Estádio do Dragão

Rsmpt

Tribuna Presidencial
1 Fevereiro 2022
5,814
11,141
Conquistas
1
  • Jorge Costa
Não estou a perceber esses discursos de desprezo por quem não foi ontem.
Ontem, se precisam do auxiliar de memória, era segunda-feira, dia de trabalho.
E os números foram mais ou menos os que têm estado nos dias da semana.
Teve mais impacto ser segunda-feira, do que estar tempestade.
E não estava chuvinha e ventinho, estava tempestade, com inundações e vários alertas pelo país todo.
Na vinda do estádio, quase me caiu uma árvore em cima na autoestrada.
Percebo quem não tenha conseguido ir por todas as condicionantes de ontem.
É escusado este discurso dos verdadeiros até sem cobertura iam e até a chover pedras têm de apoiar o clube.

Última edição:

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,182
5,573
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Matar o quê? Tu achas que o Dragão deve ficar assim "ad vitam eternam" ?
Para voltar às Antas, eras do contra de se rebaixar o estádio, de se fechar a Maratona e criar uma arquibancada e de lhe colocar uns anos mais tarde painéis de proteção no topo?
Eras do contra a numerização dos lugares porque acabava com os peões e os lugares de pé que permitiam colocar 95000 pessoas?
Eras do contra de se colocarem cadeiras não só na Tribuna Presidencial?
As Antas em 2002 já não se podiam comparar com as Antas de 1952 ou até mesmo de 1986...
Não se pode melhorar um estádio com 22 anos? Fechar parcialmente um dos topos é sacrilégio?
Estas a falar de uma alteração estrutural que vai impactar não só com a estética mas com as estruturas fixas do estádio.

No caso específico do Dragão não sou contra nenhuma alteração, desde que não impacte com o design do mesmo. Dou um exemplo, se envolver acrílicos, por mim não tem problema, é uma questão a analisar.

Relativamente às Antas, respondo-te a tudo sem qualquer problema, até porque acho que sei bem do que estou a falar:

1. A favor de rebaixar o relvado, as áreas a abolir eram insignificantes e o impacto durante o processo compensava o resultado obtido no final;
  2. A favor do fecho da Maratona. Era algo que já se estava a fazer em vários estádios por todo o lado, e tendo em conta que o propósito da maratona aberta deixou de fazer sentido... Iria criar, como criou, um círculo fechado no estádio, algo normal e "natural";
  3. A favor da criação da Arquibancada. Não impactou na estética do estádio, sendo a evolução natural de um crescimento de bancadas, ao contrário do que seria se fechares os topos do Dragão, já agora;
  4. Nem a favor nem contra os painéis de proteção. No entanto, como foi aproveitado para a publicidade, podemos dizer que não me choca;
  5. A favor da numerar os lugares;
  6. Contra acabar com o peão, e penso que nem preciso de justificar muito, visto que pela Europa fora muitos peões não foram abolidos e em muitos locais estão a voltar a eles;
  7. A favor da colocação de cadeiras, em termos estéticos e de conforto penso ser algo básico e que vai de acordo com a evolução dos tempos. Ao contrário do que se refere por aí de aumentos de cobertura dos estádios em ângulos de pele de piç* de andorinha para o vento não trazer a chuva pelo buraco não sei de onde;
  8. Os estádios podem e devem ser melhorados, mas com bom senso.

Tiago_Oliveira_10

Bancada central
10 Março 2020
1,477
2,113
Conquistas
3
  • José Maria Pedroto
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Não estou a perceber esses discursos de desprezo por quem não foi ontem.
Ontem, se precisam do auxiliar de memória, era segunda-feira, dia de trabalho.
E os números foram mais ou menos os que têm estado nos dias da semana.
Teve mais impacto ser segunda-feira, do que estar tempestade.
E não estava chuvinha e ventinho, estava tempestade, com inundações e vários alertas pelo país todo.
Na vinda do estádio, quase me caiu uma árvore em cima na autoestrada.
Percebo quem não tenha conseguido ir por todas as condicionantes de ontem.
É escusado este discurso dos verdadeiros até sem cobertura iam e até a chover pedras têm de apoiar o clube.
O jogo da taça foi a dia de trabalho e o estádio encheu.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
99,962
242,748
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
A não ser que essa alteração esteja prevista no projeto original do estádio, duvido que seja possível fechar os topos

Deve ser uma obra enorme

LoscarDragão

Bancada lateral
4 Junho 2022
701
1,134
Conquistas
8
Blue Side of The Moon
www.youtube.com
  • André Villas-Boas
  • Vítor Baia
  • Lucho González
  • Jardel
Estás a falar de uma alteração estrutural que vai impactar não só com a estética mas com as estruturas fixas do estádio.

No caso específico do Dragão não sou contra nenhuma alteração, desde que não impacte com o design do mesmo. Dou um exemplo, se envolver acrílicos, por mim não tem problema, é uma questão a analisar.

