#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

7.61

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

7.61 Performance da Época

Jaburú

Lugar Anual
21 Março 2025
3,922
7,526
33

Orgulhoazulebranco

Bancada lateral
12 Maio 2016
930
817
França
O que o Farioli e toda a estrutura está a fazer é absolutamente espetacular. 4 golos sofridos, 1 empate, depois de uma época desastrosa.

Tenho uma pergunta honesta porque não entendo nada de bola, porque é que o Porto já não faz a pressão alta que fazia nos primeiros jogos? cansaço dos jogadores? as equipas adversárias começaram a contrariar essa pressão alta? uma mudança propositada para um sistema de jogo com uma defesa mais controlada?
Equipas estudaram também maneira de sair dessa pressão, no início era novidade agora sabem que a defesa do Porto está alta tentam bolas na profundidade

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
3,853
8,479
Contexto de COVID e com Jesus despedido e muitas lesões não ? Primeira volta jogavam a 3 atrás e depois um brasileiro que não me recordo teve o lca
O dono desse registo foi o Lage, o JJ só entrou no ano seguinte. Sim, foi no ano da covid, com o campeonato a parar quase 6 semanas mas o SC teve o mérito de manter a equipa em forma e focada, enquanto a do benfica entrou em modo férias e regressaram todos mais gordos e desleixados. De lesões graves do lado deles não me lembro sinceramente, mas pode ter acontecido.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
100,019
242,293
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
O dono desse registo foi o Lage, o JJ só entrou no ano seguinte. Sim, foi no ano da covid, com o campeonato a parar quase 6 semanas mas o SC teve o mérito de manter a equipa em forma e focada, enquanto a do benfica entrou em modo férias e regressaram todos mais gordos e desleixados. De lesões graves do lado deles não me lembro sinceramente, mas pode ter acontecido.
Lesão grave tivemos nós

Ficamos sem o Marcano

• Like
Reações: jcmp17

JRSB

Lugar Anual
7 Maio 2016
29,213
29,106
Conquistas
8
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Sim mas já íamos na frente nessa altura, já tinham começado a perder pontos

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
14,749
26,985
34
Vila Das Aves

O FC Porto não é só vitórias. É cultura, elevação e identidade.
Chama-se também educação.

Se eu for a casa de alguém e sem querer puser alguma coisa fora do sítio, a minha educação é de colocar onde estava e como estava.

Se calhar para a classe jornalística a palavra "educação" não existe no dicionário.

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
7,884
2,589
Acho que o grande mérito e inteligência de Farioli foi ter olhado para este plantel e ter percebido que seria pela defesa que se ia começar a construir o futuro. E o futuro está já aí ao virar de uma primeira volta histórica.

Ainda falta afinar a parte ofensiva, talvez com mais um mercado de verão a coisa se componha, mas o que foi feito até agora ultrapassa e muito o milagre. Com um plantel ainda com lacunas, com lesões graves, com os padres sempre a condicionarem o nosso jogo, com os adversários sempre de faca nos dentes.

Gostava que ficasse cá pelo menos até ao fim deste primeiro mandato de AVB. E com os acertos que o plantel vai tendo se calhar ir mais longe nas competições europeias e solidificar o nosso número de títulos nacionais.

Mas com calma, jogo a jogo. 7 pontos não são nada.
Concordo muito com essa leitura. Foi inteligente o Farioli ter percebido que este plantel pedia, antes de tudo, uma base defensiva sólida. Basta olhar para os factos. Dos quatro defesas que têm jogado com mais regularidade, três são contratações deste verão, e até o Rosario que tem sido o trinco titular também chegou em agosto. Em poucos meses conseguiu-se criar uma estrutura defensiva funcional e competitiva, o que diz muito sobre a preparação e o trabalho do Farioli.

E isto é importante porque, para mim, um bom trabalho defensivo é muito mais indicativo da qualidade de um treinador do que o ofensivo. Organização, timings, coberturas, posicionamento coletivo. Isto é treino puro. Já o rendimento ofensivo, quando tens bons jogadores, tende muitas vezes a ser mais mérito do talento individual do que do sistema. Há aquela ideia muitas vezes associada ao Guardiola de que o trabalho dele era essencialmente focado nos primeiros 70 metros do campo, deixando os últimos 30 para a criatividade e o talento dos jogadores. Se o Farioli conseguiu garantir performance defensiva com tanta rapidez, temos boas razões para acreditar que, com mais tempo e com maior foco no ataque, quer em termos de treino quer em termos de escolhas de plantel, podemos claramente subir de nível na próxima época.

Em relação a contratações, este ano for bem sucedido e alguns jogadores específicos tiverem boas épocas individuais, isso pode traduzir-se num excelente mercado de verão. E aí sim, com o ataque como principal foco de reforço, o projeto pode dar um salto qualitativo grande.

Por isso, apesar de ainda faltar afinar a frente o caminho parece bem traçado. Com calma, jogo a jogo, mas há motivos reais para estar confiante.

Bitaites

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,692
12,490
Italia

O FC Porto não é só vitórias. É cultura, elevação e identidade.
Isto ser digno de notícia é um pessimo sinal. Boa educação assiste a todos, independentemente do clube. Quem desarruma, arruma...
Isto só se fala porque os media e as redes sociais colocam a malta da bola, milionários idolatrados, como se não fossem gente normal...

• Like
Reações: ricardo.costa

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
25,385
45,294
Conquistas
4
43
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Agora a tarefa complicada para a segunda volta é fazer os jogadores entenderem que 7 pontos de avanço não são assim tantos pontos.

É bater na tecla dos últimos exemplos que tivemos na liga, quer o nosso, quer o dos orcs de equipas que tinham grande vantagem ao final da primeira volta e depois foi um desastre até ao fim.

Felizmente para nós o mister ainda tem fresco também o desastre que lhe aconteceu a época passada e tudo fará para que não se repita.

Nós enquanto adeptos é fazer a nossa parte, apoiar manter a exigência.

porto4ever

Arquibancada
7 Abril 2018
432
195
yah o ano em que culparam a COVID. A culpa nunca foi deles. Tristes :D