são obrigados, a palavra certa é mesmo essa, obrigados, a implementarem também as sanções e embargos, senão levam por tabela), por isso a qualidade de vida é melhor nos "fantoches" dos EUA.
O que é que achas, se a Cuba de Fidel se tivesse tornado muito amiga e próxima dos EUA, e consequentemente não tivesse levado com as sanções e os embargos americanos e de todo o Ocidente por arrasto, que duram há décadas, vivia-se lá melhor ou pior do que se vive agora?

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
5,045
6,644
Esquece, não vale a pena.

Há malta pró Rússia, é assim, temos todos de saber lidar.

Agora que depois de 4 anos, tendo visto tudo o que já se viu, conseguir ainda defender a Rússia acho que merece um qualquer prémio Globo de Ouro do canal Rossiya-1.
É, não vale a pena discutir com quem veste a camisola do Tio Sam, e não pára de gritar aos 4 Ventos (por mais que sejam os FACTOS pouco ou nada abonatórios ao longo de toda a história de 250 anos a fazer em 4 de Julho próximo): AMÉRICA AMÉRICA AMÉRICA AMÉRICA.
É uma espécie de clubismo cego, fazem-me lembrar os fanáticos benfiquistas que estão convencidos que só o benfica é bom e é o mais maior grande do Universo.

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
10,109
20,590
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Então mas a Rússia não tinha invadido a Ucrânia para acabar com o nazismo que estava por lá instalado? :unsure:

A cartilha agora é que foi um ataque preventivo devido a uma suposta aproximação à NATO? Curioso que os ucranianos só começaram a fazer pressão para que isso acontecesse depois dos russos terem invadido o Donbass em 2014.

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,306
5,704
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
É, não vale a pena discutir com quem veste a camisola do Tio Sam, e não pára de gritar aos 4 Ventos (por mais que sejam os FACTOS pouco ou nada abonatórios ao longo de toda a história de 250 anos a fazer em 4 de Julho próximo): AMÉRICA AMÉRICA AMÉRICA AMÉRICA.
É uma espécie de clubismo cego, fazem-me lembrar os fanáticos benfiquistas que estão convencidos que só o benfica é bom e é o mais maior grande do Universo.
Tópico: Guerra na Ucrânia.

Do que se fala: "A culpa é dos EUA" 😂

Alucinante.

Edgar Siska

Por Ti JC2#
9 Julho 2016
91,480
162,645
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
O teu ódio (desmesurado) aos EUA acabam por ser o teu undoing nestas discussões, porque acabas por validar aqueles que são vistos como inimigos históricos dos americanos assim por dizer, pelos mesmos motivos que odeias os ditos yankees.

Já agora referir que acompanhei a discussão e ninguém referiu os Estados Unidos uma única vez.
Tens que ter algum cuidado, porque tal como podes acusar alguém de um clubismo americano e parecer os tonhos do panelas, pode aparecer alguém a dizer que tu fazes lembrar os anti-portistas que têm um ódio cego ao Porto.
Há sempre várias perspectivas.

A minha é analisar que condenar a Rússia pela invasão na Ucrânia nada tem a ver com justificar alguma coisa parecida ou qualquer das aventuras imperialistas realizadas pelos EUA.
Não se excluem mutuamente.
Aliás eu diria que actualmente no que concerne aos recursos minerais ucranianos ambos competem por os obter. Interesseiros máximos.

Quanto à responsabilidade da guerra na Ucrânia ela é única e exclusiva do governo da Federação Russa que neste caso é o Tio Vlad porque ele manda naquilo tudo como bom autocrata. Não fosse isso e a vida continuava como antes.
Assim como continuaria no Donbass e Crimeia antes de 2014.

Última edição:

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
15,018
27,889
35
Vila Das Aves
4 anos depois aqui estamos com pessoal que ainda tenta justificar o injustificável.

