Actualidade Nacional

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
74,538
48,661
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Mas não convém.
A verdade é que há muita boa gente que beneficia disto - imobiliárias, escritórios de advogados, vários sectores económicos (hotelaria, agricultura, restauração, ... ) - e toda a gente sabe o que se passa e como se passa, menos quem manda?

Entretanto continuamos a importar o terceiro mundo (com zero qualificações) sem rei nem roque - que se lixem os portugas que têm de competir com esta gente por emprego, casa e serviços. Calem-se e continuem a pagar impostos para o Estado continuar a pagar subsídios e a gastar recursos em quem nada acrescenta.

O melhor é mesmo continuar a chamar de fascista a quem aponta para isto.. Afinal, "who's going to pick up the cotton?"
Isso são temas para serem abordados daqui a 4-5 anos com os números da altura.

tocoolant

Bancada lateral
7 Abril 2016
830
612
O elevador social, mobilidade social, funciona das duas maneiras. Alguém oriundo da pobreza em duas gerações pode ser, ou serem os seus descendentes ricos. A riqueza gerada por ascendentes pode em em duas gerações desaparecer tambem ou seja avós milionários netos classe média ou baixa. Os USA têm maior mobilidade social que a europa economicamente falando.
Teríamos que compilar um sem fim de estatísticas sociais e económicas para continuar esta conversa de forma séria. Mas tenho muitas dúvidas que seja esse o caso. Principalmente no que toca à mobilidade ascendente da pobreza para a classe média remediada e da mitigação da pobreza extrema.

Tem em consideração que uma ascensão de classe baixa para o estrelato milionário que muitas vezes nos são apresentadas em videos motivacionais são estatisticamente insignificantes e não são minimamente replicaveis com boas políticas. Não são exemplo para coisa nenhuma e para mim têm um efeito até perverso que é a culpabilização do pobre que não teve oprtunidades porque houve um exemplo de 1 num milhão que conseguiu. Mas nestes exemplos extremos que toldam a percepção os EUA têm deles para todos os gostos.

Os EUA a meu ver têm uma cultura que eu classifico em grande medida de egoísmo. If you're rich you "earned it" if you're poor you "deserve it". Isto até pode acabar por gerar mais milionários mas dúvido que o tão afamado "trickle down" funcione melhor para a classe media e pobre norte-americana que para a classe média e pobre europeia que com maior ou menor esforço consegue meter os filhos a estudar sem ter que se endividar por décadas ou dar as poupanças todas de uma vida se tiver um problema de saúde.

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,384
10,180
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,184
7,584
Bragança
Índice Global de Mobilidade Social, produzido pelo Fórum Económico Mundial (2020): os Estados Unidos ocupam a 27º posição entre 82 países. Vinte países europeus superam os Estados Unidos.

Global_Social_Mobility_Report.pdf

How has social mobility in the U.S. changed in recent decades? | World Economic Forum

A mobilidade social nos Estados Unidos tem vindo a diminuir significativamente desde os anos 80.
Admito perfeitamente o ranking...e dou como certo o teu último parágrafo. Porque antes do período que falas no último parágrafo...

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,245
17,207
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
fui procurar e encontrei isto. não me pronuncio ou seja não comento, é complicado e ao mesmo tempo fácil mas pensar sobre isto e exprimir uma opinião podia ter outra amanhã.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,327
6,912
Teríamos que compilar um sem fim de estatísticas sociais e económicas para continuar esta conversa de forma séria. Mas tenho muitas dúvidas que seja esse o caso. Principalmente no que toca à mobilidade ascendente da pobreza para a classe média remediada e da mitigação da pobreza extrema.

Tem em consideração que uma ascensão de classe baixa para o estrelato milionário que muitas vezes nos são apresentadas em videos motivacionais são estatisticamente insignificantes e não são minimamente replicaveis com boas políticas. Não são exemplo para coisa nenhuma e para mim têm um efeito até perverso que é a culpabilização do pobre que não teve oprtunidades porque houve um exemplo de 1 num milhão que conseguiu. Mas nestes exemplos extremos que toldam a percepção os EUA têm deles para todos os gostos.

