Parem de tentar enganar as pessoas com essa cassete do lucro da SS devido aos imigrantes!
Misturam saldo anual da SS com o saldo das contribuições e prestações recebidas pelos imigrantes, numa salgalhada total.
"A SS tem saldo anual positivo". Pudera, mal seria se não tivesse. Esse saldo deve-se também aos imigrantes E NÃO APENAS A ELES.
Pegando na notícia do Jornal de Negócios:
"Contributo dos imigrantes é superior ao que recebem da Segurança Social"
Mal seria se assim não fosse!!! Seria o cúmulo!!!
Vou dar só o meu exemplo, tenho mais de 40 anos de contribuições para a SS.
Nunca meti baixa nem nunca estive desempregado, pelo que os mais de 40 anos de contribuições minhas e da minha entidade patronal,
até hoje, foram, 100% de lucro para a SS.
Mas daqui a uns anos vou-me reformar, e vão ser 15 a 20 anitos de prejuízos para a SS. É assim que funciona.
Neste momento as contribuições dos imigrantes para a SS deviam ser 100% de lucro porque representam despesas futuras para a SS.
Olha!!!!!!!!!!!! Tem calma!!!!!!!!!! Caralho!!!!!!!
Como é óbvio, qualquer cidadão na sua idade activa, por norma, vai contribuir muito mais do que recebe da Seg. Social. Não é preciso ser o Einstein para perceber isso.
Mas não é isso que está em causa. O que está em causa é ter muita gente burra, que são manipulados com facilidade pelos reis das fake news e da mentira, a dizer à boca cheia que os imigrantes vêm para cá viver à custa do subsídios do estado e que isso tira dinheiro das contribuições dos nacionais. Pela enésima vez, o que os factos dizem é o oposto. Em anos recentes, contribuiram 5 ou 7 vezes mais do que receberam.
Numa altura em que está em causa a sustentabilidade da Seg. Social, é, indiscutivelmente, uma grande ajuda. Isto para quem ainda tem dois neurónios a funcionar e não usa óculos de Penafiel.
Naturalmente, se estes imigrantes em idade activa envelhecerem e ficarem cá, a história vai ser diferente. Mas aí recebem como qualquer outro que contribuiu. O aumento de natalidade é a solução a longo prazo, se um dia lá se chegar, para sustentabilidade da Seg. Social. Enquanto isso não é uma realidade, ainda bem que os imigrantes vieram para cá trabalhar, ajudar a pagar as reformas aos idosos de agora e permitir que muitas empresas continuem a laborar.