Relativamente às Antas, respondo-te a tudo sem qualquer problema, até porque acho que sei bem do que estou a falar:

1. A favor de rebaixar o relvado, as áreas a abolir eram insignificantes e o impacto durante o processo compensava o resultado obtido no final;
  2. A favor do fecho da Maratona. Era algo que já se estava a fazer em vários estádios por todo o lado, e tendo em conta que o propósito da maratona aberta deixou de fazer sentido... Iria criar, como criou, um círculo fechado no estádio, algo normal e "natural";
  3. A favor da criação da Arquibancada. Não impactou na estética do estádio, sendo a evolução natural de um crescimento de bancadas, ao contrário do que seria se fechares os topos do Dragão, já agora;
  4. Nem a favor nem contra os painéis de proteção. No entanto, como foi aproveitado para a publicidade, podemos dizer que não me choca;
  5. A favor da numerar os lugares;
  6. Contra acabar com o peão, e penso que nem preciso de justificar muito, visto que pela Europa fora muitos peões não foram abolidos e em muitos locais estão a voltar a eles;
  7. A favor da colocação de cadeiras, em termos estéticos e de conforto penso ser algo básico e que vai de acordo com a evolução dos tempos. Ao contrário do que se refere por aí de aumentos de cobertura dos estádios em ângulos de pele de piç* de andorinha para o vento não trazer a chuva pelo buraco não sei de onde;
  8. Os estádios podem e devem ser melhorados, mas com bom senso.
Percebo tudo, mas os pontos 5, 6 e 7 foram realizados por imposição da UEFA, pós-Heisel. Não poderíamos participar em provas europeias se não fizessemos essas modificações.
O tema da estética do estádio acho que já é mais pessoal, e as melhorias que avancei são impostas pela FIFA para 2030.
Não é fazer melhorias por querer, mas achar que são necessárias e melhorariam em muito a experiência nos jogos, não é só a pensar no aumento da lotação.
Não só para VIPs, mas para todos os espectadores.

Rsmpt

Tribuna Presidencial
1 Fevereiro 2022
5,814
11,141
Conquistas
1
  • Jorge Costa
O jogo da taça foi a dia de trabalho e o estádio encheu.
Não havia lugares anuais que só são libertados no dia, os bilhetes eram mais baratos, meia hora mais tarde que àquela hora faz muita diferença para chegar do trabalho, além do óbvio elefante na sala de ser um jogo grande.

Tiago_Oliveira_10

Bancada central
10 Março 2020
1,477
2,113
Conquistas
3
  • José Maria Pedroto
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Não havia lugares anuais que só são libertados no dia, os bilhetes eram mais baratos, meia hora mais tarde que àquela hora faz muita diferença para chegar do trabalho, além do óbvio elefante na sala de ser um jogo grande.
Jogos grandes ninguém se queixa. O jogo dos os verdes vai ser a dia de trabalho, bilhetes a 18€ e de casa cheia.

Rsmpt

Tribuna Presidencial
1 Fevereiro 2022
5,814
11,141
Conquistas
1
  • Jorge Costa
Jogos grandes ninguém se queixa. O jogo dos os verdes vai ser a dia de trabalho, bilhetes a 18€ e de casa cheia.
Claro que se queixam. Não vai faltar lugares anuais que vão faltar ao que pode ser o jogo da época por causa do dia e hora.
Além disso é normal que quem tenha de comprar um bilhete, e só possa ir raramente ao estádio (€), prefira investir para ir a um jogo grande do que contra o gil vicente, quando os preços são similares ou iguais.
Não são piores adeptos por terem de fazer escolhas.

Tiago_Oliveira_10

Bancada central
10 Março 2020
1,477
2,113
Conquistas
3
  • José Maria Pedroto
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Claro que se queixam. Não vai faltar lugares anuais que vão faltar ao que pode ser o jogo da época por causa do dia e hora.
Além disso é normal que quem tenha de comprar um bilhete, e só possa ir raramente ao estádio (€), prefira investir para ir a um jogo grande do que contra o gil vicente, quando os preços são similares ou iguais.
Não são piores adeptos por terem de fazer escolhas.
Quem escolhe os jogos a que quer ir é adepto de ocasião e quando as coisas correm mal não aparece. A época passada é mais um belo exemplo disso.

Rsmpt

Tribuna Presidencial
1 Fevereiro 2022
5,814
11,141
Conquistas
1
  • Jorge Costa
Quem escolhe os jogos a que quer ir é adepto de ocasião e quando as coisas correm mal não aparece. A época passada é mais um belo exemplo disso.
Ou não tem possibilidade para mais. Viver perto do estádio e ter dinheiro para um lugar anual (ou vários quando se está a falar de uma familia) não é para qualquer um.
Serem considerados menos adeptos por isso é um elitismo bacoco.

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,182
5,573
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Percebo tudo, mas os pontos 5, 6 e 7 foram realizados por imposição da UEFA, pós-Heisel. Não poderíamos participar em provas europeias se não fizessemos essas modificações.
O tema da estética do estádio acho que já é mais pessoal, e as melhorias que avancei são impostas pela FIFA para 2030.
Não é fazer melhorias por querer, mas achar que são necessárias e melhorariam em muito a experiência nos jogos, não é só a pensar no aumento da lotação.
Não só para VIPs, mas para todos os espectadores.
Exacto, e essa é uma das razões pela qual a UEFA e a FIFA são o maior cancro do futebol.