Os EUA a meu ver têm uma cultura que eu classifico em grande medida de egoísmo. If you're rich you "earned it" if you're poor you "deserve it". Isto até pode acabar por gerar mais milionários mas dúvido que o tão afamado "trickle down" funcione melhor para a classe media e pobre norte-americana que para a classe média e pobre europeia que com maior ou menor esforço consegue meter os filhos a estudar sem ter que se endividar por décadas ou dar as poupanças todas de uma vida se tiver um problema de saúde.
Nos EUA é mais fácil ser se milionário saindo da pobreza mas na Europa é muito mais fácil teres um nível de vida médio saindo da pobreza.
Pode ser paradoxal mas passo a explicar.
Nos EUA se tiveres um talento excepcional para alguma actividade, normalmente desportiva mesmo que sejas um aluno medíocre podes almejar a riqueza pela valorização gigantesca de certas actividades.
Aqui na Europa o Estado social faculta ao indivíduo pobre uma série de ferramentas para ele conseguir ascender no patamar socioeconómico.

A diferença é clara:
EUA sobes por talento individual
Europa sobes por suporte estatal

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
74,538
48,661
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19

Portugal caminha para algo parecido com os USA mas em pobre, e é preciso distinguir o que é ser pobre nos USA e em Portugal.

Em Portugal casais que ganhem pouco já não metem os filhos na universidade, alem de que esses alunos tambem não conseguem competir com os alunos de classes mais altas, cada vez mais tens escolas privadas onde as medias são altíssimas a contrastar com ensino publico onde alunos passam o ano letivo sem professor, e alunos que estão integrados em turmas com estrangeiros que não falam a lingua o que torna a tarefa de um professor que tem que dar uma aula a 25 alunos seja uma missão impossível.

A nivel da saude é igual, tambem se caminha para isso com a destruição do SNS..

Alem disso nos USA é mais facil ganhar dinheiro que em Portugal através do trabalho..

• Like
Reações: Costinha

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,454
13,986
Esmoriz
Portugal caminha para algo parecido com os USA mas em pobre, e é preciso distinguir o que é ser pobre nos USA e em Portugal.

Em Portugal casais que ganhem pouco já não metem os filhos na universidade, alem de que esses alunos tambem não conseguem competir com os alunos de classes mais altas, cada vez mais tens escolas privadas onde as medias são altíssimas a contrastar com ensino publico onde alunos passam o ano letivo sem professor, e alunos que estão integrados em turmas com estrangeiros que não falam a lingua o que torna a tarefa de um professor que tem que dar uma aula a 25 alunos seja uma missão impossível.

A nivel da saude é igual, tambem se caminha para isso com a destruição do SNS..

Alem disso nos USA é mais facil ganhar dinheiro que em Portugal através do trabalho..
Isto para não falar nos alunos de educação especial que estão integrados em turmas normais e que dificultam a aprendizagem de todos os colegas.

é por isso que se deve votar na esquerda que defende investimentos avultados na escola pública e no SNS, ao contrário da direita onde se queres saúde de qualidade, pagas, se quiseres que os teus filhos tenham boas notas, pagas também, em nome de um conceito de “meritocracia” que apenas perpetua privilégios.

tocoolant

Bancada lateral
7 Abril 2016
830
612
Nos EUA é mais fácil ser se milionário saindo da pobreza mas na Europa é muito mais fácil teres um nível de vida médio saindo da pobreza.
Pode ser paradoxal mas passo a explicar.
Nos EUA se tiveres um talento excepcional para alguma actividade, normalmente desportiva mesmo que sejas um aluno medíocre podes almejar a riqueza pela valorização gigantesca de certas actividades.
Aqui na Europa o Estado social faculta ao indivíduo pobre uma série de ferramentas para ele conseguir ascender no patamar socioeconómico.

A diferença é clara:
EUA sobes por talento individual
Europa sobes por suporte estatal
Concordo com quase tudo. Só um pequeno detalhe. Na Europa também sobes por talento individual. Nada te impede.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,196
30,958
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana

1746537223133.png

Calma jovem, aguenta firme que depois ainda sais como herói..

SUPERMLY

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,327
6,912

Visualizar anexo 35791

Prisão e mandar chave fora

• Like
Reações: Dragao_man

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,975
28,773
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto

Visualizar anexo 35791

Os scouts do Ergue-te salivam...

• Like
Reações: MiguelDeco