Guerra Rússia - Ucrânia

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,043
5,434
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Os EUA quase exterminaram os habitantes originais de grande parte do seu território e roubaram-lhes as terras onde viviam obrigando-os a viver em reservas miseráveis.
Roubaram ao México, através da guerra, sem razão nenhuma, mais de 50% do seu território, por grande coincidência as zonas mais ricas dos actuais EUA.
Ou seja, a maior parte do território americano foi obtido por roubo aos índios e roubo aos mexicanos.
É, os americanos antes do Trump nunca fizeram mal nenhum a ninguém.
E nós a esta hora não estávamos aqui a ir à missa ao Domingo se os nossos DecaAvós não tivessem mandado os árabes daqui para fora.

Eu tento perceber o ponto de vista mas é fácil de o perder quando se vai buscar coisas onde se sabe que o contexto nada tem a ver com o que é suposto ser discutido.

Praticamente todas as nações foram forjadas com lutas, invasões, guerras... usar os métodos da idade média para justificar invasões em pleno século XXI é que deixa muito a desejar.

Última edição:
14 Janeiro 2025
3,707
5,281
E nós a esta hora não estávamos aqui a ir à missa ao Domingo se os nossos DecaAvós não tivéssemos mandado os árabes daqui para fora. Eu tento perceber o ponto de vista mas é fácil de o perder quando se vai buscar coisas onde se sabe que o contexto nada tem a ver com o que é suposto ser discutido.
Claro, claro.
Quando se trata dos americanos ou doutros que convenha, o contexto é sempre outro, foi sempre num tempo muito distante, mesmo que tenha sido só há 50 anos, quando adoravam o cheiro de napalm pela manhã.
Vamos lá ver o que acontece com a Venezuela, neste tempo e neste contexto civilizacional, em que aquilo que a Rússia fez à Ucrânia foi uma agressão intolerável à luz do direito internacional, mas se os EUA fizerem o mesmo à Venezuela, se calhar já vai ser uma acção totalmente legítima por parte dos americanos.
É ao gosto do freguês, a Ucrânia é um país soberano, por mais corrupções e máfias e tráficos e falta de democracia que lá haja, mas a Venezuela, se os americanos a invadirem e fizerem igual ou pior do que os russos fizeram na Ucrânia e tomarem conta das maiores reservas de petróleo do mundo que é o que verdadeiramente lhes interessa, já não é um estado soberano coisa nenhuma, até porque está sob o domínio de um regime corrupto, traficante, ditatorial, etc., etc. (já estou a antecipar a contra argumentação).
É aquela coisa dos 2 pesos e das 2 medidas, consoante nos convém.

Última edição:

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,043
5,434
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Claro, claro.
Quando se trata dos americanos ou doutros que convenha, o contexto é sempre outro, foi sempre num tempo muito distante, mesmo que tenha sido só há 50 anos, quando adoravam o cheiro de napalm pela manhã.
Vamos lá ver o que acontece com a Venezuela, neste tempo e neste contexto civilizacional, em que aquilo que a Rússia fez à Ucrânia foi uma agressão intolerável à luz do direito internacional, mas se os EUA fizerem o mesmo à Venezuela, se calhar já vai ser uma acção totalmente legítima por parte dos americanos.
É ao gosto do freguês, a Ucrânia é um país soberano, por mais corrupções e máfias e tráficos e falta de democracia que lá haja, mas a Venezuela, se os americanos a invadirem e fizerem igual ou pior do que os russos fizeram na Ucrânia e tomarem conta das maiores reservas de petróleo do mundo que é o que verdadeiramente lhes interessa, já não é um estado soberano coisa nenhuma, até porque está sob o domínio de um regime corrupto, traficante, ditatorial, etc., etc. (já estou a antecipar a contra argumentação).
Antes de mais ponho este ponto claro, para não deixar dúvidas: Espero, sinceramente, que os EUA não entrem pela Venezuela dentro.

Já falei várias vezes que os EUA já cometeram muitos erros, o que defendo é que as motivações dos EUA nos conflitos dos últimos 100 e tal anos são diferentes das motivações russas. Podem olhar pelos prismas que quiserem, acho que quando se tenta olhar para isto com bom senso são coisas tão factuais que não sei onde está a celeuma.

Tentar desculpar a invasão de um país soberano e democrático, sim democrático, eu sei que é difícil para quem chama à baila a Russia e a Venezuela achar que a Ucrania é um país democrático mas meus amigos, tenho uma coisa a dizer-vos, é. Tem um longo caminho ainda a percorrer, tem, obviamente, mas as revoluções que lá foram feitas, as tentativas de aproximação ao ocidente democrático e as lutas feitas pela população civil de forma a tirar de lá os fantoches que a Russia tentava lá inflitrar demonstram isso. Os Russos ou os Venezuelanos se tentam manifestar-se coitados, ou arriscam-se a cair de varandas ou coisas bem piores, mas enfim. Querem falar de corrupção? Oh meus amigos, olhem que nós aqui no burgo também a temos, e se calhar a níveis que até os países de leste ficavam corados.

Posto isto, querer desculpar a invasão Russa com teorias da conspiração do além ou coisas passadas em 1150 além de rebuscado eu acho intelectualmente desonesto. Mas atenção, o PCP também não se preocupa muito com esta desonestidade e a verdade é que os poucos milhares de votos que ainda vão tendo tem de vir de algum lado...

Villas 71

Lugar Anual
28 Julho 2025
689
2,852
A Rússia sempre foi expansionista e imperialista, mas nisso é exactamente igual aos EUA ou, no passado, a países como Portugal, Espanha, Inglaterra, etc.
Mas pelo menos desde a II Guerra, a Rússia interferiu e atacou em muito menos países do que os EUA, aliás, nem tem comparação. Só no Vietname, os americanos devem ter despejado mais bombas do que a URSS entre 1945 e 1991.
A diferença é que para alguns os EUA bombardeiam para espalhar a paz e a democracia, e os russos por pura maldade e ganância.
O problema dessa argumentação é que sofre daquele terrível mal do whataboutismo.
Um mal não justifica o outro.
Senão, vamos aos descobrimentos, à era da escravatura, da idade média e das bruxas a arderem na fogueira.

14 Janeiro 2025
3,707
5,281
O problema dessa argumentação é que sofre daquele terrível mal do whataboutismo.
Um mal não justifica o outro.
Senão, vamos aos descobrimentos, à era da escravatura, da idade média e das bruxas a arderem na fogueira.
Whataboutismo?
O 2° e o 3° parágrafo do comentário do @Dagerman referem factos relativos a décadas recentes, práticamente contemporâneas.
Qual descobrimentos, escravatura, idade média e bruxas a arderem na fogueira... lol... ele referiu a diferença de posturas na cena internacional da Rússia e dos EUA entre 1945 e 1991.

21 Janeiro 2018
5
4
Claro, claro.
É aquela coisa dos 2 pesos e das 2 medidas, consoante nos convém.

Boas a todos! Normalmente sou um pouco reservado a nível de comentários neste fórum, sobretudo políticos, mas não posso ignorar este post..

Há uma coisa importantíssima a reter quando se compara este tipo de situações:

- O que acham que os Venezuelanos querem?
- O que acham que os Ucranianos querem?
- O que acham que os Sírios, Iraquianos, Libaneses quereriam?

Eu só posso falar daquilo que sei, e por vias de trabalhar remotamente para uma empresa internacional tenho contactos por todo o mundo, posso garantir uma coisa:

- TODOS os venezuelanos que não são militares ou políticos estão desejosos que os EUA retirem o Maduro do poder
- TODOS os ucranianos que não são do Leste (facção mais pró-Russia) estão até a ficar impacientes e não entendem porque os EUA não são mais interventivos
- TODAS as mulheres de países arabes secretamente sem o marido saber gostariam de ter a liberdade que outrora tiveram quando os EUA foram mais interventivos

Isto não é uma questão política, sim é certo que os EUA atualmente têm uma pessoa no poder que consegue estragar todas as frases que diz, mas analisando a bigger picture,e sem ideoligias por trás, eu não consigo compreender quem compara as atitudes militares de EUA com Rússia. Não consigo

O povo deveria ser soberano, e sim eu acho que se um país como os EUA, devido ao seu poderio militar, repara que existe um certo autoritarismo num país, tem de intervir, no meio que seja necessário.

