Quando comem todos da mesma gamela...
Mas isso era mais para Pinto da Costa.
Relativamente ao SC, deixa-me dizer que, tal como o Mourinho, é um profissional do futebol e pode treinar quem quiser, ser presidido por quem quiser, receber quem quiser em casa. Faz parte do mundo da bola.
Para mim, por muito que achasse estranho vê-lo de vermelho, era algo que acabaria por assumir com normalidade.
Quem teriam esgotamentos nervosos eram os que colocaram SC num pedestal de portismo quase como se fosse o último duma espécie em extinção. Para esses é que seria um rombo irreparável.
Por isso é que gostava de vê-lo na luz.
Vejo mais o Sérgio como uma vítima do que como um produto feito (na forma que acabou). Isto não o exonera de culpas porque é um homem feito mas pelo menos oferece contexto e acredito que se vem para o FC Porto como treinador pela primeira vez numa direcção de AVB seria objectivamente uma figura completamente unânime no Universo Porto, mesmo quando saísse para outros voos.
Mesmo assim, ver o Sérgio Conceição no Benfica nunca será a mesma coisa que ver Mourinho no benfica.
O Mourinho no FC Porto tem peso porque:
- Ganhou o que ganhou e como ganhou.
- O seu discurso guerrilheiro (terá começado aí) nunca fez tanto sentido como fazia no FC Porto.
Mas, após o apito final em Gelsenkirchen o seu comportamento mudou. O não festejo acho que ajudou muita malta a desligar-se dele e a estocada final foi o seu silêncio quando estavamos a ser atacados por corrupção por todos os lados e ele nem sequer defendeu o seu próprio trabalho.
Depois, se somas a isso o seu terrível declinio profissional, acho que ninguém que seja minimamente pensante o gostava de ver de volta ao FC Porto, sem futebol, sem criatividade a jogar contra uma data de autocarros.