O que eu acho incompreensível é como é que o Anselmi insiste num sistema táctico para a qual não tem jogadores, e como é que ele não consegue desenvolver uma táctica que não exponha tanto os jogadores a mostrarem os cepos que são.
Para jogar com uma defesa a cinco é preciso ter duas motas nas laterais, um médio capaz de se virar para a frente e dois avançados capazes de criar desequilíbrios. Tirando o Mora, falta-nos isso tudo, mas o Anselmi insiste em cometer os mesmos erros na esperança de que um dia dê certo.
E a verdade é que se com o Anselmi os resultados foram fracos, as exibições ainda conseguiram ser piores. Não me lembro de termos feito um jogo inteiro de bom nível (no máximo, tivemos uma meia parte aqui ou ali). Compreendo que há muito trambolho na equipa, e que os jogadores estão fisicamente de rastos depois de uma época longa, mas não há desculpa para perder contra uma equipa amadora como o Miami.
Não dá para confiar mais neste treinador. Até acredito que o nosso maior problema não é o Anselmi, e que com três ou quatro grandes contratações este esquema dele até poderia funcionar, mas acho que é arriscar demasiado mantê-lo para a próxima temporada. Um treinador que só sabe jogar num sistema, e que nem sequer garra e fome de vencer consegue incutir nos seus jogadores, não serve para o FCP.
Mas muito se engana quem pensa que basta despedir o Anselmi para que cepos, cus gordos e pré-reformados como JMário, ZPedro, Otávio, Marcano, Nehuen, Pepê, Moura, Varela, Franco, Eustáquio ou Borges comecem a practicar bom futebol e a ganhar. Enquanto não voltarmos a ter um plantel de qualidade comparável aos da segunda circular, vamos continuar a fracassar e a usar os treinadores como bodes expiatórios.