Actualidade Nacional

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,632
7,938
Bragança
Há 10 anos eu saí de Portugal e não vejo tanta gente a sair hoje. Há 10 anos o SMN nacional era 480. Hoje é quanto?

Posso estar enganado, mas acho que é importante não perder a memória em relação a certas coisas.

A riqueza que traz para Portugal é mesma que eu e tantos outros portugueses dão ao país onde estou que não pagou cuidados pré natais, cuidados de primeira infância, ensino primario, secundário (e em alguns casos superior) e chego aqui e começo instantaneamente a trabalhar, produzir e pagar impostos que pagam reformas, pontes, estradas, professores, etc a um país que não investiu um centimo no meu crescimento e na minha formação. Quem se pode sentir espoliado não é o país onde estou mas o estado português.
Estás a dar a esse País. Mas quando lá chegaste tinhas infraestruturas e servicos todos, para os quais não havias nunca contribuído e dos quais certamente usufruiste.
É uma troca.

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,100
965
Estás a dar a esse País. Mas quando lá chegaste tinhas infraestruturas e servicos todos, para os quais não havias nunca contribuído e dos quais certamente usufruiste.
É uma troca.
É uma troca. Muito vantajosa para o país receptor resta acrescentar.

E não será só no meu caso.

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,707
2,792
Não são situações semelhantes, porque agora tens o monstro do Chega na mesma sala.
Em 2005 o PSD esvaziou e o PS encheu, atualmente tens dois partidos a aproveitar a debandada de eleitores do PS.
Atenção que não estou a dizer que daqui a 4 ou 5 anos seja impossível o PS estar no poder, pode bem estar, mas é mais difícil recuperares eleitorado de dois partidos do que de apenas um, pelo menos na minha opinião claro e posso estar errado.
É mais natural que o monstro do Chega roube votos à AD do que ao PS (e daqui em diante ainda mais). Aliás, está por provar que tenha havido grande transferência de votos do PS para o Chega. O simplismo normalmente explica mal a realidade. Pode perfeitamente ter havido uma transferência expressiva de votos da AD para o Chega e ter havido uma transferência ainda mais expressiva de votos do PS para a AD. E assim o Chega cresceu à conta da AD mas os votos vindos do PS compensaram essa perda e ainda deram para a AD crescer 3 ou 4%. É muito mais natural que tenha acontecido isto do que uma transferência directa de votos do PS para o Chega em larga escala.

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,946
5,961
Se já forem cidadãos portugueses...

Vi uma notícia há uns dias acerca de um estudo que indicava que existem mais de 1 milhão de cidadãos portugueses nascidos no estrangeiro. Infelizmente, perdi-lhe o rasto.

O Rana, por exemplo, é português, julgo.
E quantos desses milhões não serão descendentes de portugueses?

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
8,733
7,245
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Se não tiveres um apartamento para arrendar a 15, ou quiseres oferecer condições de trabalho miseráveis que nem outros imigrante aceitam, porque é que tu queres pessoas que não falam a lingua e tem uma cultura diferente quando tens pessoas que falam a mesma língua e próximas culturalmente que querem vir para cá?
Os imigrantes brasileiros, nomeadamente, lá está, são mais parecidos connosco. Também se aplica ao tipo de trabalho que procuram.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,632
7,938
Bragança
Vou afirmar algo muito provavelmente verdadeiro e que vai soar escandaloso a alguns : há eleitores que votaram no Antonio Costa para lhe darem uma maioria, que no domingo votaram chega. Esta afirmação é provavelmente verdadeira.

• Like
Reações: Diogo Tomás

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,770
16,144
Vou afirmar algo muito provavelmente verdadeiro e que vai soar escandaloso a alguns : há eleitores que votaram no Antonio Costa para lhe darem uma maioria, que no domingo votaram chega. Esta afirmação é provavelmente verdadeira.
E provavelmente alguns que já votaram Lula também.

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,946
5,961
Repara numa coisa, Miguel. Isso são estrangeiros residentes, ou seja, pessoas que não possuem cidadania portuguesa. Em determinados casos, cidadãos estrangeiros residentes podem votar, mas o número é escasso (como deve ser).

Outra coisa são cidadãos portugueses que nasceram no estrangeiro, isto é, pessoas que imigraram para aqui e adquiriram posteriormente a cidadania portuguesa. Esses dados não contempla essa situação; tinha visto uma notícia que falava em valores acima de 1 milhão.
Cidadãos estrangeiros residentes só podem votar nas autárquicas, e nas europeias, caso europeus.

1 milhão de pessoas estrangeiras, sem qualquer ligação ao país antes de cá chegarem, e a residir actualmente em Portugal adquiriram a nacionalidade?

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,632
7,938
Bragança
Outra afirmação provavelmente verdadeira : com o Cotrim Figueiredo IL sacava 15 deputados. A IL perdeu uma oportunidade de ouro, que era esta conjuntura. O Rocha é inteligente mas não tem carisma

SafariNasCuecas

Tribuna Presidencial
9 Setembro 2022
9,096
11,897
Que puta de cavalona, até puxei atrás a emissão para ver novamente (CNN, 22:06, à direita junto à menina da linguagem gestual, de roupa castanha).

Eram os melhores 10 segundos que ela ia ter na vida.
Tive que ver e realmente sim senhor. Deve ser tão facha como eu ou tu, parece-me mais "acompanhante" não sei. Mas deixou-me de lápis azul em riste, eu é que lhe mostrava o que é uma dita-dura, punha-lhe aquele bujão num Estado Novo convidava-a para irmos beber uma gasosa

• Haha
Reações: LuisFreitas

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,632
7,938
Bragança
Tive que ver e realmente sim senhor. Deve ser tão facha como eu ou tu, parece-me mais "acompanhante" não sei. Mas deixou-me de lápis azul em riste, eu é que lhe mostrava o que é uma dita-dura, punha-lhe aquele bujão num Estado Novo convidava-a para irmos beber uma gasosa
Não há para aí fotos ?

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,707
2,792

Já vais ? Bota mais um copo
Entreguem a pasta ao José Luís Carneiro... Que já devia ter acontecido há muito
O Carneiro? É muito carneiro, ia ser um autêntico serviçal do governo da AD, que maravilha... é preciso alguém com uma grande dose de maquiavelismo, que saiba aparentar perante o povão que gosta de farsantes e traficadores de influência, muita capacidade de colaborar com o governo e de ser estadista mas que na sombra seja o mais implacável possível com o governo e a coligação que o suporta.
Com este povão, este PM, e o farsante encartado Ventura, se for um santinho (como o Carneiro) é completamente comido de cebolada e o PS vai por aí abaixo. Tem de saber fazer-se de santinho para agradar ao povão mas estar mais perto de ser um demónio (para o seu inimigo principal PSD).

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,586
7,955
46
Lisboa
O Chega domina o algarve, alentejo, setubal, suburbios de lisboa, locais que sofrem mais com a pressão da imigração, deixaram o Chega a falar sozinho, ignoraram o problema, o povo respondeu. É absolutamente inacreditável estes resultados, e a continuar assim, é inevitável uma vitoria mais cedo ou mais tarde do chega. A demographcis tb os beneficia.
No Martim Moniz teve 12-15%. Como é que justificas isso? A insegurança não devia levar o chega para uma votação a rondar os 35-40%?

PS: nem é tanto o valor absoluto. É a comparação com zonas do país com muito menos imigrantes.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Cidadãos estrangeiros residentes só podem votar nas autárquicas, e nas europeias, caso europeus.

1 milhão de pessoas estrangeiras, sem qualquer ligação ao país antes de cá chegarem, e a residir actualmente em Portugal adquiriram a nacionalidade?
Não é verdade. Existe um estatuto específico para brasileiros residentes em Portugal que lhes permite igualdade no que toca aos direitos políticos relativamente a cidadãos portugueses.

1 milhão de pessoas estrangeiras sem qualquer ligação ao país antes de cá chegarem? Não sei, tanto quanto me lembro não distinguia. Mas tens pelo menos 400 / 500 mil brasileiros que de facto adquiriram a nacionalidade dessa forma.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
O Carneiro? É muito carneiro, ia ser um autêntico serviçal do governo da AD, que maravilha... é preciso alguém com uma grande dose de maquiavelismo, que saiba aparentar perante o povão que gosta de farsantes e traficadores de influência, muita capacidade de colaborar com o governo e de ser estadista mas que na sombra seja o mais implacável possível com o governo e a coligação que o suporta.
Com este povão, este PM, e o farsante encartado Ventura, se for um santinho (como o Carneiro) é completamente comido de cebolada e o PS vai por aí abaixo. Tem de saber fazer-se de santinho para agradar ao povão mas estar mais perto de ser um demónio (para o seu inimigo principal PSD).
Camarada, quem ler o teu comentário fica com a impressão de que estás mais preocupado com o sucesso do PS do que com o sucesso do país...

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,632
7,938
Bragança
O Carneiro? É muito carneiro, ia ser um autêntico serviçal da AD, que maravilha... é preciso alguém com uma grande dose de maquiavelismo, que saiba aparentar perante o povão que gosta de farsantes e traficadores de influência, muita capacidade de colaborar com o governo e de ser estadista mas que na sombra seja o mais implacável possível com o governo e a coligação que o suporta.
O Carneiro jamais teria deixado o PS arrastar-se para estas eleições. Deixaria que o Montenegro se desgastasse. As vezes os partidos têm de parar, antes de tomar balanço e avançar. É estratégico.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
27,904
44,487
Conquistas
7
109
o JL Carneiro não pode ser o líder

é demasiado fácil de ter cartilha contra ele, o Relvas há bocado até já se adiantou.

o objectivo também, é ter um líder de jeito, não um que apenas deixe passar orçamentos, para isso também servia uma vassoura.