A situação é complexa, mas na realidade até é bastante simples:

O senhor do Kremlin queria para a Ucrânia um governo fantoche tal como tem na Bielorrússia e em tantos outros países, assim podia usar e abusar dos seus recursos, das suas gentes, do seu território, etc.

Mal informado ou desinformado, achou que a "operação especial militar" ia ser favas contadas, os ucranianos iam atirar flores aos soldados russos, em 3 dias o governo de Kiev caía quem nem varas verdes e reinava finalmente a paz na região...tudo ao lado.

Os soldados russos levaram com balas e bombas em vez de flores, o governo não caiu, toda uma geração ucraniana ganhou um ódio eterno á Rússia, o exército ucraniano transformou-se num dos mais bem preparados e treinados na Europa e a NATO ainda ganhou mais uns quantos aliados.

Passados 4 anos e como ditador que é, não pode obviamente dar a face e admitir que foi um erro estratégico gritante invadir um país vizinho, daí esta guerra continuar por mais tempo.

Não venham com teorias, conspirações, comparações, etc., a realidade é que todos os meses tanto Rússia como Ucrânia perdem milhares e milhares de vidas á custa de uma guerra que um louco se lembrou de iniciar.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
9,075
7,299
Mas alguém impede a Ucrânia de aderir à UE a não ser a própria UE ou países da UE?
O problema é a NATO não é a UE.
Essa é a narrativa que a Rússia quer passar.
A verdadeira foda é o nível de vida de países como Lituânia, Letónia é que podem contaminar a sociedade russa.
A elite russa se deixasse a Ucrânia entrar na UE com os recursos naturais( agrícolas e minerais) e com o potencial que tem ia a curto médio prazo apresentar um desenvolvimento económico e social que iria enviar ondas de choque pela Federação Russa.
O que ameaça a Rússia( ou melhor a elite oligarca) é viver paredes meias com países que tem desenvolvimentos económicas assim que saem da sua esfera.

PS: Eu estou a falar do sistema sócio econômico da Europa Ocidental como ameaça existencial a Rússia.
Não falei nos EUA.Aliás nem podia falar porque já se provou que os EUA não é hoje qualquer ameaça a Rússia porque em determinados aspectos até tem posturas identicas

Holy Dragon

Bancada central
27 Maio 2019
2,149
2,439
O mundo nao e preto e branco, e esta situacao tem muitas cores. Bem sei q o sistema dualista de um lado moralmente bom e outro mau e muito vendido, mas ha muito mais. Pelo menos acho q devemos entender a complexidade desta situacao, para tomarmos uma posicao. E principalmente nao destruir as pontes de solucao, a diplomacia.

Nos dias de hoje parece q so o poder conta, mas tem de haver algo mais. Recomendo para os mais interessados este discurso na ONU

Nesta fase so resolver isto interessa. Podemos continuar a querer a lutar ate ao ultimo Ucraniano, mas ja chega de sofrimento deste povo heroico. E sim, parece-me q o compromisso tem de passar pela a Ucrania aderir a UE e abandonar ambicoes NATO.

• Like
Reações: Panda Azul e Branco

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
5,045
6,644
O teu ódio (desmesurado) aos EUA acabam por ser o teu undoing nestas discussões, porque acabas por validar aqueles que são vistos como inimigos históricos dos americanos assim por dizer, pelos mesmos motivos que odeias os ditos yankees.

Já agora referir que acompanhei a discussºao e ninguém referiu os Estados Unidos uma única vez.
Tens que ter algum cuidado, porque tal como podes acusar alguém de um clubismo americano e parecere os toos do panelas, pode aparecer alguém a dizer que tu fazes lembrar os anti-portistas que têm um ódio cego ao Porto.
Há sempre várias perspectivas.

A minha é analisar que condenar a Rússia pela invasão na Ucrânia nada tem a ver com justificar alguma coisa parecieda realizada pelos EUA.
Não se excluem mutuamente.
Aliás eu diria que actualmente no que concerne aos recursos minerais ucranianos ambos competem por os obter. Interesseiros máximos.