Por vezes é necessário dar uma passo atrás para dar 2 para a frente. E infelizmente uma guerra em si, não é boa para ninguém, mas anos depois pode ter sido o necessário para viver numa civilização melhor.

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,043
5,434
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Whataboutismo?
O 2° e o 3° parágrafo do comentário do @Dagerman referem factos relativos a décadas recentes, práticamente contemporâneas.
Qual descobrimentos, escravatura, idade média e bruxas a arderem na fogueira... lol... ele referiu a diferença de posturas na cena internacional da Rússia e dos EUA entre 1945 e 1991.
Mas a ideia é esquecer que nesse período estávamos em plena Guerra Fria, com a expansão do comunismo pelos países do leste europeu e Ásia? Sendo que todos queriam evitar o comunismo porque as liberdades eram zero e não achavam muita piada a morrer à fome, tal como nós não achávamos muita piada à sardinha para 3 aqui em Portugal?

A malta parece que ainda se esquece para que lado é que as pessoas fugiram quando caiu o muro de Berlim.

• Like
Reações: Edgar Siska
14 Janeiro 2025
3,707
5,281
Os agostinhos cabeças de colhão cá do tasco não falham

Por que caralho não emigram para a sibéria 🤔
Parece que não se vive assim tão mal na Sibéria.
Na cidade considerada a mais fria do mundo, Yakutsk, vivem mais de 300 mil pessoas e gostam de lá viver, apesar do frio extremo.
E têm uma vantagem em relação a nós, dos climas temperados, não precisam de frigoríficos para nada, está sempre tudo naturalmente congelado.

14 Janeiro 2025
3,707
5,281
Boas a todos! Normalmente sou um pouco reservado a nível de comentários neste fórum, sobretudo políticos, mas não posso ignorar este post..

Há uma coisa importantíssima a reter quando se compara este tipo de situações:

- O que acham que os Venezuelanos querem?
- O que acham que os Ucranianos querem?
- O que acham que os Sírios, Iraquianos, Libaneses quereriam?

Eu só posso falar daquilo que sei, e por vias de trabalhar remotamente para uma empresa internacional tenho contactos por todo o mundo, posso garantir uma coisa:

- TODOS os venezuelanos que não são militares ou políticos estão desejosos que os EUA retirem o Maduro do poder
- TODOS os ucranianos que não são do Leste (facção mais pró-Russia) estão até a ficar impacientes e não entendem porque os EUA não são mais interventivos
- TODAS as mulheres de países arabes secretamente sem o marido saber gostariam de ter a liberdade que outrora tiveram quando os EUA foram mais interventivos

Isto não é uma questão política, sim é certo que os EUA atualmente têm uma pessoa no poder que consegue estragar todas as frases que diz, mas analisando a bigger picture,e sem ideoligias por trás, eu não consigo compreender quem compara as atitudes militares de EUA com Rússia. Não consigo

O povo deveria ser soberano, e sim eu acho que se um país como os EUA, devido ao seu poderio militar, repara que existe um certo autoritarismo num país, tem de intervir, no meio que seja necessário.

Por vezes é necessário dar uma passo atrás para dar 2 para a frente. E infelizmente uma guerra em si, não é boa para ninguém, mas anos depois pode ter sido o necessário para viver numa civilização melhor.
Mas porque é que não meteste no mesmo pacote dos Sírios, Iraquianos, Libaneses, os Árabes Sauditas, por um lado, e os Palestinianos, por outro?
Estragam-te a narrativa, não contam?

