#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

7.95

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

7.95 Performance da Época

XaviJr

Lugar Anual
15 Janeiro 2018
4,300
5,595
Só me rio da diferença de tratamento que a CS tem perante este jogo e contra os corruptos. Neste fomos dominados, no outro o Farioli levou um banho tático.

E ainda temos que levar com a cartilha num fórum do Porto. Gente sem vida mesmo que gosta de ganhar com batota e vantagens sobre os adversários. Já dizia o Rui Veloso. Sois uns lampiões tristes e sós.

• Like
Reações: Gatão1983

Fyodor

Superior
3 Novembro 2025
54
162
Se compararmos diretamente com o adversário de ontem, são a equipa com mais jogo no país, não atravessam um momento bom no campeonato mas na Europa vão brilhando. Não creio que será sequer um argumento, deveria ter deixado claro que queria comparar especificamente com o Braga. Claro que tudo pesa e eu concordo que os nossos jogos até pelo contexto e a exigência e cobrança interna natural de um clube que precisa e quer ser campeão o peso emocional é muito maior e causa um desgaste maior. Mas acho que isso não pode ser muleta para desculpar o que quer que seja, era esse o meu ponto
Mas esse é precisamente o tipo de comparações que não se podem fazer. O cansaço não se mede pelo número de jogos porque tem uma componente que é muito mais abstrata e que não é quantificável, a componente mental. O Braga está em 7º lugar do campeonato português, tem apenas 3 vitórias em 10 jogos no campeonato. É uma equipa que só agora está a passar uma boa fase de resultados e exibições e que não tem a pressão de ganhar um campeonato ou de gerir uma liderança, nem se encontra no meio de um ciclo onde a margem de erro é zero.

O FC Porto está num ciclo de máxima exigência onde o relaxamento não é permitido, onde a margem de erro é zero num campeonato onde os adversários vêm de jogos em que viram expulsões perdoadas antes sequer de se encontrarem em vantagem. Achar que isto não pesa numa equipa que tem de gerir uma liderança, que tem a pressão voltar a ganhar o título, num contexto que lhe é extremamente desfavorável e prejudicial.

Não quero com isto desculpar a exibição de ontem, foi má. Não conseguimos nos impor em casa contra o Braga, mas vamos ignorar o todo o contexto? É claro que a equipa está em dificuldades físicas, muito provavelmente exacerbadas pela tensão emocional de jogos de alta exigência num ciclo muito complicado. Obviamente que há muitos aspetos a melhorar e há ainda muita margem de crescimento, mas se a equipa ontem não tem a maturidade de perceber o que estava a correr mal e o que era necessário fazer para ganhar o jogo, não teríamos ganho. Ontem, se tentássemos dominar o Braga teríamos perdido, não tenho qualquer dúvida. A equipa e o treinador percebeu que não estavam a conseguir ganhar os duelos, que o Braga estava a ter superioridade com bola e a solução para ganhar o jogo foi estabilizar defensivamente e ferir de morte o adversário em transições. Se não existisse esta flexibilidade de nos adaptarmos às circunstâncias do jogo, provavelmente todos estaríamos aqui a criticar a perda de pontos do jogo de ontem.

Depois deste ciclo terminar após o jogo em Famalicão, acho que a equipa vai voltar a estabilizar física e psicologicamente.

NakaMessi

Lugar Anual
8 Setembro 2020
2,342
11,947
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
Só me rio da diferença de tratamento que a CS tem perante este jogo e contra os corruptos. Neste fomos dominados, no outro o Farioli levou um banho tático.

E ainda temos que levar com a cartilha num fórum do Porto. Gente sem vida mesmo que gosta de ganhar com batota e vantagens sobre os adversários. Já dizia o Rui Veloso. Sois uns lampiões tristes e sós.
Eu acho que a forma como se avalia uma substituição Sudakov-Barreiro, por contraste com a substituição William-Pablo diz absolutamente tudo o que temos de saber.

• Like
Reações: JJC

Villas 71

Bancada lateral
28 Julho 2025
596
2,525
Eu não tenho problema nenhum em criticar o jogo de ontem. O Braga pouco perigo criou mas não nos devemos encolher nunca na nossa casa. Levar 9 vitórias em 10 jogos não pode ser muleta para desculpar críticas válidas (e há muitas a ser feitas como é normal). Só para termos uma ideia a época passada tínhamos 9V em 10J tb e não se inibiam de críticas. As condicionantes já estavam lá o ano passado e as críticas choviam igual. O que mudou?