Quanto à responsabilidade da guerra na Ucrânia ela é única e exclusiva do governo da Federação Russa que neste caso é o Tio Vlad porque ele manda naquilo tudo como bom autocrata. Não fosse isso e a vida continuava como antes.
Assim como continuaria no Donbass e Crimeia antes de 2014.
Eu não escondo, nem aqui nem em lado nenhum, que tenho como tu dizes, um ódio "desmesurado" à única superpotência mundial da actualidade e de há muitos anos para cá... os Estados Unidos da América.
Mas porque é que eu não hei-de poder odiar os EUA da mesma forma que muitos odeiam a muito menos significante na cena mundial, de agora e de há séculos para cá, Rússia?
Parece-me muito mais lógico odiar o agente principal da desordem mundial do que um pobre coitado secundário no desencadear desse caos.
O mundo está uma anarquia tremenda, países e mais países esfrangalhados no próximo e médio-oriente, e de quem é a culpa, da Rússia, que não passa de uma potência cada vez mais regional que mal consegue ter influência em 2 ou 3 países vizinhos, ou da única superpotência mundial, que tem (estima-se, há muitas secretas) 750 bases militares espalhadas pelo mundo e que intervém directa e indirectamente em todas as zonas do globo?
Quem é que molda este mundo de Gazas, Cisjordanias, Iraques, Afeganistões, Líbias, Sirias, Líbanos, e por aí adiante, é a Rússia ou é a superpotência DDT EUA?
O que acontece na Ucrânia actualmente e de há 4 anos para cá, não pode ser desinserido do todo da geopolítica daquela zona, e quem controla os cordelinhos da geopolitica de todas as zonas do globo incluindo aquela, é a única superpotência (que não tem esse nome por enfeite) que existe no mundo, os EUA.
A Rússia faz mal na sua relativamente pequena zona de influência que não passa das suas vizinhanças, os EUA fazem mal no mundo todo.
Óbviamente que detesto muito mais o superpoder mundial americano que o poder regional russo que não causa 1/10 dos danos.

• Haha
Reações: Dragaoinvicto e DeZ

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
10,109
20,590
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Eu não escondo, nem aqui nem em lado nenhum, que tenho como tu dizes, um ódio "desmesurado" à única superpotência mundial da actualidade e de há muitos anos para cá... os Estados Unidos da América.
Mas porque é que eu não hei-de poder odiar os EUA da mesma forma que muitos odeiam a muito menos significante na cena mundial, de agora e de há séculos para cá, Rússia?
Parece-me muito mais lógico odiar o agente principal da desordem mundial do que um pobre coitado secundário no desencadear desse caos.
O mundo está uma anarquia tremenda, países e mais países esfrangalhados no próximo e médio-oriente, e de quem é a culpa, da Rússia, que não passa de uma potência cada vez mais regional que mal consegue ter influência em 2 ou 3 países vizinhos, ou da única superpotência mundial, que tem (estima-se, há muitas secretas) 750 bases militares espalhadas pelo mundo e que intervém directa e indirectamente em todas as zonas do globo?
Quem é que molda este mundo de Gazas, Cisjordanias, Iraques, Afeganistões, Líbias, Sirias, Líbanos, e por aí adiante, é a Rússia ou é a superpotência DDT EUA?
O que acontece na Ucrânia actualmente e de há 4 anos para cá, não pode ser desinserido do todo da geopolítica daquela zona, e quem controla os cordelinhos da geopolitica de todas as zonas do globo incluindo aquela, é a única superpotência (que não tem esse nome por enfeite) que existe no mundo, os EUA.
A Rússia faz mal na sua relativamente pequena zona de influência que não passa das suas vizinhanças, os EUA fazem mal no mundo todo.
Óbviamente que detesto muito mais o superpoder mundial americano que o poder regional russo que não causa 1/10 dos danos.
Since World War II, Russia (and the Soviet Union) has engaged in numerous proxy conflicts to extend influence, notably during the Cold War and post-Soviet eras. Key proxy interventions include backing North Korea (1950-53), supporting North Vietnamaiding communist forces in the Angolan Civil War (1970s-80s), and supporting separatist entities in Transnistria, Abkhazia, and South Ossetia.