Claro que a estética é pessoal, isso concordo, mas as melhorias que implicam alterações de estrutura, caso não façam parte do plano inicial, vão ter um resultado final parecido com remendos...

Eu concordo que se pode e deve melhorar a experiência nos jogos, assim como assim estamos a pagar por isso não vai mal nenhum ao mundo termos algum conforto, agora quando se passa de algum conforto para parecer que estamos numa sala de cinema aí já não consigo compreender.

Isto é futebol.

Rsmpt

Tribuna Presidencial
1 Fevereiro 2022
5,814
11,141
Conquistas
1
  • Jorge Costa
Exacto, e essa é uma das razões pela qual a UEFA e a FIFA são o maior cancro do futebol.

Claro que a estética é pessoal, isso concordo, mas as melhorias que implicam alterações de estrutura, caso não façam parte do plano inicial, vão ter um resultado final parecido com remendos...

Eu concordo que se pode e deve melhorar a experiência nos jogos, assim como assim estamos a pagar por isso não vai mal nenhum ao mundo termos algum conforto, agora quando se passa de algum conforto para parecer que estamos numa sala de cinema aí já não consigo compreender.

Isto é futebol.
A uefa e a fifa são um cancro por obrigarem os estádios a terem normas de segurança e conforto mínimos, nomeadamente lotação?

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
8,285
14,329
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Só para acrescentar uma coisa ao meu ponto anterior.

Lembro-me muito bem deste jogo porque estava a chover torrencialmente e cheguei a casa da minha mãe e até os boxers estavam encharcados. Eu e um amigo de vespa pela VCI, com a polícia a mandar-nos parar que não podíamos andar de vespa ali. Enfim, totalmente inconscientes.

Ficha de Jogo FC Porto 4-0 Benfica :: Taça de Portugal 2000/01

Isto para dizer o quê? Porto-Benfica para a taça, 16 mil espectadores no estádio. Isso seria inimaginável em 2026.
Vi esse jogo na sul e já depois do 4-0 fez-se um comboiinho de adeptos a subir e descer as bancadas e a cantar “festival, festival”. Só para verem quão vazio estava.
Impensável hoje em dia.

Mais : salvo erro foi o jogo em que se passou a 1a parte toda a cantar “Ai o Calado e o Melão, Melão Melão Melão…” e que o próprio pediu para sair ao intervalo porque não aguentava mais.
Quem não quis apanhar com chuva no lombo perdeu isto. Azarito.

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,182
5,573
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
A uefa e a fifa são um cancro por obrigarem os estádios a terem normas de segurança e conforto mínimos, nomeadamente lotação?
Onde é que obrigar a retirar o peão é uma norma de segurança?

Na Alemanha é mortes diárias por causa disso, e na Áustria então meu Deus... e na Bélgica? e na Polónia? e na Suiça? e nos Países Baixos? e na Dinamarca? e na Suécia? e na Noruega? Tudo países de terceiro mundo obviamente.

• Like
Reações: Tiago_Oliveira_10

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
8,285
14,329
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
15/20 mil? Pode ter havido um caso ou outro, mas acho isso curto, mesmo para os temporais que faziam.

De qualquer das formas chegamos a ter esses números, esporadicamente, no Dragão.

Para mim o turning point foram as conquistas de 2003/2004 e a mudança de estádio. Ficamos aburguesados.
Olha que não acho que era tão esporádico quanto isso. Se a memória não me falha, era pão nosso de cada dia em jogos contra o fundo da tabela.

Rsmpt

Tribuna Presidencial
1 Fevereiro 2022
5,814
11,141
Conquistas
1
  • Jorge Costa
Onde é que obrigar a retirar o peão é uma norma de segurança?

Na Alemanha é mortes diárias por causa disso, e na Áustria então meu Deus... e na Bélgica? e na Polónia? e na Suiça? e nos Países Baixos? e na Dinamarca? e na Suécia? e na Noruega? Tudo países de terceiro mundo obviamente.
Têm na mesma lugares contados e lotação máxima.
As bancadas peão foram abolidas depois de várias tragédias em que morreu mesmo gente.
Foram depois regulamentadas.

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,182
5,573
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Têm na mesma lugares contados e lotação máxima.
As bancadas peão foram abolidas depois de várias tragédias em que morreu mesmo gente.
Foram depois regulamentadas.
E ninguém está a defender que as bancadas de peão sejam um regabofe em que podes pôr lá 40 mil pessoas a fazer orgias.

Está-se a defender a bancada peão comum do resto da Europa civilizada.

No entanto, o cancro da UEFA e da FIFA continua a proibir essas mesmas bancadas, regulamentadas, em jogos na sua alçada, e porquê? Porque fica feio na televisão?

• Like
Reações: Tiago_Oliveira_10