O meu argumento desde o início é que as questões geopolíticas do século XX e XXI não devem ser vistas nem julgadas com "em 1500 também fomos de barco à vela para não sei onde"
Devemos ter alguma capacidade moral para distinguir o bem e o mal.
Se hoje em dia fossemos a aplicar as tuas teorias, ninguém se tinha defendido da Alemanha nazi porque coitados, os países ao lado também estavam a pedi-las... E o assustador é que havia gente que achava que não se devia meter.
Mas quais minhas teorias?
As "minhas teorias" são "o mesmo peso e a mesma medida para todos", sejam lá quem forem.
Chamem-se Ucrânia, Russia, Venezuela, EUA, Israel, Portugal, Irão, sejam lá quem forem.
Não sei se sabes mas as leis em Portugal, por exemplo, são iguais para todos, sejas tu um cidadão exemplar ou um marginal as leis são as mesmas, não há leis para meninos bons e leis para meninos maus.
Tu é que tens uma teoria, tendenciosa, em que à partida, há uns que são bons, outros que são maus, e as leis e o direito internacional têm que ser diferentes para uns e para outros.
E depois, uma pessoa fala na guerra do Vietname, que foi há 50 anos, e tu respondes "não falem de coisas de 1500"; fala da Venezuela agora, e tu respondes "não venham com coisas do tempo dos romanos". Lol... assim não dá para discutir nada.