Major Proxy Conflicts and Indirect Interventions:
  • Cold War Era:
    • Korean War (1950–1953): Supplied equipment and advisors, with pilots secretly flying missions for North Korea.
    • Vietnam War (1955–1975): Provided significant military hardware, anti-aircraft systems, and advisors to North Vietnam.
    • Angolan Civil War (1975–2002):provided weapons, advisors, and funding to the MPLA, often in conjunction with Cuba.
    • Soviet-Afghan War (1979–1989): While a direct invasion, it involved substantial proxy elements with the backing of the PDPA government against US-backed mujahideen.
    • Other Cold War Conflicts: Supplied arms and advisors to various regimes in Mozambique, Ethiopia, and Nicaragua.
  • Post-Soviet Era (Russian Federation):
    • Moldova (Transnistria, 1992): Supported separatist forces in the Transnistria conflict.
    • Georgia (Abkhazia/South Ossetia, 1991–2008): Provided weapons, training, and political support to separatist regimes, culminating in direct intervention in 2008.
    • Ukraine (Donbas, 2014–2022):Supported separatist forces in the Donetsk and Luhansk People's Republics with weapons, intelligence, and personnel, often denied at the time.
    • Syria (2015–Present): While featuring direct air support, Russia has heavily relied on local proxies, including the Syrian Arab Army and Wagner Group mercenaries.
    • Libya (2019–Present): Supported the Libyan National Army (LNA) led by Khalifa Haftar through the Wagner Group.

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
5,045
6,644
4 anos depois aqui estamos com pessoal que ainda tenta justificar o injustificável.

A situação é complexa, mas na realidade até é bastante simples:

O senhor do Kremlin queria para a Ucrânia um governo fantoche tal como tem na Bielorrússia e em tantos outros países, assim podia usar e abusar dos seus recursos, das suas gentes, do seu território, etc.

Mal informado ou desinformado, achou que a "operação especial militar" ia ser favas contadas, os ucranianos iam atirar flores aos soldados russos, em 3 dias o governo de Kiev caía quem nem varas verdes e reinava finalmente a paz na região...tudo ao lado.

Os soldados russos levaram com balas e bombas em vez de flores, o governo não caiu, toda uma geração ucraniana ganhou um ódio eterno á Rússia, o exército ucraniano transformou-se num dos mais bem preparados e treinados na Europa e a NATO ainda ganhou mais uns quantos aliados.

Passados 4 anos e como ditador que é, não pode obviamente dar a face e admitir que foi um erro estratégico gritante invadir um país vizinho, daí esta guerra continuar por mais tempo.

Não venham com teorias, conspirações, comparações, etc., a realidade é que todos os meses tanto Rússia como Ucrânia perdem milhares e milhares de vidas á custa de uma guerra que um louco se lembrou de iniciar.
Tanto simplismo, os santos todos de um lado, os demónios todos do outro, a isso chama-se maniqueismo.
O Putin é um autocrata corrupto do pior, sem dúvida, que chula a Rússia o mais que pode com mão de ferro.
Mas quem é que tu pensas que é o Zelensky? Um grande democrata? Lol... vai informar-te bem de tudo aquilo que ele tem feito na Ucrânia, acabou com quase todos os partidos, com a liberdade religiosa, eleições adiadas sine die, etc., etc., etc., e depois vem dizer-me se ele é muito diferente do Putin.
O comer a palha que a CS dá, na política internacional como no futebol, dá nisto, muita gente anda completamente enganada.

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,306
5,704
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
"Um pobre coitado secundário no desencadear desse caos." 😂😂

Nem o Pedro Guerra conseguia ser tão parcial em relação ao Benfica 😂😂