Não correu bem e ganhámos e de certeza que 99% está super feliz, isso não invalida a analise e perceber se com o que fizemos ontem estamos mais perto ou mais longe de ganhar o próximo. Farioli JÁ tem 4 meses e não apenas 4 meses. Eustáquio não joga desde a taça e ontem entrou Martim para o lugar do Moura, não percebo porquê esses dois foram mencionados quando nem utilizados foram. Eu não sou fã do Ceição tão pouco. Os jogadores estarem cansados é transversal a todos não é exclusivo nosso. Quando a própria equipa e o treinador sabem que é preciso dar mais, não é preciso passar um pano de desculpabilização. Há muito a melhorar e acredito que se vai melhorar. Não se ganha é nada em hostilizar quem não pensa como nós.
A capacidade que demonstras em esquecer o abismo donde viemos é notável.
Este gajo pôs a equipa a jogar futebol de topo no primeiro jogo da época, uma mudança de 180 graus em intensidade, mentalidade e qualidade.
Repito: 1º jogo da época! Depois de 1 época de total degredo
E agora é alvo de críticas porque "tem de ser"..."é normal".
Não, não é normal! Pouco do que aqui se passa é normal. Só é "normalizável" porque vocês são ensaboados com o sabonete José Rabolhinho e todos os milhares de acólitos espelhados pelas redes sociais e jornais "de referência".
Mas já agora, qual é a crítica mesmo? Encolher-se?
vejam as estatísticas
Não há pachorra

matias

Bancada central
4 Setembro 2015
1,733
954
Isso dá para os dois lados, amigo. Ao fazerem só críticas estão a controlar/manietar/deitar abaixo os elogios justos que se fazem. Eu gostava que os que criticam também fizessem elogios. Ou só fizemos coisas más ontem?
Que parvoíce, uma pessoa fazer uma crítica está a impedir alguém de elogiar ou meramente a discordar? Haver elogios justos impede que hajam críticas igualmente justas?

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,958
4,516
Ninguém critica por isso ou, se o faz, faz mal. Continuam a inventar espantalhos e a atacar coisas que ninguém disse.
Então é criticado porquê?
Defensivamente continuamos intransponíveis. Ainda ontem, uma equipa que tem 70% de posse, mal entrou no nosso último terço e conseguiu criar menos oportunidades de golo que nós.
Temos tido mais dificuldade em construir, é certo, mas andamos assim tão abaixo da concorrência? Convinha dar uma olhada aos nossos números.

Lewanilson

Lugar Anual
26 Maio 2016
3,650
4,715
Isso dá para os dois lados, amigo. Ao fazerem só críticas estão a controlar/manietar/deitar abaixo os elogios justos que se fazem. Eu gostava que os que criticam também fizessem elogios. Ou só fizemos coisas más ontem?
Que visão é essa? Todas as críticas controlam/manietam/deitam abaixo os elogios? Claro que não. As duas coexistem. Ontem tirando o Gabri Veiga, ofensivamente não fizemos nada bem. Ainda bem que bastou entrar o nosso jogador estratosférico (que muitos aí sim, críticas idiotas: ousam compará-lo ao Jaime) para resolvermos o jogo, tomara que existam cada vez menos dificuldades. São dores de crescimento de jogadores e equipa técnica. Acho saudável discutir-se isso. E ainda bem que o vamos discutir sobre uma vitória sobre um grande adversário.

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,862
6,833
Penso que há alguma falta de adaptação do adepto ao futebol actual e isso foi gritante na reacçao ao jogo do forrest.

Actualmente praticamente todas as equipas sao bem treinadas, têm boas condiçoes, todos as tacticas sao estudadas ao detalhe. A somar a isso, com a entrada dos novos proprietários, ha maior capacidade de equipas "pequenas" (em inglaterra e cá) de recrutarem melhores jogadores. O Porto fez um caminho de 10 anos no sentido inverso.. de degradação desportiva e financeira.

Actualmente, o gap de qualidade individual do Porto para um Braga é o mais reduzido de sempre. O gap de qualidade individual do Porto para o Forrest pende favoravelmente para o Forrest.

Perante isto, é irrealista pensarmos que vamos dominar e massacrar todos os jogos. Nos últimos jogos jogamos com Benfica (qualidade individual identica), Forrest (superior), Moreirense (inferior) e braga (pouco inferior). O jogo onde tinhamos maior qualidade individual ganhamos e fomos bastante superiores mas os outros foram divididos, como seria de esperar.

