Juvenis (Sub 17) - 2024/2025

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,025
28,883
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Não concordo nada com isso. O único jogador que eu consideraria uma descida seria o Tomás Peixoto por razões óbvias.

Ps: o SLB hoje fez descer o Tomás Soares. Logo por aí se percebe que naquele clube importa mais ganhar do que formar
Em situação normal concordaria contigo.

No entanto, depois do Europeu sub 17 e tendo em conta que a equipa do regime tem qualidade não seria benefico para o crescimento destes jogadores lutar por um titulo na casa do rival que tem uma equipa com qualidade.?

Lembro que a época nos sub 19 acabou.

• Like
Reações: Devilelas

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,618
2,042
25
Barcelos
Este José Garrafa (2011) juntamente com o Yannick Filipe (2012) há dois anos no Torneio da Pontinha dizimaram a defesa do FCP da geração de 2010.
Uns meses mais tarde no Torneio do Marinhas já tiveram enormes dificuldades para desiquilibrar. No ano passado tanto o Yannick como o José Garrafa nada fizeram contra as nossas equipas. Este ano também pouco fizeram. Escusado será dizer o que eles vão fazer daqui para a frente?

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,618
2,042
25
Barcelos
Em situação normal concordaria contigo.

No entanto, depois do Europeu sub 17 e tendo em conta que a equipa do regime tem qualidade não seria benefico para o crescimento destes jogadores lutar por um titulo na casa do rival que tem uma equipa com qualidade.?

Lembro que a época nos sub 19 acabou.
Não. Para jogar o Martim Chelmik, o Salvador Gomes/Marco Silva/Filipe Silva têm que sentar.
Para jogar o José Afonso, o Yoan Pereira tem que sentar.
Para jogar o Bernardo Lima, o Demirci tem que sentar.
Para jogar o João Abreu, o Francisco Fernandes tem que sentar.
Para jogar o Mateus Mide, o Eduardo Ferreira tem que sentar.
Para jogar o Rodrigo Gonçalves, o Salvador Ribeiro/João Brito tem que sentar.

Para todos os efeitos foram estes atletas que levaram a equipa a estar na luta pelo título. São estes atletas que merecem lutar até ao final por ele.

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,618
2,042
25
Barcelos
@Tmgd99 é diferente de ser resultadista. Ser resultadista é comprometer o crescimento dos putos á conta de títulos.

Não está a ser feito neste caso.
Está a ser feito. Estás a retirar espaço competitivo a uns para dar a outros que tiveram estímulos mais exigentes. Se queres que estes jogadores da equipa de juvenis evoluam tens que lhes dar contextos competitivos exigentes

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,025
28,883
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Está a ser feito. Estás a retirar espaço competitivo a uns para dar a outros que tiveram estímulos mais exigentes. Se queres que estes jogadores da equipa de juvenis evoluam tens que lhes dar contextos competitivos exigentes
E não é exigente ir á casa do maior rival que tem boa equipa, ganhar-lhes um titulo?

É fácil? Não me parece.

• Like
Reações: Moreira

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,025
28,883
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Uma coisa é a injustiça de estes meninos terem feito o campeonato todo e serem preteridos nas decisões .

É um argumento válido podendo se concordar ou nao.não

Outra é ser prejudicial ao crescimento. É um jogo de tremenda dificuldade e que a meu ver podia dar outras valências importantes a um jogador de alta competição.

Saber elevar o nível á altura das decisões.

Martim Chelmik e o Bernardo seriam tremendos upgrades.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,024
26,404
Gaia
Esta conversa de formar homens parece catequese, ganhar também é formar. Aliás os corruptos conseguem ganhar e apresentar jogadores na equipa A.

Os jogadores geniais são ótimos mas raramente se consegue ganhar titulos e hegemonia com eles no futebol mercantil atual, são logo vendidos ou prometidos.
Também é muito importante formar jogadores numa mediana de valor médio alto ou bom, daqueles que conseguem furar e chegar à equipa A e que nao sao logo vendidos. Daqueles que ficam 3 a 5 anos a maturar na A e depois

Temos falhado por exemplo na formação de centrais onde já demos cartas, ainda ontem, os de lisboa tinham 4 centrais em campo oriundos da formação, sem custos, já com anos de casa com veia vencedora desde a formaçaõ, enquanto nós vamos a caminho de gastar 50M em centrais como Perez, Octavio, D Carmo, ...

• Like
Reações: Devilelas

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,618
2,042
25
Barcelos
E não é exigente ir á casa do maior rival que tem boa equipa, ganhar-lhes um titulo?

É fácil? Não me parece.
Não percebeste. O que eu disse foi o seguinte: chamando os jogadores que estão nos juniores estás a retirar esses minutos aos jogadores que estão nos juvenis e fizeram a época toda. Estás a prejudicar a evolução desses jogadores

• Like
Reações: Regod

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,618
2,042
25
Barcelos
Esta conversa de formar homens parece catequese, ganhar também é formar. Aliás os corruptos conseguem ganhar e apresentar jogadores na equipa A.

Os jogadores geniais são ótimos mas raramente se consegue ganhar titulos e hegemonia com eles no futebol mercantil atual, são logo vendidos ou prometidos.
Também é muito importante formar jogadores numa mediana de valor médio alto ou bom, daqueles que conseguem furar e chegar à equipa A e que nao sao logo vendidos. Daqueles que ficam 3 a 5 anos a maturar na A e depois

Temos falhado por exemplo na formação de centrais onde já demos cartas, ainda ontem, os de lisboa tinham 4 centrais em campo oriundos da formação, sem custos, já com anos de casa com veia vencedora desde a formaçaõ, enquanto nós vamos a caminho de gastar 50M em centrais como Perez, Octavio, D Carmo, ...
E o FCP consegue também colocar jogadores na equipa A e não precisa de andar a fazer todo o tipo de maroscas e ser resultadista para ganhar campeonatos de formação.