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,043
5,434
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Mas porque é que não meteste no mesmo pacote dos Sírios, Iraquianos, Libaneses, os Árabes Sauditas, por um lado, e os Palestinianos, por outro?
Estragam-te a narrativa, não contam?
Olhem esta história:

Eu vejo um ladrão a assaltar uma velhinha na rua, vou lá, mando uma paulada ao ladrão e devolvo a carteira à velha, vou-me embora.

Passados 2 minutos, vem um gajo ter comigo e diz "você acha bem o que fez?" Eu na minha ignorância respondo "sim, ajudei a senhora", ao que o sujeito me responde: "Então mas não viu que também estava a ser assaltada uma senhora ao fundo da rua? Não a foi ajudar porquê? É sempre a mesma coisa, só quis foi armar-se em herói é o que é, isto já para não falar no meliante que estava a assaltar a senhora que você ajudou, não acha que a paulada que lhe deu foi com força a mais? Custava alguma coisa ter só empurrado o ladrão em vez de lhe dar com o pau?"

Basicamente esta discussão é isto.

maliano

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2022
6,254
13,974
Conquistas
3
Parece que não se vive assim tão mal na Sibéria.
Na cidade considerada a mais fria do mundo, Yakutsk, vivem mais de 300 mil pessoas e gostam de lá viver, apesar do frio extremo.
E têm uma vantagem em relação a nós, dos climas temperados, não precisam de frigoríficos para nada, está sempre tudo naturalmente congelado.
Quando emigrares para um país comunista avisa e depois manda notícias

25 de novembro sempre

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,933
6,362
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Realmente as intervenções militares dos americanos são sempre em prol dos direitos humanos . Nunca por causa do petróleo e outros recursos. Que ideia a minha.
Se querem abrir outro ninho de vespas como fizeram no Iraque, força nisso. Depois não venham é chorar

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Villas 71

Lugar Anual
28 Julho 2025
689
2,852
Whataboutismo?
Eu vou escrever novamente o que escrevi anteriormente: um mal não justifica o outro!
Por muitas voltas que se dê, por muitas comparações que se façam (muitas delas completamente estúpidas e descontextualizadas), não há forma de uma pessoa moral e humanamente decente defender a Rússia.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
28,278
19,774
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Estão a discutir coisas que quem sabe de história um pouco sabe que as diferenças entre a Rússia czarista, a URSS e a Federação Russa republicana agora são ténues e parecidas.
A única diferença do antigamente para agora é que temos no Kremlin o pior de sempre um crápula chamado Putin - Trump não vê mas não é o único, continuam a haver muitos "Chamberlains" pelo mundo.

14 Janeiro 2025
3,707
5,281
Quando emigrares para um país comunista avisa e depois manda notícias

25 de novembro sempre
A Rússia já não é comunista há muito tempo, o Putin é basicamente de direita bem à direita, não é por acaso que extremistas de direita europeus como o Aventura, a Le Pen, o Orban, por aí adiante, gostam tanto dele.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
12,182
18,469
Eu parto do princípio que todos nos devíamos ter o dever moral de lutar contra ditaduras.
Acho que o Trump não devia invadir a Venezuela, simplesmente porque acho que ele não é o lider que o mundo livre precisa, no entanto, se o fizer para tirar de lá um ditador não me oponho.
Esclarecido.

Depois nós, a parte que representa 40 % da população mundial, com tendência para descer cada vez mais, fica muito surpreendida com a pouca importância que o resto do mundo dá à nossa arrogante alegada superiodade moral e à nossa hilariante actuação sempre que o direito internacional e as suas variantes, ora são fundamentais (leia-se Ucrânia) ora não faço puto de ideia que seja isso de direito internacional (leia-se Israel), como se lerá, de certeza, Venezuela, caso venha a acontecer...seguindo-se a outras masterclass's do mesmo género, como os Iraque's, etc, estão em causa.

• Like
Reações: Panda Azul e Branco