Actualidade Internacional

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,090
14,807
Esmoriz
Tu estás a falar só de direitos canónicos ou na hierarquia da igreja. Não é muito mau. Quantas pessoas representa isso na população ? Quanta população são sacerdotes católicos numa sociedade ? 0,0001 ??? Porque de resto a mulher católica pode fazer tudo
E que tal falares de culturas e sociedades, com centenas de milhões em que a mulher nem na hierarquia da sua igreja...nem em nenhum setor ? Que não podem trabalhar, ou só em funções domesticas ? Quantos milhões de mulheres só podem aprender a ler e escrever e voltar a casa para casar cedo com quem os pais decidirem que casam?
Quantas não podem tirar a carta de condução ?
Ir a uma simples cabeleireira, mostrar a cara ?
Não há religiões de verdadeira igualdade.
Mas deixar 15 ou 20 por cento da população mundial fora dessas preocupações e fixarmo-nos nas funções que 0,0001, não podem exercer... Não podem ser sacerdotes ok. Mas podem fazer tudo que quiserem das suas vidas. E os tais 15, 20 por cento que falei ? Que são centenas de milhões de mulheres ?
o que eu acho curioso é que o pessoal que critica o islão (e bem) pelo tratamento dado às mulheres é o mesmo pessoal que em Portugal quer regressar aos anos 50 ou 60, quando as mulheres não podiam votar, não podiam divorciar-se, tinham que pedir autorização ao marido para sair do país ou para abrirem conta bancária , tinham que pedir autorização ao patrão para se casarem, não podiam sair à rua sozinhas e não podiam ser juízas, diplomatas ou polícias.
Não estou a dizer que seja o teu caso, Rogério, mas é um discurso que eu vejo muitas vezes repetido por aí.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,503
4,719
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
o que eu acho curioso é que o pessoal que critica o islão (e bem) pelo tratamento dado às mulheres é o mesmo pessoal que em Portugal quer regressar aos anos 50 ou 60, quando as mulheres não podiam votar, não podiam divorciar-se, tinham que pedir autorização ao marido para sair do país ou para abrirem conta bancária , tinham que pedir autorização ao patrão para se casarem, não podiam sair à rua sozinhas e não podiam ser juízas, diplomatas ou polícias.
Não estou a dizer que seja o teu caso, Rogério, mas é um discurso que eu vejo muitas vezes repetido por aí.
Quem é o Rogério?

• Haha
Reações: Vlk

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,090
14,807
Esmoriz
E este Papa parece que vai seguir esse caminho, talvez não com tanta insistência como o Francisco. Já vi gente no Twitter a chamar o Leão de completo homofóbico por ter dito em 2012:

Bom, em 2012 até o Obama (penso que foi mesmo nesse ano que mudou de posição) era contra o casamento homossexual. Acho difícil que o Leão tenha mantido as mesmas opiniões, principalmente dada a relação com o Francisco.

Acho que em termos de opiniões, não podíamos ter melhor do que o Leão. É simples continuidade do Francisco. Preocupa-me mais a questão do possível encobrimento.

Vejo muita gente que ficou desiludida por não ter sido o cardeal asiático ou o cardeal africano...que são mais conservadores do que o americano.
Eu até compreendo a posição da igreja sobre o aborto ou a eutanásia, são coerentes com a sua doutrina e não espero grandes evoluções sobre essa matéria . Já tenho é mais dificuldade em entender a influência dessa posição numa sociedade laica.

Sobre a questão dos direitos LGBTI, esse trem já não volta para trás.

• Like
Reações: Vlk

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
75,301
49,654
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,066
1,900
O catolicismo e o protestantismo não são religiões.
São denominações dentro da religião que é o cristianismo.
Caramba que tenho de repetir isto mais vezes.
Já são "semi-religiões" diferentes. A tendência é que com o correr do tempo se transformem em duas religiões completamente distintas. O partilharem o mesmo Deus não significa nada, o judaísmo também o partilha (e até o islamismo embora com outro nome) e ninguém dirá que o judaísmo e o cristianismo são uma mesma religião.
As religiões são fluidas e evoluem, modificam-se, no tempo e no espaço, como tudo. Nascem, crescem, e um dia morrem, como as pessoas.

tocoolant

Bancada lateral
7 Abril 2016
937
725
É um facto.
Em termos de argumento é absolutamente igual aos que dão neste momento.
" If you can't stand the heat, stay out of the kitchen"

Em 1948 os árabes ignoraram a votação de TODOS os membros permanentes da ONU e tentaram destruir o Estado de Israel.
Agora Israel está se a assegura que não irá haver um Estado Árabe na Palestina.
Não é vingança, não é justiça.
É retribuição de cortesia
Em 1948 TODOS os membros permanentes da ONU decidiram decidiram "fatiar" um território sem perguntar a ninguém que vivia lá se queria ou não queria.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,533
6,997
Em 1948 TODOS os membros permanentes da ONU decidiram decidiram "fatiar" um território sem perguntar a ninguém que vivia lá se queria ou não queria.
Quando TODOS os membros da ONU, por acaso vencedores da WWII que derrotaram, por acaso o aliado árabe( está provado que a liderança árabe da altura era aliada da Alemanha Nazi), tu acatas.
Aos alemães ninguém perguntou o caminho que queriam, os vencedores mandaram os alemães ( perdedores) seguiram
Porque teriam de perguntar aos árabes que por acaso eram aliados dos alemães?

• Like
Reações: Costinha

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
81,693
143,034
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Já são "semi-religiões" diferentes. A tendência é que com o correr do tempo se transformem em duas religiões completamente distintas. O partilharem o mesmo Deus não significa nada, o judaísmo também o partilha (e até o islamismo embora com outro nome) e ninguém dirá que o judaísmo e o cristianismo são uma mesma religião.
As religiões são fluidas e evoluem, modificam-se, no tempo e no espaço, como tudo. Nascem, crescem, e um dia morrem, como as pessoas.
Sim sobre judaismo e cristianismo, nos seus primeiros tempos, eram aos olhos dos que não pertenciam nem a uma, nem a outra, apenas dois grupos de uma mesma coisa, mas para os que estavam dentro já não era. Logo à nascença.
Isso por ora não acontece nos preceitos das denominações cristãs, não se vêm dentro de si como uma religião diferente e isso faz muita diferença no como ou quando ou se essa divisão sucederá.

• Like
Reações: Panda Azul e Branco