No dia que conseguirmos voltar a recrutar Alex Sandros, Danilos e Hulks podemos voltar a ter esta exigência desmedida. Até lá, o que o Farioli tem feito é fantástico.

• Like
Reações: Protheus

luchogonzalez27

Bancada lateral
31 Julho 2025
917
1,363
Este gajo pôs a equipa a jogar futebol de topo no primeiro jogo da época, uma mudança de 180 graus em intensidade, mentalidade e qualidade.
Não, não é normal! Pouco do que aqui se passa é normal. Só é "normalizável" porque vocês são ensaboados com o sabonete José Rabolhinho e todos os milhares de acólitos espelhados pelas redes sociais e jornais "de referência".
Não há pachorra
Há muita gente que está a prestar um belo serviço emocionalmente, numa bela tentativa de autodestruição.

Para nos tentarem destruir, ja temos inimigos que cheguem...era desnecessário isto.

Obviamente existem coisas a melhorar, exibições menos boas, mas está a haver um exagero e uma exigência completamente desmedida depois do buraco do qual viemos na epoca passada, e depois de a antiga direcção nos ter deixado na merda, sem qualquer influência nas instâncias.

Quem passa a vida a choramingar com isso, que preste contas com a antiga direcção, porque o AVB não é nenhum milagreiro que vai resolver isso de uma hora para a outra, as coisas levam tempo.

Depois em relação ao futebol, o farioli tem feito um trabalho brutal. É preciso perceber de onde viemos, que temos tido um calendário difícilimo e que obviamente existem coisas a melhorar numa equipa com 3/4 meses de trabalho. É nestas fases difíceis em que se vence, que se definem os campeões. Melhores fases exibicionais virão, nao tentem criar mais instabilidade. Ja temos inimigos que cheguem a criar isso.

Villas 71

Bancada lateral
28 Julho 2025
596
2,525
Há muita gente que está a prestar um belo serviço emocionalmente, numa bela tentativa de autodestruição.

Para nos tentarem destruir, ja temos inimigos que cheguem...era desnecessário isto.

Obviamente existem coisas a melhorar, exibições menos boas, mas está a haver um exagero e uma exigência completamente desmedida depois do buraco do qual viemos na epoca passada, e depois de a antiga direcção nos ter deixado na merda, sem qualquer influência nas instâncias.

Quem passa a vida a choramingar com isso, que preste contas com a antiga direcção, porque o AVB não é nenhum milagreiro que vai resolver isso de uma hora para a outra, as coisas levam tempo.

Depois em relação ao futebol, o farioli tem feito um trabalho brutal. É preciso perceber de onde viemos, que temos tido um calendário difícilimo e que obviamente existem coisas a melhorar numa equipa com 3/4 meses de trabalho. É nestas fases difíceis em que se vence, que se definem os campeões. Melhores fases exibicionais virão, nao tentem criar mais instabilidade. Ja temos inimigos que cheguem a criar isso.
É a total falta de noção, numa perspetiva benevolente.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
98,029
236,824
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Outra coisa. Não é com mais avançados e gente de ataque que se resolvem os jogos.

Muitas vezes é preciso dar um passo atras para dar 2 em frente. Defender melhor para depois atacar melhor.

É este o futebol moderno.
Eu acho que é o futebol desde sempre

Se a bola não chegar na frente, não importa se estão lá 2, 3 ou 4 avançados
Se tiveres com facilidade a lá chegar, podes carregar sobre a área com mais gente

• Like
Reações: bad_person

Lewanilson

Lugar Anual
26 Maio 2016
3,650
4,715
Mas esse é precisamente o tipo de comparações que não se podem fazer. O cansaço não se mede pelo número de jogos porque tem uma componente que é muito mais abstrata e que não é quantificável, a componente mental. O Braga está em 7º lugar do campeonato português, tem apenas 3 vitórias em 10 jogos no campeonato. É uma equipa que só agora está a passar uma boa fase de resultados e exibições e que não tem a pressão de ganhar um campeonato ou de gerir uma liderança, nem se encontra no meio de um ciclo onde a margem de erro é zero.

O FC Porto está num ciclo de máxima exigência onde o relaxamento não é permitido, onde a margem de erro é zero num campeonato onde os adversários vêm de jogos em que viram expulsões perdoadas antes sequer de se encontrarem em vantagem. Achar que isto não pesa numa equipa que tem de gerir uma liderança, que tem a pressão voltar a ganhar o título, num contexto que lhe é extremamente desfavorável e prejudicial.

Não quero com isto desculpar a exibição de ontem, foi má. Não conseguimos nos impor em casa contra o Braga, mas vamos ignorar o todo o contexto? É claro que a equipa está em dificuldades físicas, muito provavelmente exacerbadas pela tensão emocional de jogos de alta exigência num ciclo muito complicado. Obviamente que há muitos aspetos a melhorar e há ainda muita margem de crescimento, mas se a equipa ontem não tem a maturidade de perceber o que estava a correr mal e o que era necessário fazer para ganhar o jogo, não teríamos ganho. Ontem, se tentássemos dominar o Braga teríamos perdido, não tenho qualquer dúvida. A equipa e o treinador percebeu que não estavam a conseguir ganhar os duelos, que o Braga estava a ter superioridade com bola e a solução para ganhar o jogo foi estabilizar defensivamente e ferir de morte o adversário em transições. Se não existisse esta flexibilidade de nos adaptarmos às circunstâncias do jogo, provavelmente todos estaríamos aqui a criticar a perda de pontos do jogo de ontem.

Depois deste ciclo terminar após o jogo em Famalicão, acho que a equipa vai voltar a estabilizar física e psicologicamente.
O contexto de margem de erro é altamente subjetivo. Achas que uma equipa que investiu o que o Braga investiu está em 7º com 3V em 10 jogos não vem ao Dragão jogar com uma margem de erro perto de zero? O treinador deles não está pressionado? Nenhuma equipa neste nível entra relaxada por mais padres que tenham a favor, isso são coisas que só pensamos na internet.

Ontem correu praticamente tudo mal, desde logo desde a escolha do onze inicial. Num jogo de espaço e onde íamos necessitar de pressão e meio campo abdicar de Veiga e Sainz. Mas o treinador tb tem direito a errar, não está é imune a críticas

• Like
Reações: matias

SOARES10

Bancada central
11 Dezembro 2017
1,048
2,470
10 jogos, 9 vitórias. 1° Lugar, de forma indiscutível e conseguimos estabilizar a defesa que era o grande ponto fraco da época passada.
Já jogamos com o Vitória, Sporting, Benfica e Braga. Jogamos também contra as duas equipas "sensação" da liga. Moreirense e Gil

Realmente, é uma desgraça. É mandar vir outro treinador. Este é muito previsível, não ganhamos os jogos todos com uma diferença de 3 golos e terminamos um jogo com menos posse de bola.

• Like
Reações: drulo e carlottta

matias

Bancada central
4 Setembro 2015
1,733
954
Então é criticado porquê?
Defensivamente continuamos intransponíveis. Ainda ontem, uma equipa que tem 70% de posse, mal entrou no nosso último terço e conseguiu criar menos oportunidades de golo que nós.
Temos tido mais dificuldade em construir, é certo, mas andamos assim tão abaixo da concorrência? Convinha dar uma olhada aos nossos números.
Este post do Tribunal ilustra onde me situo na crítica ao treinador neste momento.

O jogo de ontem não é um jogo aceitável no Dragão, para mim. Não precisamos de massacrar e golear, mas precisamos de ser controladores no Dragão. E ontem fomos nós os controlados. Lá está, se o Borja atirasse ao lado hoje a crítica seria unânime dados os nossos números no jogo.

Algo mudou na produção da equipa e ofensivamente, é preciso dizê-lo, temos estado muito fracos. Defensivamente imperiais como os números mostram. Mas porque é que a equipa deixou de ser capaz de mostrar o futebol entusiasmante do início da época é o mistério a ser desvendado. Quero acreditar que o treinador está em cima do assunto mas admito que o meu deslumbramento inicial se desvanece rapidamente.

Lewanilson

Lugar Anual
26 Maio 2016
3,650
4,715
vejam as estatísticas
Não há pachorra
O abismo de onde viemos é passado e quem vive de passado é canal história. Se querem continuar com esse argumento não há discussão possível, só disseste coisas sem sentido. Basta ir ver o meu histórico para ver qual a minha opinião sobre o Panelas.

A crítica é a falta de criatividade, a dificuldade do Varela se sobrepor as dificuldades de marcação, torna a nossa saída de bola e construção deficiente o que prejudica bastante o sistema. Isso faz com que abdiquemos de controlar o jogo por algumas limitações do Varela. A solução é simples: arranjar um 6 que seja uma verdadeira mais valia no sistema do Farioli como ele pediu. E aí sim podes falar do "abismo", já foi feito um trabalho brutal a nível de reconstrução, ia pecar em algum lado, foi pena que fosse no 6. Andamos com a cabeça em extremos e queríamos mais ataque e parece que o problema é mais atrás.