Temos falhado na formação de centrais? Não me parece. Se bem me lembro o Diogo Leite foi formado no FCP. O Gabriel Brás foi formado no FCP e está mais que pronto para assumir na equipa A. Já nem vou falar na carrada de centrais muito promissores que temos em todos os escalões de formação.
Se o Gabriel Brás estivesse na equipa A aí o problema já era porque não formavamos defesas esquerdos.
Se calhar o que falha é a política desportiva do futebol profissional e não o modelo da nossa formação.... mas isto sou eu que digo que não percebo nada disto

Massive

Bancada central
29 Setembro 2017
2,394
3,764
Estádio do Dragão
Completamente merecida esta vitória pelo que se lutou hoje até conseguir remontar, foi demasiado tempo em desvantagem no marcador para o volume ofensivo que tivemos.

O Fama deu boa réplica mas os nossos meninos demonstraram muita vontade de vencer, superando momentos difíceis como o penalty perdido e não pararam de tentar até que os golos justamente apareceram.

Uma palavra para o Cunha que hoje teve um jogo infeliz mas é grande jogador e capitão, já carregou a equipa em muitas jornadas durante a época.

Aquela entrada assassina por trás ao Francisco ser amarelo é uma puta de uma vergonha e um incentivo para que outros repitam pensando que podem sair impunes...

Ainda estamos vivos, continuar a dar tudo até ao fim é o que se pode e deve exigir a esta juventude

Última edição:

jmj

Bancada lateral
27 Abril 2016
859
320
E o FCP consegue também colocar jogadores na equipa A e não precisa de andar a fazer todo o tipo de maroscas e ser resultadista para ganhar campeonatos de formação.

Temos falhado na formação de centrais? Não me parece. Se bem me lembro o Diogo Leite foi formado no FCP. O Gabriel Brás foi formado no FCP e está mais que pronto para assumir na equipa A. Já nem vou falar na carrada de centrais muito promissores que temos em todos os escalões de formação.
Se o Gabriel Brás estivesse na equipa A aí o problema já era porque não formavamos defesas esquerdos.
Se calhar o que falha é a política desportiva do futebol profissional e não o modelo da nossa formação.... mas isto sou eu que digo que não percebo nada disto
Por este andar, o melhor central desta geração ainda vai ser o Paquete.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
30,371
24,814
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles

Quer Porto, quer sporting, sobem os melhores jogadores de cada geração, nem todos, é certo. O regime, penso que tambem o braga, e os restantes raramente fazem isso.

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,618
2,042
25
Barcelos
Quer Porto, quer sporting, sobem os melhores jogadores de cada geração, nem todos, é certo. O regime, penso que tambem o braga, e os restantes raramente fazem isso.
Todos sobem jogadores. A questão é o perfil de jogadores que sobem. No SLB e no SCP dá-se demasiado palco a jogadores de origem africana. Por exemplo, no SLB da geração de 2008 subiram o Mauro Furtado (na fase final desceu), Rafael Quintas, Stevan Manuel, Tomás Soares e Jaden Umeh. Dos 5 jogadores 3 são de origem africana. No FCP subiram Martim Chelmik, José Afonso, Bernardo Lima, João Abreu, Mateus Mide e Tomás Peixoto. Ainda subiu o Rodrigo Gonçalves de 2009.
As diferenças são bem visíveis e só não as vê quem não quer

• Like
Reações: grandeporto e Regod

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,193
3,414
Lisboa, 1979
Quanto à questão dos sub19 que ainda são sub17, tenho uma abordagem pragmática.

O Famalicão não vai ser a única equipa maturada que irão encontrar. Se houver alguém que possa ajudar nesses jogos, deve-se recorrer a essa ajuda, ainda por cima, já tendo terminado o campeonato de sub19. Jogar é melhor que treinar.

Eexmplos:

José Afonso Vs Yoan - É trocar meia dúzia por 6. Jogadores com perfil físico muito semelhante e mais ofensivos que defensivos. Não iria buscar o José Afonso.
Bernardo Lima vs Rayan - Vertente técnica semelhante, dimensão física diferente. Jogo frente a equipa maturada? Ia buscar o Bernardo, claro.

O Tomás Peixoto não entra nestas contas, pois deveria descer imediatamente para ter mais uns jogos esta época e mitigar o seu tempo de ausência.

Ps: o que se passa com o Fred Brito?

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,024
26,404
Gaia
Não concordo nada com isso. O único jogador que eu consideraria uma descida seria o Tomás Peixoto por razões óbvias.

Ps: o SLB hoje fez descer o Tomás Soares. Logo por aí se percebe que naquele clube importa mais ganhar do que formar
----------------------

Eu percebo o teu sentido evolutivo e pedagógico, mas permita-me discordar e dar um exemplo, o Fernando Gomes em 1974 (eu só com 12 anos) se bem me lembro em 2 semanas foi campeao nacional de Juvenis e juniores (vi a final em Leiria), e em Setembro começa a marcar golos e vi os dois primeiros contra a CUF.

O Joao Pinto e o Jaime Magalhaes foi igual em 79 campeoes de juvenis e juniores e entrada na A já vicio de ganhar. A vitória é um selo de qualidade.

Desde que não haja batotices, overdose da catanices e outras ratices, no meu ponto de vista ganhar é também prioritario.

PS: Nos anos 70 os titulos disputavam se em finais nos iniciados, juvenis e juniores. Havia um campenato a norte e outro a sul, depois passou a haver 4 séries.

Última edição: